terça-feira, 31 de março de 2009

Nossos prefeitos

(Juarez Vicente de Carvalho)

A classe política vem se desmoralizando nas últimas décadas por atos praticados por pessoas que deveriam respeitar o voto e a confiança do povo. São políticos que têm uma teoria, mas que na prática agem diferentes, envergonhando aqueles que acreditaram na honestidade pregada, nas palavras, nas obras prometidas.

No Brasil, nas últimas décadas, milhões de pessoas já passaram por decepções por acreditarem em políticos que não cumpriram com suas palavras e se tornaram inconseqüentes, governando com ações ditatoriais e que não respeitaram e nem respeitam o bolso dos pagadores de impostos, de quem trabalha honestamente para pagar manobras do erário.

Rui Barbosa, em 1.919, durante a formatura de uma turma de Direito da faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, em seu discurso intitulado “Oração aos Moços”, afirmou que: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver os poderes se agigantarem nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto...”.

Rui, o grande Rui, o mestre Rui, já em 1.929, levantava uma questão que neste início do século XXI leva-nos a refletir. Se os políticos tivessem noção das palavras do mestre jamais tratavam o dinheiro público para benefício próprio e de amigos e teriam vergonha de encarar o povo que é tão sofrido e que acredita em muitos vândalos.

Segundo Maquiavel, em “Escritos Políticos”, “Da quantia que se distribui pelos gentis-homens e pensionistas não há número fixo: mas nada se aprova pela Câmara do Rei. A função da Câmara de Contas é rever as contas de todos aqueles que administram dinheiro da coroa; como sejam generais, tesoureiros, recebedores”.

É o que acontece na nossa recente história em todos os cantos do Brasil. Prefeitos, eleitos com o apoio popular são acusados de desvio de dinheiro. Em nossa região já foram afastados os prefeitos. O Ministério Público já representou no Brasil centenas prefeitos que estão sendo investigados, cassados e denunciados ao Ministério Público por vereadores.

O Ministério Público está cumprindo o seu papel constitucional com eficiência. Se assim não fosse não seria digno de ser chamado de representante do povo. Cabe agora aos magistrados julgarem os processos com rapidez, como manda a lei, sem medo, sem paternalismo, com isenção. Caso os denunciados tenham culpa que sejam punidos exemplarmente, que sejam presos sem prejuízos para os cofres púbicos.

Locke, em “Tratado sobre o Governo”, assegura que “O povo maltratado em geral, e contrariamente ao que é justo, estará disposto em qualquer ocasião a livrar-se do peso que o esmaga. Desejará e procurará a oportunidade que raramente demorará muito em apresentar-se, na mudança, franqueza e acidentes de negócios humanos. Deve ter vivido por muito pouco tempo no mundo quem não viu exemplos disso ao seu tempo, e deve ter lido muito pouco quem não puder citar exemplos disso em todas as espécies de governo do mundo”.
O povo a cada dia esta mais consciente e entende que ninguém manda no seu voto. Ele sim é soberano, tira e coloca quem quer. Esses tiranos que se locupletam com o dinheiro público terão respostas negativas proporcionalmente aos crimes que cometeram, já que a justiça não os pune como eles merecem.

O povo tem que se unir e dizer não aos corruptos.

Morre Alfonsin

Morreu nesta terça-feira aos 82 anos em sua casa em Buenos Aires, vítima de um câncer no pulmão o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, símbolo do retorno do país à democracia após uma violenta ditadura militar. Advogado de profissão, Alfonsín governou a Argentina entre 1983 e 1989, período conturbado pelos ressentimentos causados por uma ditadura que perseguiu e matou milhares de dissidentes durante os sete anos que esteve no poder.
O ex-presidente e líder da União Cívica Radical, um partido de centro, liderou o histórico julgamento da Junta Militar em 1985, que acabou com a prisão da cúpula da ditadura.
Mas pouco depois, em meio a fortes pressões políticas e de sucessivas tentativas de golpe de Estado, foram promulgadas leis de anistia que permitiram a centenas de militares de baixo escalão evitar a Justiça.
O governo de Alfonsín terminou prematuramente em meio a uma forte crise econômica e violentas greves de sindicatos, majoritariamente de oposição.

Projeto sobre crime organizado pode ser votado
na CCJ e no Plenário nesta quarta-feira

Deve ser votado nesta quarta-feira, (1º), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei do Senado (PLS 150/2006) que dispõe sobre a repressão ao crime organizado. Se for aprovada, a matéria, que é de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), poderá ser apreciada no mesmo dia pelo Plenário do Senado, conforme informou o relator do projeto na comissão, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
O PLS 150/06 constava da pauta da Ordem do Dia desta terça-feira (31), mas retornou à CCJ em decorrência da aprovação de um requerimento de reexame apresentado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP).
O PLS 150/06 dispõe sobre a repressão ao crime organizado, define esse tipo de delito e determina instrumentos legais para combatê-lo, incluindo normas de investigação, meios de obtenção de prova e procedimento criminal a ser aplicado.
O texto final, com parecer do senador Aloizio Mercadante, considera organização criminosa a associação de três ou mais pessoas estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de um ou mais entre os 19 crimes listados, conforme tabela abaixo:
tráfico ilícito de drogas
terrorismo, sua organização e financiamento
contrabando ou tráfico ilícito de armas, munições, explosivos ou materiais destinados a sua produção;
extorsão mediante sequestro
crimes contra a administração pública
crimes praticados por particular contra a administração pública estrangeira
crimes contra o sistema financeiro nacional
crimes contra a ordem econômica ou tributária
crime contra o transporte de valores ou cargas e receptação dolosa dos bens
tráfico de pessoas
tráfico de migrantes
lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores
tráfico ilícito de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano
homicídio qualificado
falsificação, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais
crime contra o meio ambiente e o patrimônio cultural
roubo qualificado
delitos informáticos
outros crimes previstos em tratados ou convenções internacionais assinados pelo Brasil
Penas
Quem promover, constituir, financiar, cooperar, integrar e favorecer pessoalmente ou indiretamente organização criminosa será punido com reclusão de cinco a dez anos e multa, sem prejuízo das penas correspondentes aos demais crimes praticados. O financiamento de campanhas políticas destinadas à eleição de candidatos com a finalidade de garantir ou facilitar as ações de organizações criminosas será igualmente punido.
Também será punido com essas mesmas penas quem, por meio de organização criminosa, fraudar licitações em qualquer de suas modalidades, ou concessões, permissões e autorizações administrativas; intimidar ou influenciar testemunhas ou responsáveis pela apuração de infração penal; e impedir ou dificultar a apuração de crime que envolva organização criminosa.
A pena é aumentada de um terço até a metade quando ocorrerem quatro situações: se a estrutura da organização criminosa for constituída por mais de 20 pessoas; quando a organização empregar arma de fogo, concurso de agente público responsável pela repressão criminal ou colaboração de criança ou adolescente; se qualquer dos integrantes for funcionário público; e se o produto ou proveito da infração penal destinar-se, no todo ou em parte, ao exterior.
De acordo com o projeto, a pena aumenta em 50% quando o infrator exercer o comando individual ou coletivo da organização criminosa, ainda que não pratique atos de execução. Se qualquer dos integrantes da organização for funcionário público, o juiz poderá determinar seu afastamento cautelar da função ou do mandato eletivo, sem prejuízo da remuneração e demais direitos previstos em lei, até o julgamento final da ação penal. A condenação acarretará ao funcionário público a perda do cargo, função, emprego ou mandato eletivo, bem como a interdição para o exercício da respectiva (Agência Senado)
Expedito Júnior cobra aprovação de projeto
que regulamenta atividade dos mototaxistas

Em pronunciamento nesta terça-feira (31), o senador Expedito Júnior (PR-RO) defendeu a aprovação do projeto de lei que regulamenta a atividade dos mototaxistas e motoboys (PLS 203/01). A matéria, proposta pelo então senador Mauro Miranda, deverá ser analisada nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatada por Expedito Júnior.
O projeto foi alterado na Câmara, onde foi apresentado um substitutivo, mas Expedito Júnior deu preferência ao projeto original e pediu que fosse examinada rapidamente pela CCJ. Entre as exigências a serem cumpridas pelos mototaxistas e motoboys estão a idade mínima de 21 anos para ser condutor, habilitação na categoria A por pelo menos dois anos e a realização de curso de formação especial. Após exame na CCJ, a matéria ainda terá de ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Expedito Junior disse que o serviço prestado pelos mototaxistas é hoje uma realidade em todo o país, sobretudo no interior de Rondônia, onde esses profissionais trabalham junto com os taxistas e esperam pela regulamentação de suas atividades há muitos anos.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que a atividade dos mototaxistas precisa ser regulamentada, lembrando que a motocicleta tornou-se hoje um instrumento imprescindível na vida do brasileiro. (Agência Senado)
Governo recebe propostas
de agências de publicidade
Vinte e cinco empresas, baianas e de outros estados, entregaram nesta terça-feira (31) propostas atendendo ao edital aberto há 45 dias pelo Governo da Bahia para a seleção das novas agências que atenderão à conta publicitária do Estado, dividida em cinco lotes.
A partir de agora, a Comissão de Licitação verificará a habilitação de cada agência e fará o julgamento técnico, processo que deverá ser concluído em até 20 dias.
Depois, conforme a legislação, será aberto novo prazo, este de cinco dias, para a apresentação de possíveis recursos por parte dos concorrentes. O passo seguinte será o julgamento de preço.
Editoração Científica

A Universidade Estadual de Santa Cruz promoveu, de 23 a 25 de março, o curso de “Apresentação de livros, revistas, dissertações e teses”, coordenado pela Editus (Editora da UESC) e ministrado por Anamaria da Costa Cruz, membro do Comitê Técnico de Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e diretora da Intertexto, editora especializada na produção de conteúdo científico.

O curso foi realizado na sala Multimeios da Biblioteca Central da UESC e teve como público alvo funcionários da Editus, coordenadores das revistas Especiaria, Dikè, Literatta, Kawê, Estudos Pedagógicos, Memorialidades, Cadernos do Cedoc, bibliotecários e demais interessados. O objetivo foi atualizar as técnicas utilizadas para a elaboração das publicações periódicas científicas impressas com base nas normas da ABNT.

Foram discutidas técnicas de normalização com os editores e elaboradores das revistas científicas da UESC, com a finalidade de promover uma melhor qualidade nos produtos oferecidos.

( Do blog Amigão 10)
Antonio Vieira inventou cargo no HBLEM
O secretario de saúde Antonio Vieira. Contratou o seu cunhado que já trabalhava no Hospital de Base no setor de Licitações com um salário de 800R$, ele aumentou o salário do cunhado para 4.500,00R$ e inventou um cargo que nunca existiu no hospital, que é Diretor Geral de Finanças. Nem pode fazer isso, porque lá já existem Um tesoureiro, um diretor financeiro e um contador, tudo na área de finanças, agora me inventam mais um quase com salário de secretario, é brincadeira!!!
Aguenta Azevedo!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Blog Juarez


Missão do Brasil nos EUA quer
fim de "protecionismo ambiental"

BRUNO GARCEZ
(da BBC Brasil, em Washington)

O deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP), que chefia uma missão de legisladores brasileiros em Washington, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil não pode aceitar o que chamou de "protecionismo ambiental" por parte dos países ricos.

Palocci e a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) participaram nesta segunda-feira do primeiro dia de um encontro entre legisladores de diferentes países na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

O encontro visa alcançar medidas consensuais entre os representantes de Estados Unidos, Brasil, União Europeia, China, Rússia, Índia, Indonésia e Coreia do Sul para a reunião da ONU sobre o meio ambiente, que será realizada em dezembro deste ano, em Copenhague, na Dinamarca.

"Se nós queremos desenvolver tecnologias que ajudem a combater a mudança climática e o aquecimento global, não é aceitável que permaneçam barreiras a produtos que já provaram ser eficientes em reduzir emissões de carbono. É o que está acontecendo hoje com o etanol, tanto na União Europeia como nos Estados Unidos. Nos EUA, o etanol só entra pagando tarifas elevadas", afirmou Palocci.

O ex-ministro disse ser natural o comentário feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, durante um encontro na Casa Branca com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que as tarifas cobradas pelos Estados Unidos sobre o etanol brasileiro não acabarão da noite para o dia.

De acordo com Palocci, "o protecionismo acaba por produzir compromissos dos países com produtores locais, Então, nós achamos razoável que isso não seja de uma hora para outra".

Mas o importante, acrescentou, "é que se estabeleçam metas. Então, ok, se os Estados Unidos não podem eliminar o subsídio no primeiro ano, quem sabe em cinco anos".
"Não importa que seja um prazo longo, nós compreendemos que os compromissos estabelecidos não podem ser derrubados da noite para o dia. Mas se há vontade de fazê-lo, então vamos discutir em que prazo isto deve ser feito."


Sargento americano é
condenado a 35 anos


O sargento americano Joseph Mayo, que confessou o assassinato de um preso iraquiano em Bagdá, em 2007, foi condenado nesta segunda-feira a 35 anos de prisão. Mayo será transferido para o centro de detenção de Fort Leavenworth, no Kansas. O soldado terá a remuneração militar reduzida e poderá cumprir a pena em regime de liberdade condicional.

O soldado americano confessou ter matado um iraquiano com um tiro na cabeça, mas alegou que ele "colocava em risco as tropas americanas". "Nada é pior do que um soldado derrotado", disse Joseph, depois de ter sido declarado culpado pelo crime. O soldado pediu desculpas aos militares e disse que "não gostaria que ninguém passasse por isso".

Mayo disse à Corte, sem júri, que matou um dos iraquianos com uma pistola 9mm. O soldado, que é da Carolina do Norte, foi declarado culpado por ter premeditado os crimes. Os iraquianos foram feitos prisioneiros depois de um confronto com uma patrulha americana no país.

Quando foram mortos, com tiros na cabeça, os iraquianos estavam vendados e com as mãos atadas. Os corpos foram jogados em um canal de Bagdá, depois que dois soldados americanos morreram em um ataque contra a patrulha de Mayo.


Buarque critica Lula


Ao anunciar a realização da 6ª Conferência Mundial de Educação de Adultos em Belém, entre 19 e 24 de maio, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), fazendo um apelo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deixe de comparecer à abertura do evento, lamentou o fato de o chefe do Executivo brasileiro não poder comemorar ali a erradicação do analfabetismo no país.

Segundo Cristovam, tal boa nova poderia ser dada por Lula aos conferencistas se o Programa Brasil Alfabetizado, iniciado em 2003, enquanto foi ministro da Educação, tivesse sido mantido pelo ministério com as características originais de erradicação do analfabetismo e não se desvirtuado em um mero programa de alfabetização.

- Se seguirmos a média dos últimos anos, vamos precisar de 89 anos para acabar com o analfabetismo. É claro que, antes disso, muitos resolverão o problema pela biologia: morrerão analfabetos e sairão da estatística de adultos analfabetos, porque ficarão na estatística de mortos, sem terem tido, durante a vida, o direito de aprenderem a ler - disse ele, destacando o fato de que entre 2006 e 2007 o Brasil conseguiu alfabetizar menos de 260 mil adultos, num total de mais de 14 milhões de analfabetos.
Congresso poderá escolher todos os integrantes do TCU

Francisco Praciano: conselheiros poderiam ser influenciados por gratidão ao presidente.
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 316/08, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que acaba com a possibilidade de o presidente da República escolher ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

Atualmente, a Constituição dá ao presidente o direito de escolher três dos nove ministros integrantes do TCU. Os nomes, no entanto, precisam ser aprovados pelo Senado. Os outros seis ministros são escolhidos pelo Congresso.

De acordo com a PEC 316/08, o Congresso Nacional é que deverá escolher todos os integrantes do TCU, sendo dois - alternadamente - entre auditores e integrantes do Ministério Público junto ao tribunal, indicados em lista tríplice pelo TCU.

Os sete restantes serão escolhidos pelo Congresso entre cidadãos indicados, em listas tríplices, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelos conselhos nacionais de Contabilidade, de Economia e de Administração.


Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo
('Agência Câmara')


Estado vai recuperar mais de
500 quilômetros de rodovias

Mais 500 quilômetros das rodovias estaduais BA 052 (Xique-Xique a Porto Feliz), BA 172 (Javi a Santa Maria da Vitória) e BA 160 (Xique-Xique a Barra) serão restaurados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). É a primeira vez em 36 anos que uma intervenção de porte será feita nessas rodovias.
As obras vão melhorar o escoamento da produção agropecuária e aquecer a economia de 31 municípios. As intervenções vão beneficiar uma região com população de, aproximadamente, 1,6 milhão de pessoas. Os recursos são do Banco Mundial e do Governo do Estado.

A restauração das estradas faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias da Bahia (Premar), com investimento total de US$ 180 milhões. O inicio do processo licitatório foi anunciado ontem pelo governador Jaques Wagner. No prazo de 60 dias deve ser anunciada a empresa vencedora da licitação, iniciando logo em seguida as obras, que devem ser concluídas em até 12 meses.
Cursos de Ferramentas Estatísticas para Análise de Dados

Iniciou ontem, segunda-feira, 30, no Núcleo de Estudos Regionais, Estatísticas e Informações (NUEREI) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) as inscrições para dois cursos de Ferramentas Estatísticas para Análise de Dados. Os cursos serão ministrados entre os dias 13 de abril e 05 de maio, das 18h40min às 22 horas, no campus da Universidade.

O professor Enio Jelihovschi ministrará o curso “Introdução ao R.”, no laboratório 3117, situado no 1º andar do Pavilhão Jorge Amado, enquanto o curso “Utilização do Excel para análise exploratória de dados”, será oferecido pelo professor Jaênes Miranda Alves, no Labin – Laboratório de Informática de Economia -, localizado no primeiro andar do Pavilhão Pedro Calmon.

O Núcleo de Estudos que oferecerá os cursos faz parte do Projeto de Extensão Ferramentas Estatísticas para Análise de Dados da Área de Estatística, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade. De acordo com o Edital Nº 25/2009, o único pré-requisito exigido ao candidato é que ele tenha cursado uma disciplina de Estatística Básica. Os interessados precisarão apresentar no ato da inscrição o comprovante de aprovação no pré-requisito.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Protocolo Geral da UESC, situado no térreo do Pavilhão Adonias Filho. Estão sendo oferecidas 20 vagas em cada módulo.



Deputada do PSC
elogia “visão humanista”

Durante o IV Encontro Estadual do PSC (Partido Social Cristão), realizado no último sábado (28), em Salvador, a deputada estadual Ângela Sousa destacou a “visão humanista e social” da legenda e disse que os princípios do PSC podem servir como modelo na busca de novos parâmetros na política.

“Tendo como bandeira ‘o ser humano em primeiro lugar’, o PSC estabelece o foco e determina o ponto de partida: preocupar-se com as pessoas, colocar as famílias e a comunidade no primeiro plano, é o objeto primordial da nossa militância”, declarou a deputada em seu pronunciamento.

O Encontro do PSC contou com a participação de mais de 300 militantes, inclusive prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no último pleito. O prefeito de Salvador, João Henrique, e o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Rui Costa, representando o governador Jaques Wagner, também prestigiaram a atividade.

João Henrique falou da importância de contar com o apoio do PSC à sua administração. Ele também chamou atenção para o crescimento do partido no cenário político baiano, citando como exemplo a eleição de três vereadores em Salvador. Já o secretário Rui Costa, em nome do governador, agradeceu pela colaboração dos deputados do PSC com o governo, destacando a atuação da deputada Ângela Sousa.

A direção nacional do partido foi representada pelo Pastor Everaldo Dias, que abordou as estratégias do PSC para aumentar sua projeção nacional. Ele referiu-se a temas que “têm sido objeto de preocupação constante”, tais como a implementação de ações sociais e a conscientização da população sobre o uso da água.



Presidente do TRT recebe o
título de Cidadão Itabunense

O desembargador Paulino César Martins Ribeiro do Couto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, recebeu na sexta-feira (27) o título de cidadão itabunense. A outorga da honraria foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Clóvis Loiola, por meio do decreto 12/2009.

O título foi entregue em sessão solene, que contou com a presença de juizes e desembargadores trabalhistas, o presidente da subseção local da OAB, advogado Oduvaldo Carvalho, e amigos do presidente do TRT dos tempos em que ele atuou como juiz em Itabuna, entre os anos de 1989 e 1996. O prefeito José Nilton Azevedo foi representado pelo seu chefe de gabinete, Ivan Krebs Montenegro.

Ao receber o título de cidadão itabunense, Ribeiro do Couto afirmou que já se sentia itabunense de fato e agora é também de direito. “Sinto-me alegre e honrado com esta homenagem”, disse o presidente do Tribunal Regional do Trabalho. A desembargadora Dolores Corrêa Vieira compareceu à sessão e declarou que “Itabuna ganha um filho da maior dignidade, sério e comprometido com o judiciário e com as questões sociais”.
A homenagem ao presidente do TRT seria prestada em julho do ano passado, mas foi
adiada em função da sua agenda. Autor do decreto que confere o título a Paulino César Ribeiro do Couto, o presidente da Câmara, Clóvis Loiola, classificou o ato do legislativo municipal como “um justo reconhecimento ao desembargador, pelo trabalho que tem realizado no Tribunal do Trabalho e por tudo o que fez em Itabuna”.

VIEIRA, UM VICIADO EM TRABALHO

Enquanto médicos como o da UBS da Califórnia fingem trabalhar, o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, pode ser considerado um verdadeiro workaholic.

De acordo com sua ficha cadastral, a locomitiva Antônio Vieira é contratado (e recebe, naturalmente) para trabalhar 20 horas na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, 40 horas no Sampi (Serviços de Atendimento Médico Permanente de Ibicaraí), além de atender na Cotef e nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

Pelo menos no Santo Antônio, os pacientes dizem que há muito tempo não vêem o secretário. Certamente é problema de vista. (Do Pimenta na muqueca)
Votação de Juliana nesta terça-feira
A segunda discussão sobre a permanência de Juliana Burgos na Procuradoria-Geral de Itabuna será realizada nesta terça-feira (31). Na primeira votação, no dia 24, a advogada obteve sete votos favoráveis e seis contrários mas seria preciso o “sim” de nove vereadores para a aprovação.
Caso a advogada consiga os nove votos nesta segunda discussão, o resultado da primeira fica desconsiderado. O problema é convencer mais dois vereadores de que a nomeação não implica em nepotismo.

Visão errada

A indicação da advogada Juliana Burgus para a Procuradoria Jurídica do município de Itabuna é uma questão de bom senso dos vereadores. Os oposicionistas afirmam que é nepotismo. É apenas uma desculpa para votarem contra. Ao que parece nunca leram a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, a corte maior do judiciário da República Federativa do Brasil.

A não obediência ao que determina a Corte é uma questão de desconhecimento da Lei mesmo porque com exceção da Constituição Federal, todas as demais leis, municipal, estadual e federal devem está ao lado do que determina a Corte. Alguns vereadores tentam argumentar o nepotismo e não sabem que a advogada não tem parentesco com o prefeito José Nilton Azevedo Leal.


Observe a Súmula Vinculante nº 13:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.” (Fonte: STF)


OBSERVAÇÃO: A ADVOGADA Juliana BURGUS NÃO TEM PARENTESCO COM O PREFEITO AZEVEDO.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sábado é Poesia!!!
Biografia

Gregório de Matos
Poeta barroco brasileiro, nasceu em Salvador/BA, em 20/12/1623 e morreu em Recife/PE em 1696. Foi contemporâneo do Pe. Antônio Vieira. Amado e odiado, é conhecido por muitos como "Boca do Inferno", em função de suas poesias satíricas, muitas vezes trabalhando o chulo em violentos ataques pessoais. Influenciado pela estética, estilo e sintaxe de Gôngora e Quevedo, é considerado o verdadeiro iniciador da literatura brasileira.
De família abastada (seu pai era proprietário de engenhos), pôde estudar com os jesuítas em Salvador. Em 1650, com 14 anos, abala para Portugal, formando-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1661. É nomeado juiz-de-fora em Alcácer do Sal (Alentejo) em 1663. Em 1672 torna-se procurador de Salvador junto à administração lisboeta.
Volta ao Brasil pouco depois de 1678. Quarentão e viúvo, tenta acomodar-se novamente na sociedade brasileira, tarefa impossível. Apesar de investido em funções religiosas, não perdoa o clero nem o governador-geral (apelidado "Braço de Prata" por causa de sua prótese) com seu sarcasmo. Mulherengo, boêmio, irreverente, iconoclasta e possuidor de um legendário entusiasmo pelas mulatas, pôs muita autoridade civil e religiosa em má situação, ridicularizando-as de forma impiedosa.
Provocando a ira de um parente próximo do governador-geral do Brasil, foi embarcado à força para Angola (1694), pois corria risco de vida. Na África, curte a dor do desterro, espanta-se diante dos animais ferozes, intriga-se com a natureza, dá vazão ao seu racismo e se arrisca à perda da identidade. Sua chegada à Luanda coincide com uma crise econômica e com uma revolta da soldadesca portuguesa local. Gregório interferiu, pacificou o motim, acalmou (ou traiu?) os revoltosos e, como prêmio, voltou para o Brasil, para o Recife, onde terminaria seus dias.
Sua obra poética apresenta duas vertentes: uma satírica (pela qual é mais conhecido) que, não raro, apresenta aspectos eróticos e pornográficos; outra lírica, de fundo religioso e moral.
Ao contrário de Vieira, Gregório não se envolveu com questões magnas, afetas à condução da política em curso: não lhe interessavam os índios, mas as mulatas; não o aborreciam os holandeses, mas os portugueses; não cultivou a política, mas a boêmia; não "fixou a sintaxe vernácula", mas engordou o léxico; não transitou pelas cortes européias, mas vagabundeou pelo Recôncavo.
É uma espécie de poeta maldito, sempre ágil na provocação, mas nem por isso indiferente à paixão humana ou religiosa, à natureza, à reflexão e, dado importante, às virtualidades poéticas duma língua européia recém-transplantada para os trópicos. Ridicularizando políticos e religiosos, zombando da empáfia dos mulatos, assediando freiras e mulatas, ou manejando um vocabulário acessível e popular, o poeta baiano abrasileirou o barroco importado: seus versos são um melting pot poético, espelho fiel de um país que se formava.
Finalmente, o que muitos não devem saber é que Gregório também é considerado antecedente do nosso cancioneiro, pois fazia "versos à lira", apoiando-se em violas de arame para compor solfas e lundus. O lundu, criado nas ruas, tinha ritmo agitado e sincopado, e melodia simples com resquícios modais, sendo basicamente negro. Do lundu vieram o chorinho, o samba, o baião, as marchinhas e os gêneros de caráter ritmado e irreverente.
Fonte: www.secrel.com.br
GREGÓRIO DE MATOS
A poesia apógrafa ( reprodução de um manuscrito original ) de Gregório de Mattos e Guerra (1636-1695) permaneceu guardada em códices existentes em Portugal (o mais importante é da Biblioteca Nacional de Lisboa , Secção de Reservados , número 3.576) no Brasil e nos USA . Foi o historiador Francisco Adolfo Varnhagen , em 1850 , que publicou um conjunto de 39 poemas no "Florilégio da Poesia Brasileira ", editado em Lisboa . Daí em diante Gregório de Mattos passa a constar de várias antologias e "Parnasos", até hoje , tendo a sua obra apógrafa publicada , em parte , por Alfredo do Valle Cabral (1882) , Afrânio Peixoto (1923 - 1933) , em 6 volumes ( Edição da Academia Brasileira de Letras ) e James Amado (1968) , que edita as suas "completas ", em 7 volumes ,reeditada em 2 volumes, Record,1990, com o título de Obra Poética, contendo toda a parte erótica, pornográfica e grotesca , até então desconhecida e que Afrânio Peixoto havia censurado.


A fortuna crítica do poeta inicia-se no século XVIII com uma biografia manuscrita que aparece anexa a alguns códices , com variantes , e da autoria de Manuel Pereira Rabelo . Foi esta biografia uma peça importante para que nós pudéssemos promover a revisão da vida do poeta , na busca incessante de fontes documentais . A partir do século XIX, e até hoje , o poeta Gregório de Mattos teve avolumada sua biografia e os estudos a respeito de sua vida e sua obra . No momento estamos concluindo uma mais extensa indicação de fontes bibliográficas e documentais sobre o poeta satírico mais importante da literatura de língua portuguesa no período barroco . A obra apógrafa de Gregório de Mattos mais cedo ou mais tarde será objeto de uma edição crítica, contando a sua realização com uma equipe de especialistas . Como disse o Mestre Antonio Houaiss, "o fato é que a pesquisa histórica em torno da vida de Gregório já atingiu um inesperável grau de documentação , pois há duas décadas a documentabilidade de sua vida era algo de que não se esperava muito ". Em verdade, a pesquisa , no sentido biográfico, muito tem ajudado e pode ajudar , com a localização de documentos e códices poéticos, para o retrato do poeta vagante Gregório de Mattos e para o conhecimento da sua obra . Temos nos dedicado a localizar, no Brasil e em Portugal , essas fontes documentais (vida e obra), que abrem caminho para uma compreensão do poeta brasileiro e das suas identidades como magistrado, em Portugal , e clérigo e poeta na sua terra natural , o Brasil , que ele vai chamar, certa feita, de "peste do pátrio solar".
Fonte: www.ufba.br
GREGÓRIO DE MATOS
DADOS BIOGRAFICOS
Gregório de Matos Guerra nasce na Bahia, em1623, e morre no Recife em 1696. Filho de fidalgo português e de mãe brasileira, cursou humanidades com os Jesuítas da Bahia e se formou em Direito pela Universidade de Coimbra. Passou a advogar em Lisboa, ocupando cargos de magistratura. Por sua sátira, foi obrigado a voltar à Bahia e, aqui, esta foi aguçada, tornando-o motivo de reações e perseguições. Acabou deportado para Angola, retornando um ano antes de morrer em Pernambuco. Gregório de Matos, que em vida nada publicou, produziu uma obra vasta e diversificada, mas, em sua época, muitos de seus poemas circulavam entre o povo, oralmente ou em manuscritos.
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis. As contradições, próprias, talvez, de sua personalidade instável, são uma constante em seus poemas, oscilando entre o sagrado e o profano, o sublime e o grotesco, o amor e o pecado, a busca de Deus e os apelos terrenos.
É mais conhecido por sua sátira ferina, azeda e mordaz, usando, às vezes, palavras de baixo calão, daí seu epíteto Boca do Inferno. Critica todos os aspectos da sociedade baiana, particularmente o clero e o português. A atitude nativista que disso resulta é apenas conseqüência da situação na Colônia brasileira.
Fonte: www.mundobrasil.hpg.ig.com.br
GREGÓRIO DE MATOS
Estudou com padres jesuítas, em Salvador, no final da década de 1640. Em Coimbra, Portugal, formou-se em Direito, em 1661.
Voltando ao Brasil no início da década de 1680, foi desembargador e tesoureiro-mor, em Salvador, e acabou destituído de seus cargos eclesiásticos pela recusa de receber ordens sacras e usar batina.
Autor de composições satíricas e improvisos repletos de críticas pessoais, sociais e políticas, Gregório de Matos acabou envolvido em intrigas e perseguições, pela irreverência de suas sátiras. Seus poemas circulavam em manuscritos ou eram transmitidos oralmente; o poeta não publicou livros em vida. Em 1694, desentendimentos políticos lhe custam o degredo para Luanda, Angola.
Um ano depois, retornaria ao Brasil, como recompensa por ter defendido Portugal em conflitos coloniais. Um dos maiores nomes de nossa poesia barroca, Gregório de Matos ficou conhecido como “boca-do-inferno” por seus poemas satíricos, obscenos, maledicentes. Mas também tematizou o amor idealizado, o temor divino e a reflexão moral, em versos influenciados pela poesia de Gôngora e Quevedo.
Fonte: www.itaucultural.org.br
GREGÓRIO DE MATOS
Foi tão tumultuada a vida do poeta baiano que um biógrafo chamou-a de “vida espantosa”.
Como filho de senhor de engenho, Gregório pôde estudar em Portugal,para onde se mudou aos 14 anos de idade. Lá passou 32 anos, prósperos e tranqüilos.
Retornou ao Brasil, em 1682, nomeado para funções na burocracia eclesiástica da Sé da Bahia. Durou pouco no cargo, do qual foi destituído em 1683. Iniciou-se, então, a última fase de sua vida. O casamento com Maria dos Povos, a quem dedicou belíssimos sonetos, não impediu a decadência, social e profissional, do Dr. Gregório. Ficou famoso em suas andanças e pândegas pelos engenhos do Recôncavo.
Mais famosas ainda eram suas sátiras. Talvez por causa delas, foi deportado para Angola, em 1694. Pôde retornar ao Brasil, no ano seguinte, mas para o Recife, onde morreu aos 59 anos de idade.
Gregório de Matos Guerra ficou conhecido na história da literatura como o Boca do Inferno, por causa de suas sátiras e de sua poesia. Mas sendo um autor barroco e, portanto surpreendente e contraditório, esse mesmo Boca do Inferno também disse coisas belíssimas sobre o amor, como nesse soneto que você acabou de ler.
Comentário
Podemos incluir o soneto de Gregório de Matos na tendência conceptista do Barroco, graças ao engenhoso desenvolvimento de uma única imagem, a da mariposa atraída pela chama que deverá matá-la. O sujeito lírico desdobra a comparação entre a sua situação e a da mariposa, explorando as semelhanças, para, na última estrofe, ponto culminante do soneto, estabelecer a grande diferença: seu sacrifício é mais terrível do que o dela, por que inútil.
Nosso poeta baiano merece que lhe dediquemos uma atenção especial.
Para muitos historiadores, ele é o iniciador da literatura brasileira. Mas é interessante observar ar que permaneceu inédito até meados do século XIX. Sua produção poética sobreviveu, até então, em livros manuscritos, colecionada por admiradores. As duas tentativas de publicação completa - por sinal, muito insatisfatórias - ocorreram já no nosso século XX: a edição da Academia Brasileira de Letras, em 6 volumes (1923-1933), e a edição de James Amado, em 7 volumes (1968).
Fonte: www.portrasdasletras.com.br
A cada canto um grande conselheiro

A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar a cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um freqüentado olheiro,
Que a vida do vizinho, e da vizinha
Pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
Para a levar à Praça, e ao Terreiro.

Muitos Mulatos desavergonhados,
Trazidos pelos pés os homens nobres,
Posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a cidade da Bahia.

Motivo (Cecília Meireles)

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E sei que um dia estarei mudo:
- mais nada

A Duas Flores
(Castro Alves)

São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.

Unidas, bem como as penas
Das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.

Unidas, bom como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar...
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.

Unidas... Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rodas da vida,
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!

Minha Desgraça
(Álvares de Azevedo)

Minha desgraça não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco...
Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro...
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...
Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito blasfema,
É ter para escrever todo um poema
E não ter um vintém para uma vela.


FOME


A fome é um punhal
que penetra no peito
e mata o ser humano
sem dor
sem derramamento de sangue.
A fome é a bomba atômica
que explode sobre milhares de pessoas
em todo o mundo
matando-as lentamente.
A fome é o veneno das cobras
que picam
e deixam as pessoas
impossibilitadas de obterem o antídoto.
A fome é a prepotência
dos gananciosos países ricos
que deixam os países pobres
com dívidas e mais dívidas.
A fome está no Brasil
está na áfrica
e vai estar em todo mundo em breve
porque a alimentação está crescendo
em ordem aritmética
enquanto que a população
cresce em ordem geométrica.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Bolívia 'jamais' renunciará
saída ao mar, diz Morales
(REUTERS)

LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou na quinta-feira que seu país 'jamais' renunciará a recuperar uma saída ao mar, em resposta a declarações do presidente peruano, Alan García, que segundo Morales estaria sendo afetado pela 'gordura'.
O assunto pode se transformar em uma crise política entre os países vizinhos, pois o governo boliviano anunciou que enviará uma nota diplomática de protesto a Lima por causa de uma declaração 'pouco respeitosa' de García.
O presidente peruano afirmou na quarta-feira que a Bolívia renunciou 'há algum tempo' à sua reivindicação de acesso ao oceano Pacífico, e pediu a Morales que não participe do litígio entre Peru e Chile por limites marítimos.
- Ao presidente do Peru, Alan García, talvez a muita gordura lhe esteja afetando e não esteja bem informado de que a Bolívia nunca, jamais, irá renunciar ao retorno soberano ao mar - disse Morales em discurso em Cochabamba (região central do país).
O esquerdista Morales insistiu que a reivindicação marítima apresentada pelo direitista García contra o Chile é um obstáculo para os esforços históricos da Bolívia para recuperar sua saída ao Pacífico, perdida para o Chile em uma guerra no final do século 19.
La Paz e Santiago romperam relações por causa desse assunto em 1978, mas nos últimos três anos os governos de Morales e da socialista Michelle Bachelet promoveram uma aproximação que colocou a questão marítima pela primeira vez na pauta bilateral.
- Quando diz que renunciamos ao mar, o presidente Alan García se equivoca - disse Morales, segundo quem o pleito boliviano será sempre feito 'pela via do diálogo e pacificamente'.
O Chile deve consultar o Peru sobre uma eventual cessão de um acesso marítimo à Bolívia, no caso de que isso inclua o território que foi peruano até a chamada Guerra do Pacífico.
O Peru levou o caso à Corte Internacional de Justiça, em Haia, por considerar que os limites marítimos não estão definidos. O Chile alega que estão definidos desde meados do século 20, depois da assinatura de dois tratados que, para Lima, só regulamentam a atividade pesqueira na zona fronteiriça.
Morales questionou García por não ter feito a reivindicação em seu primeiro mandato (1985-90).
- O legítimo direito do povo peruano está sendo utilizado por um presidente para recuperar sua imagem. Aqui não precisamos disso. Temos uma profunda diferença com Alan García: ele é neoliberal, o que aqui na Bolívia chamamos de vende-pátria - afirmou o presidente boliviano.

Obama divulga nova estratégia
para o Afeganistão
(REUTERS)
WASHINGTON - O presidente norte-americano, Barack Obama, divulgará na sexta-feira as conclusões da tão aguardada revisão da política dos EUA para o Afeganistão e o Paquistão, depois de alertar repetidamente que os norte-americanos não estão vencendo a guerra iniciada há sete anos na região.
- O presidente está fazendo telefonemas e informando membros do Congresso com base na conclusão da revisão, que o presidente irá anunciar amanhã na Casa Branca - disse o porta-voz Robert Gibbs a jornalistas.
Num momento em que a violência no Afeganistão atinge seu auge, Obama diz que os EUA e seus aliados da Otan precisam se empenhar mais na estabilização do país.
Forças dos EUA invadiram o Afeganistão em 2001 para, junto com aliados locais, derrubar o regime islâmico do Taliban, que dava abrigo aos militantes da rede Al Qaeda, responsável pelos atentados. Desde então, no entanto, o Taliban se reorganizou como força insurgente.
- O presidente irá delinear qual é a melhor estratégia para avançar, de modo que esses extremistas não tenham refúgio (nem) tramem ataques adicionais contra este e outros países.
Obama deve se reunir na quinta-feira na Casa Branca com senadores democratas e republicanos para discutir a questão. O secretário de Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Mike Mullen, já foram ao Congresso prestar informações a parlamentares.

Inglaterra defende inclusão do
Brasil no Conselho de Segurança
(Agência ANSA)

SÃO PAULO - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse nesta quinta-feira que o Brasil exerce atualmente um importante papel global e manifestou apoio à inclusão do país entre os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Quero dizer que, em nome da Grã-Bretanha, damos todo o apoio para que o Brasil seja membro do Conselho de Segurança da ONU - afirmou Brown, que participou em São Paulo do seminário 'Brasil e a cúpula de Londres', realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
O premier ressaltou a importância global adquirida pelo país, que segundo ele não pode ser excluído das discussões sobre a crise nem sobre a mudança climática, devido a suas riquezas naturais.
Apesar disso, o britânico reconheceu que os efeitos da crise já chegaram.
- Não é preciso dizer que o Brasil sentiu o impacto da crise. Pude perceber isso conversando com pessoas daqui - disse.
Ao falar sobre a reunião do G20, que ocorre no dia 2 de abril em Londres, Brown reiterou a necessidade de discutir formas de reequilibrar a economia e reformar a arquitetura financeira mundial.
Segundo ele, hoje o diálogo não pode se restringir às potências, mas contar com a presença dos emergentes.
- Pela primeira vez, temos o desejo de que o mundo se reúna para resolver problemas de supervisão, regulamentação e paraísos fiscais. Trabalhando em conjunto, vamos criar a sociedade global - enfatizou.
Brown lembrou ainda que 'milhares de pessoas estão sentindo a tempestade de uma crise que não criaram', e prometeu não deixar de lado as nações mais pobres.
O primeiro-ministro também voltou a condenar a adoção de medidas protecionistas como resposta para a turbulência e reiterou que os países não podem 'cometer os mesmos erros do passado'.
Pela manhã, ao ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, Brown discutiu a criação de um fundo de US$ 100 bilhões para irrigar o sistema de crédito internacional, ideia que deve ser levada à Cúpula do G20.
Além disso, revelou que Brasil e Grã-Bretanha concordam em levar adiante as negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), criticou o protecionismo e defendeu mudanças no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial, que devem se tornar mais transparentes.
Mais tarde, já em São Paulo, o premier visitou o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. Amanhã, ele viaja para o Chile, onde participa da Cúpula de Líderes Progressistas, que ocorre no balneário de Viña del Mar.
Lula também estará no encontro, ao lado dos presidentes de Chile, Michelle Bachelet, Uruguai, Tabaré Vázquez, Argentina, Cristina Kirchner; e dos chefes de Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e da Noruega, Jens Stoltenberg, além do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Lula critica 'pirotecnia' em
ações da Polícia Federal
(Agência Brasil)
BRASÍLIA - Ao participar, na quinta-feira, da comemoração dos 65 anos da Polícia Federal (PF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a instituição tem um 'papel sagrado' para a segurança do país e pediu discrição aos agentes nas operações da instituição. O presidente criticou aqueles que fazem 'pirotecnia' com as ações da PF.
Lula ressaltou que a Polícia Federal não precisa ficar aparecendo e apelou para que os policiais deixem a exposição para os políticos.
- Deixem que nós, políticos, apareçamos na televisão. Porque nós, políticos, abrimos a geladeira de manhã para pegar uma água e já damos uma entrevista. Nem o Poder Judiciário, nem o Ministério Público, nem a Polícia Federal precisam disso. O que vocês precisam é de agir com a seriedade que notabilizou a história de vocês, porque quanto mais vocês agirem assim, mais respeitados vocês serão - afirmou o presidente, na sede da PF.
O presidente estimulou que os agentes continuem no combate à corrupção. Segundo ele, existe um contra-senso no país, pois quanto mais ações prendem corruptos, mais as pessoas entendem que a corrupção tem crescido no país. E lançou mais uma metáfora:
- A corrupção é uma doença que só aparece quando é combatida, quando não é combatida, até parece caspa antes de as pessoas pentearem o cabelo.
Lula brincou ainda dizendo que os policiais não devem agora fazer greve, já que, segundo o ministro da Justiça, Tarso Genro, a categoria teve aumento salarial de 60% durante o atual governo.
CPI dos grampos aprova nova convocação
de Dantas e Fausto De Sanctis
(Agência Brasil)
BRASÍLIA - A Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados (CPI dos grampos) aprovou a convocação do banqueiro Daniel Dantas e do juiz Fausto De Sanctis, responsável pelo processo da Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF) na Justiça Federal em São Paulo. Os dois já foram ouvidos pela CPI.
Fausto De Sanctis tem sido criticado pelos membros da comissão porque se negou a compartilhar os dados sigilosos da Satiagraha com os deputados, alegando segredo de Justiça. - O juiz não foi capaz de entender o apelo da CPI para repassar os documentos de fundamental importância para a comissão - disse o presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).
Além de Dantas e De Sanctis, a CPI dos grampos aprovou a convocação dos procuradores da República Roberto Antonio Dessian Diana e Fábio Eliseu Gaspar para prestar esclarecimentos sobre a Operação Satiagraha. A procuradora da República Lisiane Braecher foi convidada a comparecer à CPI também para falar sobre sua participação na operação comandada pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.


Suplicy defende extinção
da prisão especial

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (26), duas emendas de sua autoria a projeto de lei da Câmara (PLC 11/2008) propondo a revogação de todos os dispositivos legais que tratam da prisão especial. O projeto atualiza o Código de Processo Penal (CPP).
A prisão especial é concedida às pessoas que, pela relevância do cargo, função, emprego ou atividade desempenhada na sociedade, ou pelo grau de instrução, estão sujeitas à prisão cautelar, decorrente de infração penal. O benefício visa oferecer um tratamento mais humano ao indiciado ou réu que, pelas suas posições sociais são considerados pelo CPP como merecedores de melhor tratamento.
Entre os beneficiados pela prisão especial estão, ministros de Estado e do Tribunal de Contas da União, senadores, deputados federais, governadores, prefeitos, juízes, advogados, jornalistas, oficiais das Forças Armadas, professores e detentores de diploma de curso superior.
- Continuo acreditando que o disposto no artigo 5º de nossa Constituição, de que 'todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza', deve ser cumprido. Sendo assim, é de fundamental importância que a regalia da 'prisão especial' seja revogada - disse o senador, lembrando que de 1991 para cá já apresentou dois projetos no Congresso para extinguir o instituto da prisão especial.
Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou Suplicy pela coerência demonstrada em toda sua vida pública, sempre voltada para a defesa da justiça social.
(Da Redação / Agência Senado)



Senado aprova Lei para comerciantes



Campos: contribuinte desconhece quanta paga em impostos no dia-a-dia.
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou dia 25, quarta-feira, o Projeto de Lei 1472/07, do Senado, que obriga os comerciantes a colocarem nas notas fiscais o valor dos tributos incidentes sobre os produtos e serviços vendidos. O objetivo é detalhar para o consumidor a participação dos impostos na composição do preço das mercadorias.

O texto foi relatado pelo deputado Guilherme Campos (DEM-SP). Ele salientou que o contribuinte brasileiro desconhece hoje o montante de impostos que paga nas compras do dia-a-dia. Sem esse conhecimento, a população tem dificuldade para fiscalizar e cobrar pelo uso dos recursos arrecadados.

Campos lembrou que a Constituição determina a existência de uma lei esclarecendo sobre os impostos incidentes em mercadorias e serviços.

Punição
A identificação do montante dos tributos, segundo o PL 1472, será feita para cada mercadoria ou serviço. O descumprimento dessa regra sujeitará o estabelecimento comercial às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), como multa, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento.

O texto aprovado pelos deputados estabelece que a nota fiscal (ou qualquer outro documento comprovando a compra) deverá identificar nove tributos: Imposto de Renda, IOF, IPI, PIS/Pasep, Cofins, Cide-combustíveis, ICMS e ISS. Os dois últimos são, respectivamente, de esfera estadual e municipal. Os demais são arrecadados pelo governo federal.

A informação é obrigatória mesmo que o tributo esteja sendo questionado na Justiça ou em processo administrativo. No caso de produtos fabricados com matéria-prima importada, a nota fiscal detalhará os valores referentes ao Imposto de Importação, PIS/Pasep e Cofins, mas apenas se eles representarem percentual superior a 20% do preço de venda.

Contribuição previdenciária

Segundo o projeto, a nota fiscal divulgará também o valor da contribuição previdenciária dos empregados e dos empregadores sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do serviço ou produto fornecido ao consumidor.

O texto abre a possibilidade de o estabelecimento divulgar o valor dos impostos incidentes em cartazes ou outro meio de divulgação de fácil leitura. Os tributos ad valorem (cuja alíquota é um número percentual) serão informados como percentuais sobre o preço.

No caso dos serviços financeiros, as informações sobre os tributos deverão ser colocadas em tabelas fixadas nos pontos de atendimento, como agências bancárias.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário.


Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

( 'Agência Câmara')


SEC promoverá curso
para professores

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Coordenação de Educação Indígena da Superintendência de Desenvolvimento de Educação Básica (CIN/Sudeb) promovem, entre os dias 4 e 15 de maio, "Curso de Formação Continuada em História, Cultura, Literatura e Educação Indígena: a educação indígena na sala de aula". O curso será ministrado de forma intensiva, em Salvador

Estão sendo ofertadas 160 vagas para o Estado, das quais 40 reservadas para professores das redes municipais. As inscrições devem ser feitas no site do IAT/SEC, entre os dias 30 de março e 03 de abril. A relação dos selecionados será divulgada em 10 de abril.

A SEC assumirá as despesas gerais do curso, inclusive hospedagem e alimentação dos cursistas municipais, ficando o deslocamento sob a responsabilidade de cada prefeitura.

Objetivo - A iniciativa do IAT/Sudeb visa implementar, na Bahia, a Lei 11.645/08 que cria a obrigatoriedade da inclusão da História da África e Cultura Afro-Brasileira, História e Cultura dos povos indígenas do Brasil no currículo da educação básica, cuja presença é expressiva no Sul da Bahia.



Presidente do TRT receberá
título de Cidadão Itabunense


O desembargador e presidente do TRT da 5° Região, Paulino César Martins Ribeiro do Couto, receberá nesta sexta (27), às 17 horas, o título de cidadão itabunense, conferido em sessão solene pela Câmara de Vereadores de Itabuna. A honraria seria outorgada em julho de 2008, o que não se concretizou em função de problemas de agenda do magistrado.
Paulino Couto exerceu a magistratura trabalhista em Itabuna, de 1989 até 1996. Logo após, foi promovido a desembargador do TRT da 5° Região. Ele foi também professor de Direito Constitucional da EMATRA (Escola de Magistratura) e publicou diversos trabalhos jurídicos.
“Pela competência e seriedade com que tem exercido cargos de relevo na magistratura trabalhista e pelo brilhante trabalho no período em que atuou no judiciário local, o desembargador está recebendo esse título”, afirma o presidente da Câmara, vereador Clóvis Loiola. A homenagem está prevista no Decreto 12/2009.

quarta-feira, 25 de março de 2009

México captura 1º narcotraficante
de lista de recompensas

Agências internacionais


(AP)

CIDADE DO MÉXICO - Militares mexicanos prenderam um dos 37 maiores traficantes de drogas do país que integravam uma lista que oferecia recompensas milionárias pela captura dos principais líderes do narcotráfico do país. Héctor Huerta Ríos, conhecido como "La Burra", é considerado um dos principais operadores do cartel dos irmãos Beltrán Leyva e foi detido na terça-feira. O anúncio da prisão foi feito nesta quarta-feira, 25, dia em que a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chega ao país com o combate ao narcotráfico como tema principal de sua agenda.

EUA anunciam plano para
combater cartéis no México

WASHINGTON - O governo americano anunciou nesta terça-feira, 24, que enviará mais agentes e reforçará seu pessoal contra o crime organizado na região da fronteira com o México para combater os cartéis responsáveis pelo tráfico de drogas. A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e o subsecretário de Justiça David Ogden confirmaram ainda a criação de um centro de inteligência regional da Agência Federal de Investigações (FBI) para impedir que a violência que atinge o México ultrapasse a fronteira com os EUA.

EUA recrutam 'vigilantes' na web para vigiar divisa com México

O anúncio do plano foi feito um dia antes da viagem da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao país. Ele prevê ainda apoio ao Exército mexicano e aumentar a segurança nos postos de fronteira para tentar diminuir a presença de cartéis mexicanos em território americano. A Força Aérea mexicana receberá ainda 5 helicópteros, e a Marinha de guerra ganhará um avião de vigilância. Segundo nota emitida pela Casa Branca, a cooperação com o governo do México será reforçada em todos os níveis.
As autoridades americanas afirmaram que ampliarão o número de agentes de imigração e alfândegas, antidrogas e contra o tráfico de armas na divisa com o México. "O FBI aumentará seus esforços na fronteira com a criação de um Grupo de Inteligência do Sudoeste", que servirá como um centro de coordenação "de todas as atividades do FBI em relação ao México", afirmou nota emitida pela Casa Branca.

Janet Napolitano afirmou ainda que os EUA consideram usar tropas da Guarda Nacional para ajudar a conter a expansão da violência dos cartéis mexicanos além da fronteira. A secretária afirmou que antes de completar um plano sobre o envio de militares, gostaria de discutir o assunto com o governador do Texas, Rick Perry, responsável pelo pedido dos soldados.

Questionada sobre o muro fronteiriço entre os dois países, Janet confirmou que a construção continuará com o governo Obama, ainda que ela - que é ex-governadora do Arizona, um dos países que fazem fronteira com o México - desacreditou na utilidade da barreira na luta contra o narcotráfico. "Um muro não é a melhor maneira de gastar os nossos dólares, nem de prevenir que essas drogas entrem no país", afirmou.

Desde o início do ano, mais de mil pessoas foram assassinadas no México em casos ligados ao narcotráfico - em 2008, ocorreram 5 mil assassinatos. De acordo com dados do centro de inteligência do Departamento de Justiça, os cartéis mexicanos já operam em cerca de 230 cidades dos EUA e são responsáveis pelo aumento no número de sequestros, assassinatos e assaltos a residências em todo o país. Em Phoenix, no Arizona, a polícia local registra uma invasão de domicílio por dia, a maioria promovida pelos cartéis mexicanos. Autoridades em Atlanta afirmam que os índices de violência nos EUA são maiores do que os dados oficiais porque boa parte dos assassinatos envolve traficantes que não denunciam os crimes à polícia.

Juízes chamam presidente do
STF de 'veículo de maledicências'


SÃO PAULO - A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) rebateu em nota nesta quarta-feira, 25, as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, segundo quem a Justiça de São Paulo, na figura do juiz Fausto De Sanctis, tentou desmoralizar a Corte ao mandar prender pela segunda vez o banqueiro Daniel Dantas após o habeas corpus concedido por ele.
A nota é assinada pelo presidente da Ajufe, Fernando Cesar Baptista de Mattos, diz que a afirmação é "leviana", chama Mendes de "veículo de maledicências" e contesta acusação de que juízes tentaram intimidar desembargadores contra o habeas corpus.

Empresários baianos têm R$ 11
milhões para investir em inovação
________________________________________

Empresários baianos têm cerca de R$ 11 milhões em recursos não-reembolsáveis para investir em produtos, processos e serviços inovadores. Além disso, os valores também poderão ser usados para a contratação de pesquisadores que passarão a atuar nas empresas, aprimorando o negócio com o conhecimento científico e tecnológico adquirido em universidades e centros de pesquisa.
Os recursos são provenientes dos editais do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresa (Pappe Subvenção), que tem R$ 10 milhões, e do Pesquisador na Empresa, que conta com R$ 1 milhão. Os editais estão disponíveis no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (fapesb - www.fapesb.ba.gov.br). As propostas para ambos os instrumentos podem ser submetidas até o dia 30 de abril.
Projetos de sucesso
Algumas experiências apoiadas em edições anteriores já vêm dando resultados, como é o caso da Naturapi, empresa que tem como matéria-prima a própolis. Com a contratação de três pesquisadores, sendo um pós-doutor, um mestre e um aluno de graduação, a Naturapi tem aprimorado o uso medicinal do produto.
“Conseguimos bons resultados com a própolis, inclusive contra a dengue, pois ela tem comprovada atividade anti-hemorrágica e antiviral”, explica o empresário José Elpídio Cerqueira.
Ainda segundo Cerqueira, o uso da própolis ultrapassa a medicina e chega até a indústria cosmética – na fabricação de xampus e protetores solares – e à agricultura – na substituição dos agrotóxicos por repelentes naturais, que, além de afastar as pragas, fortalecem o sistema imunológico das plantas.
Outra experiência apoiada pela Fapesb que já vem dando resultados positivos é o software desenvolvido pela Via Móbile, empresa que, apesar de recém-criada (2006), já tem clientes fora do estado e até do país. O sistema de envio e gerenciamento de SMS (mensagem de texto via celular) despertou o interesse de uma empresa norte-americana que cuida do relacionamento entre clínicas dentárias nos EUA, Europa e Oceania e seus clientes.
Com o programa desenvolvido na Bahia, os cerca de 1.200 pacientes das 200 clínicas recebem em seus celulares mensagens lembrando-os das datas das consultas ou parabenizando-os na época do seu aniversário. “Mesmo tendo empresas que façam um trabalho similar ao nosso nos Estados Unidos, acredito que eles nos contrataram porque conseguimos desenvolver um programa sob medida para a necessidade deles num tempo recorde”, explica o empresário Jacques Chicourel.

I Colóquio França-Brasil

O Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA, da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, promovem, nos dias 27 e 28 de maio, o I Colóquio França-Brasil. Com o tema Heranças, Trânsitos e Perspectivas, o evento será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade e está inserido nas comemorações do ano da França no Brasil e no vínculo do Departamento e do Curso.

O objetivo é fomentar discussões a respeito das relações entre as práticas econômicas, políticas, linguísticas e culturais, tendo como eixo o diálogo França-Brasil; criar condições para ampliar o debate acerca da diversidade cultural e das representações identitárias, bem como, estabelecer relações com instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, a fim de destacar práticas intercambiáveis em pesquisa.

O evento almeja ainda contribuir para a formação continuada dos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Políticas e Econômicas; estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino das línguas e literaturas francófonas e lusófonas; possibilitar conhecimentos e experiências para professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Letras e LEA no que tange a questões culturais aplicadas às negociações internacionais.

O I Colóquio França-Brasil é coordenado pelos professores Sérgio Israel Levemfous, Samuel Leandro Oliveira de Mattos e Reheniglei Araújo Rehem, juntamente com o discente João Lucas Ijino Santana e LEA-Junior Consultoria Internacional. O evento contará com a participação de palestrantes adidos culturais franceses atuantes no Brasil; linguistas e estudiosos da língua francesa; empresários do sul da Bahia; exportadores de vinhos do Vale do São Francisco; representantes da Universidade de La Rochele; da Fundação Pierre Verger; de fundações culturais e secretarias de cultura; alunos do LEA e da Universidade de La Rochelle em programa de intercâmbio no Brasil e a comunidade acadêmica em geral.

Paralelo ao Colóquio, será realizada a Mostra de Cinema França-Brasil nas noites de 27 e 28 de maio, no mesmo local, aberta ao público. A mostra acontecerá em parceria com o Projeto de Extensão Sétima na Quinta, do Departamento Ciências Exatas e Tecnológicas, coordenado pelo Prof. João Paulo Attie. Serão exibidos os filmes " Pierre Verger: mensageiro de dois mundos" (Lula Buarque de Hollanda) e " Vinicius de Moraes" (Miguel Faria Junior).
I Colóquio França-Brasil
12/03/2009

O Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA, da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, promovem, nos dias 27 e 28 de maio, o I Colóquio França-Brasil. Com o tema Heranças, Trânsitos e Perspectivas, o evento será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade e está inserido nas comemorações do ano da França no Brasil e no vínculo do Departamento e do Curso.

O objetivo é fomentar discussões a respeito das relações entre as práticas econômicas, políticas, linguísticas e culturais, tendo como eixo o diálogo França-Brasil; criar condições para ampliar o debate acerca da diversidade cultural e das representações identitárias, bem como, estabelecer relações com instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, a fim de destacar práticas intercambiáveis em pesquisa.

O evento almeja ainda contribuir para a formação continuada dos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Políticas e Econômicas; estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino das línguas e literaturas francófonas e lusófonas; possibilitar conhecimentos e experiências para professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Letras e LEA no que tange a questões culturais aplicadas às negociações internacionais.

O I Colóquio França-Brasil é coordenado pelos professores Sérgio Israel Levemfous, Samuel Leandro Oliveira de Mattos e Reheniglei Araújo Rehem, juntamente com o discente João Lucas Ijino Santana e LEA-Junior Consultoria Internacional. O evento contará com a participação de palestrantes adidos culturais franceses atuantes no Brasil; linguistas e estudiosos da língua francesa; empresários do sul da Bahia; exportadores de vinhos do Vale do São Francisco; representantes da Universidade de La Rochele; da Fundação Pierre Verger; de fundações culturais e secretarias de cultura; alunos do LEA e da Universidade de La Rochelle em programa de intercâmbio no Brasil e a comunidade acadêmica em geral.

Paralelo ao Colóquio, será realizada a Mostra de Cinema França-Brasil nas noites de 27 e 28 de maio, no mesmo local, aberta ao público. A mostra acontecerá em parceria com o Projeto de Extensão Sétima na Quinta, do Departamento Ciências Exatas e Tecnológicas, coordenado pelo Prof. João Paulo Attie. Serão exibidos os filmes " Pierre Verger: mensageiro de dois mundos" (Lula Buarque de Hollanda) e " Vinicius de Moraes" (Miguel Faria Junior).

Outras informações pelo telefone 3680-5109.
I Colóquio França-Brasil
12/03/2009

O Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA, da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, promovem, nos dias 27 e 28 de maio, o I Colóquio França-Brasil. Com o tema Heranças, Trânsitos e Perspectivas, o evento será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade e está inserido nas comemorações do ano da França no Brasil e no vínculo do Departamento e do Curso.

O objetivo é fomentar discussões a respeito das relações entre as práticas econômicas, políticas, linguísticas e culturais, tendo como eixo o diálogo França-Brasil; criar condições para ampliar o debate acerca da diversidade cultural e das representações identitárias, bem como, estabelecer relações com instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, a fim de destacar práticas intercambiáveis em pesquisa.

O evento almeja ainda contribuir para a formação continuada dos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Políticas e Econômicas; estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino das línguas e literaturas francófonas e lusófonas; possibilitar conhecimentos e experiências para professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Letras e LEA no que tange a questões culturais aplicadas às negociações internacionais.

O I Colóquio França-Brasil é coordenado pelos professores Sérgio Israel Levemfous, Samuel Leandro Oliveira de Mattos e Reheniglei Araújo Rehem, juntamente com o discente João Lucas Ijino Santana e LEA-Junior Consultoria Internacional. O evento contará com a participação de palestrantes adidos culturais franceses atuantes no Brasil; linguistas e estudiosos da língua francesa; empresários do sul da Bahia; exportadores de vinhos do Vale do São Francisco; representantes da Universidade de La Rochele; da Fundação Pierre Verger; de fundações culturais e secretarias de cultura; alunos do LEA e da Universidade de La Rochelle em programa de intercâmbio no Brasil e a comunidade acadêmica em geral.

Paralelo ao Colóquio, será realizada a Mostra de Cinema França-Brasil nas noites de 27 e 28 de maio, no mesmo local, aberta ao público. A mostra acontecerá em parceria com o Projeto de Extensão Sétima na Quinta, do Departamento Ciências Exatas e Tecnológicas, coordenado pelo Prof. João Paulo Attie. Serão exibidos os filmes " Pierre Verger: mensageiro de dois mundos" (Lula Buarque de Hollanda) e " Vinicius de Moraes" (Miguel Faria Junior).

Outras informações pelo telefone 3680-5109.

terça-feira, 24 de março de 2009

Obama diz que economia americana

começa a dar "sinais de progresso"

Da EFE

Washington, 24 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que os americanos "começam a ver sinais de progresso" na economia, embora tenha destacado que a superação da crise ainda levará "muito tempo" e vai requerer a colaboração de todos.
As declarações de Obama foram feitas no começo de uma entrevista coletiva exibida ao vivo no horário nobre da TV americana, a segunda que concede em seus dois meses de mandato.
Antes de responder às perguntas da imprensa, o presidente afirmou: "Vamos nos recuperar desta crise. Vamos precisar de tempo e paciência", mas "quando trabalhamos juntos é quando somos bem-sucedidos".
Obama passou em revista as medidas econômicas que propôs desde que chegou à Casa Branca, em 20 de janeiro, entre as quais estão um pacote de estímulo econômico de US$ 787 bilhões e um orçamento de US$ 3,6 trilhões.


Sindicalistas pedem apoio de Sarney à

federalização de funcionários de Rondônia


O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), recebeu no início da noite desta terça-feira (24) um grupo de dez sindicalistas representantes de servidores públicos de Rondônia. O grupo veio pedir à Sarney apoio para a aprovação na Câmara dos Deputados da proposta de emenda constitucional (PEC 483/05) que transfere para a União os servidores públicos do ex-território, informou o preside do Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado de Rondônia, Claynewton Alves.
Segundo Claynewton Alves, Sarney se mostrou favorável à PEC, até porque já havia participado da aprovação de projetos semelhantes para o Amapá e para Roraima. O sindicalista lembrou que a PEC já foi aprovada no Senado, para onde deve voltar caso seja aprovada na Câmara dos Deputados, onde recebeu modificações. O grupo deve se encontrar com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, na quarta-feira (25).


Ancine lança EDITAL PAR 2009


A Ancine lançou o edital com as regras para a concessão do Prêmio Adicional de Renda 2009 (PAR 2009), que contempla empresas brasileiras produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais. O valor total do prêmio este ano é de R$9,3 milhões, superando os R$8,2 milhões destinados ano passado. A inscrição no processo de seleção deve ser feita até o dia 13 de julho. De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, o objetivo da premiação é estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público, premiando as empresas de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do país. Outras informações: www.ancine.gov.br/ .


UFPB promove FESTIVAL DO MINUTO


A Universidade Federal da Paraíba - UFPB exibe, até 29 de março, três mostras de vídeo do Festival do Minuto. Os vídeos de 1 minuto serão exibidos pelo Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) com sessões no Centro de Vivência da UFPB e no próprio Nudoc, sempre a partir das 11h30 e 19h30. A Cinemateca de Curitiba, o Museu da Imagem e Som de Santa Catarina, a Fundação Cultural da Bahia e os SESI do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal são outras instituições que também exibirão as mostras : “Melhores Minutos de 2008”, “Ser Nordestino” e, “60 Minutos do Mundo”. O Festival do Minuto foi criado no Brasil em 1991 e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Outras informações: Regina Cintra ou João Perassolo,

CURTAS FRANCESES


Em comemoração ao ano da França no Brasil, o Cineclube Casarão 34, em João Pessoa (PB), irá exibir curtas-metragens de grandes nomes do cinema moderno, entre eles Agnès Varda ( voz feminina da Nouvelle Vague). Amanhã, a partir das 19h, a programaçao segue com os curtas parisienses: "As Tais Cariátides", "A Ópera-Mouffe", "Elsa, a Rosa", "O leão volátil", "Você tem belas escadarias, sabia?" e "Os Amantes da Ponte Mac Donald". A iniciativa conta com a parceria da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações: (83)9134-6956.


FESTIVAl de curtas tem
inscrições até 25 de março

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .


DIA DA ANIMAÇÃO


Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .
TELA DIGITAL


Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo, organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

Erbase 2009 na Uesc

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sediará, entre os dias 04 e 08 de maio, um dos maiores eventos na área de computação do país, a ERBASE 2009 - Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe.

A Erbase está na nona edição e é promovida, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Executada no âmbito de uma Secretaria Regional da SBC, o evento visa divulgar localmente novas idéias, debater e promover a atualização profissional nos domínios da Ciência da Computação para alunos de graduação, professores e profissionais da área.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de abril e são de inteira responsabilidade da SBC. Outras informações podem ser conferidas no site oficial do evento.
Wagner ordena economia de R$ 700 milhões
Os cortes serão feitos para preservar as metas prioritárias em cada área, manter os investimentos em andamento e honrar as contrapartidas estaduais nas obras do PAC.
A redução de despesas vai incidir sobre o consumo de energia elétrica, água, telefonia e combustível, que serão monitorados pela Secretaria da Administração, órgão por órgão.
Todos os compromissos assumidos pelo governo na reestruturação das carreiras do funcionalismo estão mantidos, mas a área de pessoal também vai contribuir com a redução de despesas.
Estão suspensos, por pelo menos sete meses, os valores de remanejamento para contratação via REDA, assim como os aumentos das cotas da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) e de Regime de Tempo Integral (RTI), concedidos aos ocupantes de cargos comissionados.
Concursos, promoções, progressões, avanços, ampliações de carga horária ou de hora extra só poderão acontecer com aprovação do Conselho de Política de Recursos Humanos (COPE).
Essas e outras medidas relativas a despesas com pessoal foram definidas para manter o comprometimento das receitas definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo a Bahia em condições de contrair financiamentos e firmar convênios com o governo federal.


Nome de Juliana Burgos
rejeitado em 1ª votação


A Câmara de Vereadores de Itabuna rejeitou a indicação da advogada Juliana Burgos para a Procuradoria-Geral do Município. Para ser aprovado, o nome da indicada pelo prefeito José Nilton Azevedo precisaria de nove votos, mas apenas sete parlamentares declararam “sim” à Juliana, entre eles o tucano Solon Pinheiro, que integra o bloco independente no legislativo municipal.
Votaram contra a confirmação da advogada na Procuradoria os vereadores Roberto de Souza, Wenceslau Júnior, Clóvis Loiola, Raimundo Pólvora, Ricardo Bacelar e Claudevane Leite. A favor, os vereadores Milton Cerqueira, Milton Gramacho, Gerson Nascimento, Ruy Machado, Didi do INSS, Rose Casto e Solon Pinheiro.
Na defesa da advogada, o vereador Milton Gramacho (PRTB) afirmou que não via nepotismo na ocupação dos cargos de procuradora-geral, secretário da Fazenda e chefe do setor de Tributos da Prefeitura por membros da família Burgos. “É uma família íntegra e a advogada já prestou serviços ao município no cargo de subprocuradora, sem ter nada que desabone o nome dela”, argumentou. Os vereadores Milton Cerqueira (DEM) e Gerson Nascimento (PV) também externaram opinião em favor da indicada. Gerson apelou para a questão de gênero: “nunca houve uma mulher na Procuradoria”, declarou.
Os vereadores Roberto de Souza (PR) e Wenceslau Júnior (PCdoB) manifestaram opinião contrária. Souza, primeiro-secretário da Câmara, explicou que o que se discutia não era a competência da advogada. “O que nós estamos avaliando é se o caso se insere na lei do nepotismo”. Wenceslau chamou atenção para os aspectos relacionados à moralidade, legalidade e conveniência.
“Não há dúvida quanto à capacidade técnica de Juliana Burgos, mas é condenável o fato de que três pessoas da mesma família ocupem cargos estratégicos na administração municipal”, opinou o vereador. Ao final da sessão, a advogada ocupou a tribuna para contestar os argumentos dos que votaram contra sua indicação, mencionando falha na lei municipal que veda a prática do nepotismo. "A lei fala em cargos eletivos, o que não é o caso da Procuradoria". Juliana também afirmou que "se na minha família existem três pessoas com capacidade para ocupar cargo de confiança no governo, eu agradeço àquele homem ali (apontando para o pai, Carlos Burgos)".
A indicação da advogada será submetida a uma segunda apreciação no plenário. A próxima votação ficou programada para o dia 1º de abril (quarta-feira), a partir 14 horas. Caso o legislativo reveja sua posição e aprove o nome de Juliana Burgos por maioria de dois terços, a primeira votação fica desconsiderada.




Projeto da deputada Ângela
prevê ensino do ECA na escola

O projeto de lei da deputada Ângela Sousa (PSC), que prevê a capacitação do quadro docente da rede estadual de educação para o ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente, já se encontra sob análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Após esta fase, a matéria será levada ao plenário.
A intenção da deputada é fazer com que a Bahia cumpra as disposições da lei federal 11.525/2007, que introduziu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a regra de que o currículo do ensino fundamental deve incluir, obrigatoriamente, “conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes”.
Apesar de existir há dois anos, a lei ainda não é cumprida porque os estados não se preocuparam com a capacitação dos professores para o ensino do ECA. “Foi por esse motivo que nós apresentamos esse projeto, que pode fazer com que a Bahia seja um dos primeiros estados a treinar seu quadro docente para abordar os direitos das crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental”, afirma a parlamentar.
Recentemente, a deputada foi procurada pela Agência Nacional de Notícias para uma matéria sobre o seu projeto. A informação é de que a Assembleia Legislativa da Bahia é a única onde tramita uma proposição relacionada à orientação de professores para o ensino do ECA. “É um grande orgulho para nós estar provocando essa discussão”, diz.
Observa a deputada que a proposta tem o objetivo de construir uma “pedagogia calcada na noção de direitos e deveres, buscando, acima de tudo, fortalecer o conceito de cidadania”.
Abertas inscrições para concurso da Sabesp

Publicado em: 24/03/2009 - 17h34min
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) abriu concurso público visando preencher 1,8 mil vagas de emprego na rede em todo estado.

As oportunidades, para cargos com salários entre R$ 600 e R$ 9,5 mil, são para todos os níveis de escolaridade e os interessados podem fazer a inscrição no site www.esppconcursos.com.br até o dia 07/04.

A taxa de inscrição é de R$ 17 (para cargos de Nível Fundamental) e R$ 23 (para os de Ensino Médio e Superior).

Os locais e horários das provas poderão ser consultados a partir de 5 maio no site mencionado ou no Diário Oficial do Estado. As provas serão aplicadas dia 10/05.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Escravidão branca...

A direção da Itabuna Têxtil S/A(Trifil), onde chega; em reuniões de Lions, entidades de classe e até mesmo na imprensa regional diz que a “cesta básica” daquela empresa é uma doação aos funcionários! Puro engano, a cesta básica e descontada do minguado salário do funcionário que recebe R$ 2,11 (dois reais e onze centavos) por hora. Está lá assinado na Carteira Profissional do empregado. Isso é correto? É exigido do funcionário que ele bata uma meta de produção e quando dá uma dor de cabeça, paga até o comprimido que ingere! É uma verdadeira escravidão em pleno século 21; é dose!!! A exploração ao cidadão é total! Lá paga tudo; tudo é consignado...

O povo quer assim


...
O novo presidente na Emasa, engenheiro Alfredo Melo, enquanto alguns radialistas o incriminam por ele ficar calado e não liberar uma “jabazinha”, pensando no futuro da Emasa, ajustou todas as contas daquela empresa; Resultado, já
comprou dos carros zero quilômetros (Fiat/Uno Completo) e já abriu licitação para a compra de duas retro-escavadeiras. As boquinhas dos carros locados estão acabando! É assim que o povo quer o homem público. E, em breve virá maior oferta de água tratada para a população de Itabuna que tanto reclama! Aguarde!

sábado, 21 de março de 2009

HOJE É SÁBADO. COMO TODO DIA É DIA DE POESIA
(Poesias do Livro Algumas Poesias que será lançado ainda esse semestre)

CONTENTES E FELIZES


Eles estão contentes
Porque ganham nossos votos
Conseguem seus empregos
Ganham fama
Prestígio e imunidade.
Eles estão contentes
Porque tomam whisky
Fazem acordos
Roubam nosso dinheiro
Gozam da nossa honestidade.
Eles estão contentes
Porque comem caviar
Nos assaltam
Nos deixam na lama
Como se fossemos porcos.
Eles estão contentes
Porque nos exploram
Nos deixam na sarjeta
Comendo lixo
Bebendo água poluída.

Eles estão felizes
Porque enriquecem
Viajam o mundo
Nos deixam nas favelas
Nos impõem o terror.

Eles estão felizes
Porque nos transformam em miseráveis
Sem identidade
Sem ponto de referência
Sem sermos um ser.
Eles estão felizes
Sorrindo
Porque nosso choro
Nos deixa sem sono
Nos deixa sem pano.
Eles estão felizes
Porque nos odeiam
Nos dão desprezo
Tomam nosso espaço
Nos matam.

Eles estão felizes
Porque deixam nossos filhos
Na rua da amargura
Sem empregos
Sem escolas.
Eles estão felizes
Porque são sádicos
Porque nos observam morrendo
Minuto a minuto
Segundo a segundo.

GUERRA


Numa guerra inútil
todos são heróis
lutando pelo poder
para quem quer o poder
pelo poder.
Pelo poder tudo se faz
sem ética
sem medo
sem vergonha.
Pelo poder se faz tudo
sem sensibilidade
sem consciência
sem paciência.
Pelo poder se faz guerra
arquiteta guerra
promove guerra
inventa guerra.
FOME


A fome é um punhal
que penetra no peito
e mata o ser humano
sem dor
sem derramamento de sangue.
A fome é a bomba atômica
que explode sobre milhares de pessoas
em todo o mundo
matando-as lentamente.
A fome é o veneno das cobras
que picam
e deixam as pessoas
impossibilitadas de obterem o antídoto.
A fome é a prepotência
dos gananciosos países ricos
que deixam os países pobres
com dívidas e mais dívidas.
A fome está no Brasil
está na áfrica
e vai estar em todo mundo em breve
porque a alimentação está crescendo
em ordem aritmética
enquanto que a população
cresce em ordem geométrica.
ILHÉUS


Ela dorme esplendidamente
cercada pelas águas azuis e verdes
do oceano atlântico
que as faz linda a cada dia.
Ela adormece e os focos de luzes
iluminam a sua beleza
mostram a sua grandiosidade
mostram a sua beldade.
De Capitania ao ano dois mil
ela com a empáfia
que lhe é peculiar
mostra que é uma grande metrópole.
Seus prédios antigos
seus casarões, praças, jardins
demonstram seu berço, sua cultura.
Por ser bela e esplendida
tem a parceria da lua
tem a presença do sol
tem a presença do céu azul-anil.


MEDO


Não que vê-la tão cedo
para que a minha inocência
não caia novamente nas tuas garras
de mulher fatal
que me conquistou tão rápido
que nem percebi.
De repente
estava em teus braços
em busca de amparo
com medo das maldades do mundo.
Foi bom enquanto durou
os momentos foram ótimos
até o momento em que nos olhamos
e nossos olhares
foram sinceros no nosso adeus.

UMA PESSOA COMPLICADA

As dores do mundo
tomaram conta do teu peito
que sangrando
jorra sangue para todos os lados
e as feridas
não cicatrizam jamais.
O veneno ingerido por vontade própria
tomou teu corpo
teu celebro
tuas veias
impregnou teu sangue.
Agora
o destila a toda hora
em todo momento
o que te torna incapaz
de distinguir o que é real.


FIM


Embora não seja nosso
último diálogo
embora não seja nosso
último encontro
deverá ser hoje
nossa última noite.
Perdemos a noção do que somos
não existe razão
não existe emoção
não existe respeito
não existe perdão
só acusações mútuas.
Ainda bem que descobrimos
que somos volúveis
e nossa convivência
não fez com que nos machucássemos.
Ainda bem
que o tempo conseguiu
apagar as nossas cicatrizes
para o nosso bem.

BEM QUE TENTEI

Bem que tentei disfarçar
ainda quando nossos
primeiros olhares
foram trocados sutilmente
e com muita certeza.
Bem que tentei dissimular
teus sorrisos
que iluminavam
todo local
onde nos encontrávamos
com amigos.
Bem que tentei segurar
meu coração
que me traiu
em um momento qualquer
colocando você
no meu caminho.
Bem que tentei não ouvir
tua voz
quando me dissestes
que irias partir
e que subitamente
irias sair da minha vida.
VOCÊ É POESIA

Sem você não existiria a poesia
não existiriam sentimentos
não existiria amor
não existiria o poeta.
Sem você
não existiria um homem
que chora de amor
e quer estar ao seu lado.
Sem você
não existiriam meus versos
não existiria inspiração
não existiria carinho.
Sem você
não existiria a solidão
não existiria meu grito
de amor por você.
MP quer ouvir familiares de
vítimas da dengue em Itabuna


O Ministério Público recebeu na última quarta-feira (18), em Itabuna, uma representação em que o vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) e sindicalistas da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) pedem a apuração da responsabilidade do ex-prefeito Fernando Gomes e do ex-secretário de Saúde de Itabuna, Jesuíno Oliveira, pelo surgimento da epidemia de dengue.

Durante audiência no escritório regional do MP, o promotor Clodoaldo da Anunciação afirmou que a representação se soma a uma iniciativa do próprio órgão, que já está investigando a possível negligência dos ex-gestores como fator determinante, senão da ocorrência, pelo menos do agravamento do surto.

Anunciação disse ainda que pretende ouvir familiares de vítimas da dengue. A enfermidade já atingiu mais de 3.200 pessoas e matou 16 este ano em Itabuna. “As informações desses familiares serão úteis para subsidiar a ação do Ministério Público”, salientou o promotor. Ele afirmou que vai finalizar as investigações “com a maior rapidez possível, para ajuizar as ações, se for o caso, contra os possíveis responsáveis”.

O promotor esclareceu ainda que os parentes de vítimas da dengue podem também procurar um advogado e reclamar indenização do poder público. “O fato de terem ocorrido mortes aumenta muito a gravidade da situação”, lembrou Anunciação.

Na representação encaminhada ao MP, o vereador Wenceslau Júnior chamou atenção para a série de advertências feitas em 2008 pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia, para o sério risco de epidemia de dengue em Itabuna. Em agosto do ano passado, a cidade já estava no topo da lista dos municípios brasileiros com maior índice de infestação por focos do mosquito Aedes aegypti.

“Todos esses avisos foram ignorados pelo ex-prefeito e pelo seu secretário de Saúde, que chegaram a reagir com certo deboche aos dados da Sesab e do Ministério da Saúde”, acusa o vereador. Ele acredita que se tivesse havido prevenção no ano passado, muitas vidas teriam sido poupadas. Quase todas as vítimas da dengue em Itabuna eram crianças.

Multa para supermercados
que abusarem das filas

O cliente de supermercado que passar mais de 20 minutos na fila do caixa poderá encaminhar representação ao Ministério Público ou aos órgãos de defesa do consumidor, e o estabelecimento estará sujeito a uma multa de 25 Unidades Fiscais do Município, equivalente a R$ 850,00, para cada caso constatado.
Essa é a proposta do vereador itabunense Roberto de Souza (PR), que se diz indignado com o abuso de alguns supermercados da cidade, onde alguns clientes chegam a ficar mais de uma hora esperando na fila. “É um absurdo que precisa ser combatido e os clientes não podem ficar desprotegidos”, afirma Roberto.
Em Salvador, uma grande rede de supermercados já foi multada, a partir de ação do Ministério Público, por conta do mau-atendimento aos clientes. Em Itabuna, o único instrumento que protege o consumidor nos supermercados é a lei que obriga estas empresas a manter empacotadores nos caixas. Ainda assim, o dispositivo legal é comumente boicotado.
O vereador já apresentou o projeto de lei que institui limite de tempo para a permanência dos clientes nas filas e quer celeridade na apreciação da matéria. “Vamos adiantar a análise jurídica e o processamento nas comissões”, afirma, observando que os “cidadãos que estão sendo flagrantemente desrespeitados nos supermercados exigem uma ação enérgica para coibir os abusos”.



!

quarta-feira, 18 de março de 2009

STF adia para amanhã a conclusão do
julgamento da Raposa Serra do Sol
(Diego Abreu Do G1, em Brasília )

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, interrompeu às 20h29 desta quarta-feira (18) o julgamento que definirá o futuro da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, após o ministro Celso de Mello concluir a leitura de seu voto. O julgamento, intorrompido com o placar de nove votos a um favorável aos índios, será retomado nesta quinta-feira (19) à tarde, com o voto do próprio Mendes -o único ministro que ainda falta proferir seu voto.

Celso de Mello -o último ministro a votar- foi a favor da demarcação contínua. Para ele, mais importante que a posse de direito civil da terra requerida pelos plantadores de arroz, está o uso da terra da União pelos índios. Celso afirmou que o laudos de posse de qualquer produtor da reserva é nulo, pois a área é de posse exclusiva da União.

Primeiro a votar ontem, Marco Aurélio -após ler seu voto durante seis horas- se posicionou contra os limites contínuos da reserva indígena. Ele sugeriu que a demarcação, homologada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seja anulada e, ainda, que a ação julgada pela Corte seja extinta.


STF posponer para mañana la realización Del
ensayo de la zona de Raposa Serra do Sol
(Diego Abreu Do G1, em Brasilia)


El Presidente de la Corte Suprema de Justicia (STF), Gilmar Mendes, se detuvo en 20h29 de este miércoles (18) que el juicio se definirá el futuro de la reserva indígena Raposa Serra do Sol en Roraima, después de que el ministro Celso de Mello llegó a la conclusión de la lectura de su voto. El juicio, intorrompido con la puntuación de nueve votos a favor de un indio, se reanudará este jueves (19) la tarde, con el voto de la Mendes-el único ministro que todavía su voto. Celso de Mello, Finalmente, fue Ministro de votar a favor de la continuidad de la demarcación. Para él, más importante que la posesión de la ley de la tierra requerida por los productores de arroz, es el uso de la tierra por los indios de la Unión. Celso dice que los informes de la posesión de cualquier productor de la reserva no es válida porque el área es en exclusiva a Primera Unión de voto el día de ayer, Aurelio marzo, después de leer su voto durante seis horas se posiciona en contra de los límites de la reserva indígena continua . Sugirió que la demarcación, aprobado el 20 de posicionado en contra de los límites de la reserva indígena continua. Sugirió que la demarcación, aprobado en 2005 por el Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se cancela y que el recurso por el Tribunal se haya extinguido.


Premiês de China e Coreia do
Norte se reúnem em Pequim
(Da EFE)

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, se reuniu em Pequim com o seu colega norte-coreano, Kim Yong-il, em um encontro que ocorre durante um momento de alta tensão na região devido ao aumento das hostilidades de Pyongyang em relação a Seul e Washington.

Segundo anunciaram na terça-feira fontes do Departamento de Estado americano, a Coreia do Norte pediu aos Estados Unidos para que deixe de enviar ajuda alimentícia ao país.

Além disso, hoje o Ministério da Defesa sul-coreano alertou para a possibilidade de a Coreia do Norte realizar um ataque surpresa à Coreia do Sul no início de abril durante o suposto lançamento de um míssil de longo alcance. Pyongyang assegura que lançará apenas um satélite.

A visita do primeiro-ministro norte-coreano à China tem caráter econômico e comemorativo - é o 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países -, mas Pequim aproveitou a presença de Kim para destacar pela primeira vez sua preocupação com o lançamento do míssil ou satélite.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, disse em entrevista coletiva que a atual situação "é bastante complicada" e, por isso, Pequim "espera que as partes possam resolver os problemas" de forma contida.
Em seu segundo dia de visita oficial, o número três do regime norte-coreano - após o líder máximo, Kim Jong-il, e o presidente, Kim Yong-nam - foi recebido com honras de chefe de Estado na sede do Legislativo chinês, o Grande Palácio do Povo. EFE


El primer ministro chino, Wen Jiabao se reunió
en Beijing con el de Corea del Norte,Kim Yong-il


En una reunión que se produce en un momento de alta tensión en la región debido al aumento de las hostilidades en Pyongyang para Seúl y Washington. Según anunció el martes fuentes del Departamento de Estado norteamericano, Corea del Norte pidió a los Estados Unidos para detener el envío de ayuda alimentaria al país. Por otra parte, hoy el Ministerio de Defensa de Corea del Sur alertó sobre la posibilidad de Corea del Norte llevar a cabo un ataque sorpresa de Corea del Sur a principios de abril durante el supuesto lanzamiento de un misil de largo alcance. Pyongyang se asegurará de que un solo satélite. La visita del Primer Ministro de Corea del Norte de China ha conmemorativa naturaleza económica y - es el 60 º aniversario de relaciones diplomáticas entre los dos países - pero tomó Pekín la presencia de Kim para resaltar la primera vez su preocupación con el lanzamiento de los misiles o por satélite.

El portavoz del Ministerio chino de Relaciones Exteriores, Qin Gang, dijo en conferencia de prensa que la situación actual es muy complicado "y, por tanto, Pekín" espera que las partes pueden resolver los problemas "deben ser contenidas. En su segundo día de visita oficial, el número tres del régimen de Corea del Norte - después de que el máximo líder, Kim Jong-il, y el presidente, Kim Yong-nam - fue recibido con honores de Jefe de Estado chino en el poder legislativo, el Gran Palacio de los gente. (EFE)

Fed mantém juro básico dos EUA na
faixa entre 0% e 0,25% ao ano



Com o comitê limitado em continuar com a flexibilização monetária tradicional, visto que a Fed Funds Rate já está próxima de zero, o desfecho da reunião não surpreende as projeções dos analistas.

Assim, a atenção se volta para as novas medidas adotadas pelo colegiado com o objetivo de estimular a economia norte-americana e a liquidez no mercado de crédito. Uma delas é a compra de até US$ 300 bilhões em Treasuries de longo prazo nos próximos seis meses pela autoridade monetária.

Paralelamente, o Fed decidiu ampliar seu orçamento para comprar US$ 750 bilhões adicionais em títulos com lastro em hipotecas - os chamados títulos podres - levando o total de aquisições este ano para US$ 1,25 trilhão.
Além disso, será aumentado de US$ 100 bilhões para US$ 200 bilhões o montante destinado à compra dos títulos de dívida das agências hipotecárias.


Reserva Federal mantiene la base de interés de
EE.UU. en el rango entre 0% y el 0,25%




Por año con la comisión para continuar con el comercio limitado monetaria, ya que la Tasa de Fed Funds es cercana a cero, el resultado de la reunión no es de extrañar las proyecciones analista. Por lo tanto, la atención se dirige a las nuevas medidas adoptadas por la universidad para estimular la economía de los EE.UU. y la liquidez en el mercado crediticio. Uno de ellos es la compra de hasta $ 300 mil millones en el largo plazo del Tesoro durante los próximos seis meses por la autoridad monetaria.

Además, la Fed decidió ampliar su presupuesto para comprar $ 750 millones en deuda con más de lastre en las hipotecas - los llamados títulos podrido - que el número total de las adquisiciones de este año a $ 1,25 billones. Por otra parte, se aumentó de dólares de los EE.UU. 100 millones a US $ 200 millones la cantidad destinada a la compra de la deuda de la hipoteca organismos.



Vereador quer punição dos
responsáveis por epidemia


O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) entrega nesta quarta-feira (18), no Escritório Regional do Ministério Público, representação contra o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e o ex-secretário de Saúde Jesuíno Oliveira, a quem atribui responsabilidade pela epidemia de dengue que já atingiu mais de 3.200 pessoas e matou 16 este ano em Itabuna. O documento será apresentado às 16h30min, ao promotor Clodoaldo da Anunciação.

Juntamente com a representação, o vereador anexou matérias jornalísticas de publicações regionais e nacionais, como o jornal O Estado de São Paulo, que – segundo ele – demonstram a negligência dos ex-gestores no que se refere às medidas que evitariam o surto de dengue em Itabuna.

Lembra Wenceslau que no boletim epidemiológico de junho de 2008, a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado) já apontava Itabuna entre os 39 municípios baianos com casos de dengue. Foi o primeiro sinal de alerta, acentuado em novembro, quando o Ministério da Saúde colocou Itabuna entre os cinco municípios brasileiros com maior risco de desenvolver um surto de dengue. Naquele mês, o município já aparecia com o maior índice de infestação do País (15,6%), sendo que hoje o índice ultrapassa 16%.

“Diante de todos esses alertas, o prefeito e o secretário nada fizeram”, acusa Wenceslau, acrescentando que “em vez de decretar estado de emergência e adotar as providências para conter o surto, os ex-gestores preferiram desdenhar dos números apresentados pela Sesab e pelo Ministério da Saúde”.

Além do descaso, o vereador lembra as denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público na Secretaria Municipal de Saúde, que teria perdido R$ 14 milhões na gestão do ex-prefeito. “Somente no mês de outubro de 2008, desapareceram R$ 9 milhões que deveriam ter sido utilizados no pagamento de prestadores de serviços à saúde, como o próprio secretário atual, Antônio Vieira, afirmou de público”, salienta Wenceslau Júnior.

O vereador conclui que, “diante de tal situação, se faz necessário e urgente que o Ministério Público instaure inquérito civil para apurar a responsabilidade dos representados, no âmbito civil, administrativo e criminal”. Ele pede inclusive uma investigação do Ministério Público Federal, considerando a suspeita de desvio de verbas da União.


Consejero quiere castigar a los
responsables de la epidemia


Consejero quiere castigar a los responsables de la epidemia concejal Wenceslau Junior (PCdoB) entrega este miércoles (18), la Oficina Regional de la Fiscalía, representada en contra del ex alcalde de Itabuna, Fernando Gomes, y el ex Secretario de Salud Jesuíno Oliveira , que asigna la responsabilidad de la epidemia de dengue que ha llegado a más de 3.200 personas y mataron a 16 este año en Itabuna. El documento será presentado a 16h30min, Clodoaldo, el promotor de la Anunciación.

Junto con la representación, el concejal de material periodístico adjunto publicaciones regionales y nacionales tales como el periódico O Estado de Sao Paulo, que - según él - demostrar la negligencia de ex directivos respecto de las medidas para prevenir el brote de dengue en Itabuna.

Recuerde que Wenceslau boletín epidemiológico, en junio de 2008, la SESAB (Secretaría de Salud del Estado) ya han señalado Itabuna entre 39 municipios bahianos con casos de dengue. Era la primera señal de advertencia, fuerte en noviembre, cuando el Ministerio de Salud Itabuna coloca entre los cinco municipios con un mayor riesgo de un brote de dengue. Ese mes, el Consejo ya ha aparecido con la mayor tasa de infestación del país (15,6%), y hoy el índice supera el 16%. "En vista de todas estas advertencias, el alcalde y el secretario no hizo nada", se queja de Wenceslau, añadiendo que "en lugar de declarar un estado de emergencia y adoptar todas las medidas para contener el brote, el ex-administradores optado lejos de las cifras presentadas por SESAB y el Ministerio de Salud."

Además de la negligencia, la concejal recordó las acusaciones de corrupción y mal uso del dinero público en la Secretaría Municipal de Salud, que han perdido 14 millones de dólares de los EE.UU. en la gestión del ex alcalde. "Sólo en octubre de 2008, desapareció de R $ 9 millones que deberían haber sido utilizados para pagar los servicios de salud, ya que el actual secretario, Antonio Vieira, dijo que el público", señala Wenceslau Junior. El concejal sostiene que , "antes de esa situación, es necesario y urgente que el fiscal civil, establece la investigación para determinar la responsabilidad de representación, civiles, administrativas y penales". También pidió una investigación del Ministerio Público Federal, habida cuenta de la presunta malversación de fondos de la Unión




Seminário debate Gestão
Recursos Hídricos


A FTC de Itabuna, através dos alunos do Curso de Engenharia Ambiental e de Engenharia Civil, realiza na próxima segunda-feira, dia 23 de março o Seminário de Engenharia “Gestão de Recursos Hídricos de Itabuna”. O evento acontece no Auditório da Faculdade, às 19h, com a finalidade de abrir um foro de discussões sobre as questões mais relevantes relacionadas ao tema.

O seminário é uma contrapartida no trabalho desenvolvido pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC), do qual a FTC faz parte, no sentido de mitigar os problemas do abastecimento de água no município, cabendo as Instituições de Ensino ações de conscientização, promovendo debates e intercâmbio através da troca de experiências técnicas entre pesquisadores, profissionais, estudantes e a comunidade.

Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia da FTC Itabuna, professor Antonio Fontes Filho (foto), o tema proposto para o Seminário é relevante devido à estreita relação com os problemas de racionamento no abastecimento de água vividos recentemente pela população itabunense. “Problemas estes que, muitas vezes, não encontram espaço adequado para o debate, sendo relegados às decisões políticas sem o consentimento da população ou da comunidade científica”, registra o professor.

Ele ressalta que a pretensão é reunir os principais responsáveis pela gestão dos recursos hídricos da região num evento direcionado às diversas áreas do conhecimento, ampliando a discussão e a repercussão da temática no meio da sociedade e na comunidade acadêmica. “Queremos sensibilizar os participantes para que eles mobilizem os seus segmentos de atuação formando uma grande rede de debates, incentivando pesquisas que contribuam na implantação de um sistema de planejamento, gestão e uso dos recursos hídricos”.



Seminario de Gestión de los
Recursos Hídricos

De la FTC debate Itabuna por los alumnos del Curso de Ingeniería Ambiental e Ingeniería Civil, celebrado el próximo lunes, 23 de marzo Seminario de la Ingeniería de Gestión de Recursos Hídricos Itabuna. El evento ocurre en el Auditorio de la Escuela, a las 19h, con el fin de abrir un foro para los debates sobre los temas más relevantes relacionados con el tema. El taller es un examen en la labor del Grupo de Acción Comunitaria (GAC), que la FTC parte, para mitigar los problemas de abastecimiento de agua en la ciudad, con las instituciones de las actividades de educación para crear conciencia, fomentar el debate y el intercambio a través del intercambio de experiencias entre investigadores, profesionales, estudiantes y la comunidad.

El coordinador de los cursos de la FTC Itabuna Ingeniería, profesor Antonio Fontes Filho (foto), el tema del seminario es importante debido a la estrecha relación con los problemas de racionamiento del suministro de agua experimentado por la población itabunense recientemente. "Problemas que a menudo no son un espacio adecuado para el debate, al ser relegado a las decisiones políticas sin el consentimiento del pueblo o la comunidad científica", recoge el profesor.

Señala que la intención es reunir a los principales responsables de la gestión de los recursos agua en la región en un evento dirigido a diversas áreas del conocimiento, ampliando el debate y pasar del tema en el centro de la sociedad y la comunidad académica. "Queremos sensibilizar a los participantes para ayudarles a movilizar sus segmentos de operación de la formación de una amplia red de debates, el fomento de la investigación que contribuya en la aplicación de un sistema de planificación, gestión y utilización de los recursos hídricos".

Projeto sobre Teatro Popular

Uma equipe coordenada pela professora Rita Curvelo, com mais dois professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), representantes dos Movimentos Populares de Ilhéus e Itabuna, está elaborando a proposta que viabilizará a participação da Universidade no Projeto de Intercâmbio Triangular Suécia, Burquina Fasso (África), cujo objetivo é a capacitação de jovens estudantes para desenvolverem atividades relacionadas ao teatro popular.

O projeto foi apresentado no dia 17 de fevereiro, através dos departamentos de Filosofia Ciências Humanas e de Letras e Artes, no auditório da Coordenação de Recursos Humanos (CDRH), durante o Encontro sobre Teatro Popular. O evento foi aberto pela professora Bim de Verdier, da Universidade Popular de Wik (Suécia), que proferiu a palestra "Ver através dos olhos do outro: o Teatro Popular como investigação".

Na oportunidade, ela destacou que o Brasil é muito rico culturalmente, "e essa região está inserida no Nordeste brasileiro, um dos grandes celeiros culturais desse país. O teatro popular aqui é uma manifestação natural, com grande e inúmeros talentos, por isso estamos partindo exatamente da UESC para iniciar a elaboração do Projeto de Intercâmbio Triangular".

Assim que for concluído, o projeto será apresentado aos respectivos departamentos para, se aprovado, ser encaminhado ao Consepe, para aprovação pela Universidade. Vamos capacitar jovens para que possam, em permanente troca de informações, atuar e difundir as atividades do teatro popular na Europa, África e Brasil", enfatiza a professora Bim de Verdier.

Proyecto de Teatro Popular

Un equipo coordinado por la Profesora Rita Curvelo con dos profesores de la Universidad de Santa Cruz (UESC), los representantes del Movimiento Popular de Ilhéus y Itabuna, está desarrollando una propuesta que permitiría a la Universidad a participar en el Proyecto de Intercambio triangular Suecia, Burkina Faso (África), cuyo objetivo es formar a los estudiantes para desarrollar actividades relacionadas con el teatro popular. El proyecto fue presentado el 17 de febrero, a través de los departamentos de Filosofía y Ciencias Sociales de la Literatura y las Artes en el auditorio de la Coordinación de Recursos Humanos (CDRH), durante la Reunión de Teatro Popular. El evento fue inaugurado por el Profesor de Bim Verdier, la Universidad Popular Wik (Suecia), quien pronunció la conferencia "Ver a través de los ojos de los demás: el Teatro del Pueblo como la investigación.

Con el tiempo, subrayó que el Brasil es muy rico culturalmente ", y esta región se inserta en el nordeste brasileño, una de las principales graneros culturales de ese país. El teatro popular es un acontecimiento natural, con muchos grandes talentos y, por tanto, estamos empezando exactamente la UESC para comenzar la preparación del Proyecto Internacional triangular ". Por lo tanto, se ha completado, el proyecto será presentado a los respectivos departamentos, si se aprueba, se enviará a Consepe para su aprobación por la Universidad. Nosotros los jóvenes para que puedan, en constante intercambio de información, el trabajo y difundir las actividades de teatro popular en Europa, África y Brasil ", subraya el profesor de Bim Verdier.


Veto I

A Câmara de Vereadores de Itabuna rejeitou na sessão plenária desta quarta-feira (18) o veto do prefeito Capitão Azevedo aos artigos 12 e 13 da lei orçamentária de 2009.
A rejeição, por sete votos a cinco, significa que o governo terá que adequar o orçamento às emendas indicativas aprovadas pelo legislativo.

Veto I

El Ayuntamiento veta de Itabuna rechazada en la sesión plenaria de este miércoles (18) el derecho de veto del Alcalde Azevedo Capitán de los artículos 12 y 13 de la Ley de Presupuesto 2009. El rechazo, por siete votos contra cinco, lo que significa que el gobierno ajustar el presupuesto indicativo enmiendas aprobadas por la legislatura.




Veto II

Com relação ao projeto de lei 51/2008, os vereadores optaram por manter o veto do prefeito. O texto, de autoria do ex-vereador César Brandão, estabelecia critérios técnicos para o preenchimento de cargos em comissão na Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), que administra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Nesse caso, houve o entendimento de que a competência de nomear para cargos em comissão é exclusiva do chefe do executivo.




Veto II

Con respecto al proyecto de ley 51/2008, los consejeros optaron por mantener el veto del alcalde. El texto, escrito por el ex concejal César Brandão, establecido criterios técnicos para la provisión de puestos en la comisión de Salud de Fundación Itabuna (Fasi), que administra el Hospital de Base de Luís Eduardo Magalhães. En este caso, el entendimiento que la facultad de nombrar a los cargos en la comisión es el único jefe ejecutivo.


Picaretagem !


Um conceituado empresário do ramo musical detectou que em certo município uma cantora foi contratada, se apresentou e recebeu R$ 80 mil . Só qie o município pagou R$ 130 mil. Embora o prefeito e os responsáveis pela festa juram que são honestos este blogleiro deve pegar o documento oficial nos próximos dias e vai denunciar quem é quem na picaretagem sem comer migué de ninguém.

Picaretagem I

Un empresario digno de la industria de la música que encontró en un municipio se contrató a un cantante, que realizó y recibió 80 mil dólares de los EE.UU.. Qie el consejo sólo pagó $ 130 mil. Aunque el alcalde y la parte responsable de jurar que son honestos blogleiro esto debería obtener el documento oficial en los próximos días y presentará un informe sobre quién es quién de migue picaretagem no comen a nadie.



Picaretagem II

Tem muita gente esperta nesse mundo de meu Deus. Tem gente que para dá golpe inventa empresa e muitas vezes, deixa pessoas em situação difícil e dá no pé. Uma senhora de Salvador deve denunciar nos próximos dias uma pessoa que está influente que agiu com ela assim. Ele disse que não come migué de ninguém!

Picaretagem II

Tiene gente inteligente en este mundo de Dios. Algunas personas para dar golpe empresa inventa y deja a menudo a las personas en situación difícil y da el pie. Una mujer de El Salvador para retirar en los próximos días, que es una persona influyente que actuó así con ella. Dijo que no vino nadie de migue!