sábado, 29 de janeiro de 2011

DILMA DIZ QUE SALÁRIO DE R$ 545 AFRADA CENTRAIS

"O que queremos saber é se as centrais querem ou não a manutenção do acordo pelo período do nosso governo", disse Dilma. Foto: ABr

PORTO ALEGRE - A presidente Dilma Rousseff manifestou-se esta manhã sobre as negociações em torno do reajuste do salário mínimo. Ela afirmou: "O que queremos saber é se as centrais querem ou não a manutenção do acordo pelo período do nosso governo. Se querem, o que nós propomos para este ano é R$ 545 ". Dilma reforçou a importância da manutenção do acordo, pois estabeleceu uma metodologia para a correção do salário mínimo.

O governo alega que tem um acordo com as centrais sindicais de corrigir o mínimo conforme a inflação do último ano mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de dois anos anteriores. Como em 2009 o mundo ainda passava pela crise financeira, o crescimento do PIB brasileiro foi próximo a zero.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

STJ VAI JULGAR RECURSOS SOBRE CRIME CONTINUADO EM ESTUPRO E ATENTADO AO PUDOR

Um dos julgamentos mais esperados pelos advogados criminalistas, este ano, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), é o do Recurso Especial 1.103.194, de São Paulo, no qual se definirá a possibilidade da figura do crime continuado entre estupro e atentado violento ao pudor após a edição da Lei n. 12.015, de agosto de 2009. A lei reuniu os dois crimes em um mesmo artigo do Código Penal e abriu uma grande controvérsia que tem levado juízes e tribunais de todo o país a tomar diferentes decisões sobre casos juridicamente idênticos.

A interpretação final dos efeitos da nova lei na aplicação das penas caberá ao STJ, cuja principal missão é justamente uniformizar a jurisprudência sobre legislação federal. O recurso, entregue à relatoria da ministra Maria Thereza de Assis Moura, será julgado pela Terceira Seção do STJ, que reúne as duas turmas julgadoras especializadas em direito penal. Ainda não há data prevista para o julgamento.

Por envolver questão jurídica presente em grande número de outros recursos apresentados contra decisões dos tribunais de Justiça dos estados, a matéria vem sendo tratada no regime dos recursos repetitivos, previsto no artigo 543-C do Código de Processo Civil. Por ordem da ministra relatora, todos os recursos sobre a mesma questão foram suspensos nos tribunais estaduais e aguardam o pronunciamento do STJ.

A decisão da Terceira Seção servirá também para pacificar o entendimento sobre o assunto dentro do próprio STJ, cujas turmas já adotaram posições divergentes. O centro da polêmica é saber se, após a mudança no Código Penal, em 2009, a violência cometida com diferentes modalidades de ato sexual caracteriza concurso material ou admite continuidade delitiva. Da discussão técnica, o que vai resultar, na prática, é a possibilidade de penas maiores ou menores para os criminosos sexuais.

Benefício retroativo

A Lei n. 12.015/09 fundiu o artigo 213 (que tratava de estupro) e o 214 (que tratava de atentado violento ao pudor) em um novo artigo 213, adotando para os crimes sexuais a denominação geral de estupro: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: pena – reclusão, de 6 a 10 anos.” A expressão “atentado violento ao pudor” era usada, na versão anterior, em referência aos atos sexuais diversos da conjunção carnal (cópula vaginal).

Concurso material é a situação em que o réu, agindo mais de uma vez, comete dois ou mais crimes, idênticos ou não. Nesse caso, as penas são aplicadas cumulativamente. No entanto, se forem crimes da mesma espécie e ficar caracterizado – por fatores como tempo, lugar, modo de execução e outros – que os crimes subsequentes são continuação do primeiro, o réu poderá ser beneficiado pela figura da continuidade delitiva.

A hipótese de crime continuado significa que o réu que forçou a vítima à conjunção carnal e a outro ato libidinoso (por exemplo, sexo oral ou anal) poderia ter o benefício de ser condenado à pena de um só dos crimes, aumentada de um sexto a dois terços em razão da continuidade, porque o segundo ato seria entendido como continuação do primeiro.

Em abril, em decisão unânime, a Sexta Turma do STJ concedeu habeas corpus para reconhecer o crime continuado e reduzir a pena de um homem que havia sido condenado por atentado violento ao pudor e tentativa de estupro, ainda sob a legislação anterior. “Após as inovações trazidas pela Lei n. 12.015/09, os artigos 213 e 214 do Código Penal hoje estão condensados no mesmo dispositivo legal, constituindo crimes da mesma espécie, o que viabiliza a aplicação da regra do artigo 71 da Lei Penal [crime continuado]”, afirmou o ministro Og Fernandes, relator do HC 114.054.

A eventual adoção da tese do crime continuado pela Terceira Seção do STJ, por ser uma interpretação mais favorável ao réu, poderá beneficiar grande número de pessoas já condenadas com base na legislação antiga. Também foi assim no HC 129.398, julgado em maio pela Sexta Turma. O relator, desembargador convocado Celso Limongi, considerou que as condutas de estupro e atentado violento ao pudor foram unificadas, permitindo a continuidade delitiva e favorecendo retroativamente o réu com redução de pena.

Execução distinta

Na Quinta Turma, o entendimento tem sido outro. Ao julgar o HC 78.667, em junho, a ministra Laurita Vaz declarou que, “tendo as condutas um modo de execução distinto, não há a possibilidade de se reconhecer a continuidade delitiva entre a cópula vaginal e o ato libidinoso diverso, mesmo depois de o legislador tê-las inserido num só artigo de lei”.

No mesmo mês, a Quinta Turma acompanhou, por maioria, o voto do ministro Felix Fischer no HC 104.724 e afastou a possibilidade de crime continuado. “Conforme a nova redação do tipo, o agente poderá praticar a conjunção carnal ou outros atos libidinosos. Assim, se praticar, por mais de uma vez, cópula vaginal, poderá, eventualmente, configurar-se a continuidade delitiva. Contudo, se praticada uma penetração vaginal e outra anal, neste caso jamais será possível a caracterização da continuidade, assim como já sucedia com o regramento anterior. É que a execução de uma forma nunca será similar à de outra”, afirmou o ministro Fischer.

“A realização de diversos atos de penetração distintos da conjunção carnal implica o reconhecimento de diversas condutas delitivas, não havendo que se falar na existência de crime único, haja vista que cada ato – seja conjunção carnal ou outra forma de penetração – esgota, de per se, a forma mais reprovável da incriminação”, disse o relator na ocasião.

Segundo ele, a tese de que penetração vaginal e outra forma de sexo forçado possam ser consideradas um único crime, com a pena aumentada apenas em razão do número de condutas, “enfraquece, e muito, a proteção que deve ser dispensada ao bem jurídico tutelado: a liberdade sexual. Trata-se de crime hediondo que, em sua esmagadora maioria, deixa marca indelével em suas vítimas, merecendo a devida atenção e repressão por parte do Estado”.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

OBAMA VISITA O BRASIL

Visita, que inclui também Chile e El Salvador, será a primeira do presidente dos EUA à América do Sul (BBC)

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira, 25, durante seu discurso do Estado da União, que fará uma visita ao Brasil em março.

A viagem inclui ainda Chile e El Salvador e será a primeira de Obama à América do Sul desde que assumiu o governo americano. Obama disse que a viagem servirá para "forjar novas alianças para o progresso nas Américas".

"O presidente espera se encontrar com a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para discutir áreas de interesse mútuo que ajudarão a fazer avançar a excelente relação que nós já temos com o governo brasileiro", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Mike Hammer.

"Essas áreas incluem energia limpa, crescimento global, reconstrução, assistência ao Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e outras questões de importância global", afirmou o porta-voz.

MORRE ATOR GLOBAL JOHN HERBERT

Ator sofria de enfisema pulmonar e estava internado desde o dia cinco de janeiro

O ator John Herbert morreu hoje aos 81 anos, em São Paulo. Ele deu entrada no Hospital do Coração (Hcor) no último dia 5, com insuficiência respiratória. Herbert sofria de enfisema pulmonar e faleceu às 12h30, segundo o hospital. John Herbert atuou em diversas novelas brasileiras, como A Viagem, Sinhá Moça, Um Só Coração, Cabocla, Esperança e Malhação. Seu papel mais recente foi como Excelência Gutierrez, na novela Três Irmãs (2008).

Hebert também atuou em filmes e trabalhou como diretor e produtor. Ele foi um dos fundadores do Teatro de Arena, na década de 50.

Ao lado da atriz Eva Wilma, com quem foi casado por mais de 20 anos, Herbert participou do seriado Alô Doçura, que teve grande audiência nos anos 50 e 60. Atualmente, ele era casado com Claudia Librach.

Descendente de alemães, John Herbert nasceu em 17 de maio de 1929, em São Paulo. Ele formou-se em Direito na faculdade do Largo São Francisco (USP), mas nunca deixou de atuar.

MARTA VAI JOGAR NOS STATES

Brasileira, a melhor jogadora do mundo desde 2006, vai atuar pelo Western New York Flash

NOVA YORK - A brasileira Marta, eleita recentemente a melhor do mundo pela quinta vez consecutiva, definiu onde irá jogar nesta temporada. Após jogar um torneio internacional de clubes com o Santos no início deste mês, a jogadora acertou um contrato de um ano com o Western New York Flash, time recém-criado para a disputa da Liga Profissional Norte-Americana de Futebol (WPS, na sigla em inglês).

Esta será a terceira temporada de Marta nos Estados Unidos e a primeira longe da Costa Oeste do país. Na primeira, jogou pelo Los Angeles Sol e foi vice-campeã. Na seguinte, jogou pelo FC Gold Pride, também da Califórnia, e conquistou o título da competição, além de ter sido escolhida a melhor jogadora da competição e da decisão.

Agora no estado de Nova York, na região nordeste dos Estados Unidos, Marta jogará na equipe que foi criada nesta temporada e tem sede na cidade de Rochester. O técnico do time, o neozelandês Aaran Lines, não vê a hora de trabalhar com a brasileira. "Esta será uma incrível oportunidade para a comunidade e para as jovens jogadores poder jogar com uma das melhores jogadoras do mundo. Ela é uma excepcional atleta e estamos muito ansiosos para sua chegada", disse.

Marta, que completará 25 anos de idade em fevereiro, deverá começar a trabalhar com sua nova equipe em março. A estreia na Liga Norte-Americana acontecerá no dia 17 de abril contra o Boston Breakers.

CNJ ADIA DECISÃO SOBRE ESCUTA EM PRESÍDIOS

Caso seja aprovada a medida é esdrúxula e ditatorial

Um pedido de vista suspendeu ontem, terça-feira (25) o julgamento do pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) delimite e oriente a atuação de juízes em relação às gravações de conversas de presos com advogados e visitas em presídios federais.

A análise do caso foi interrompida pelo conselheiro Jorge Hélio após o voto do relator Paulo Tamburini. O relator sustentou que o CNJ não poderia analisar a decisão de instalar escutas e nem editar uma regra.

Para Tamburini, as autorizações para as escutas precisam ser analisadas caso a caso porque se não há risco de prejudicar a privacidade dos presos e a necessidade do Estado de investigar. "Qualquer restrição administrativa que venha a ser imposta de modo a assumi-la ou restringi-la padecerá de ilegalidade', afirmou.

O conselheiro Jefferson Kravchychyn discordou do relator e defendeu que haja limites para essas gravações. "A maioria de nossos advogados é de homens e mulheres íntegros que não precisam ser ouvidos. Precisamos que se regulamente e que seja cumprida a lei. Não podemos transformar esse país em um grande big brother e é o que está acontecendo nos presídios federais', disse.

Presa na Prefeitura de Itabuna, Suzana é conduzida algemada por um policial

JURI POPULAR PARA SUZANA


A Justiça de Itabuna decidiu levar a júri popular a servidora da Prefeitura Municipal de Itabuna, (lotada Gabinete do prefeito José Nilton Azevedo Leal) Suzana Andrade. Acompanhada do seu advogado ela foi ouvida ontem pela juíza titular da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Itabuna, Cláudia Panetta.

Suzana será julgada pelo assassinato do marido Alex Silva Santos, em 22 de novembro de 2009, na residência do casal, no Parque Boa Vista, em Itabuna.

Inicialmente ela afirmou para a polícia que o crime teria sido cometido por dois homens, relacionando o assassinato do marido a dívidas com o traficantes de drogas.

Suzana vai agurdar o julgamento, que ainda não tem data marcada, em liberdade. Ele foi presa e está em liberdade devido um habeas corpus impetrado no ribunal de Justiça da Bahia por seu advogado.

POPULAR PARA SUZANA JURI

El jurado Itabuna Justicia decidió tomar el siervo de la ciudad de Itabuna, Susana Andrade. Acompañado por su abogado que se escuchó ayer por el titular de la Juez de Juicio por Jurado y la Sentencia del Condado de Itabuna, Claudia Panetta.

Suzanne será juzgado por el asesinato de su esposo Alex Silva Santos, el 22 de noviembre de 2009, la casa de la pareja, el Parque de Boa Vista en Itabuna.
Inicialmente ella dijo a la policía que el crimen fue cometido por dos hombres, vinculando el asesinato a las deudas de su marido a los traficantes de drogas.
Suzanne agurdar el juicio, que aún no ha previsto, en la libertad. Fue arrestado y está libre porque un hábeas corpus presentado ante el Tribunal de Bahía TRIBUNAL por su abogado.

JURI POPULAR FOR SUZANA

The Justice Itabuna jury decided to take the servant of the City of Itabuna, Suzanne Andrade. Accompanied by her lawyer she was heard yesterday by Judge holder of Jury Trial and Sentence County Itabuna, Claudia Panetta.

Suzanne will be tried for the murder of her husband Alex Silva Santos, on November 22, 2009, the couple's house, Parque Boa Vista in Itabuna.
Initially she told police that the crime was committed by two men, linking the murder to her husband's debts to drug traffickers.
Suzanne will agurdar the trial, which has not yet scheduled, in freedom. He was arrested and is free because a habeas corpus filed in the Court of Bahia OURT by your attorney.

POPOLARE PER SUZANA JURI

La giuria giustizia Itabuna deciso di fare il servitore del Comune di Itabuna, Suzanne Andrade. Accompagnata dal suo avvocato, lei è stato sentito ieri dal titolare del Giudice di Jury Trial e Frase County Itabuna, Claudia Panetta.

Suzanne saranno processati per l'omicidio di suo marito Alex Silva Santos, il 22 novembre 2009, casa della coppia, Parque Boa Vista a Itabuna.
Inizialmente lei ha detto alla polizia che il crimine è stato commesso da due uomini, che collega l'omicidio ai debiti di suo marito a trafficanti di droga.
Suzanne agurdar il processo, che non ha ancora fissato, in libertà. E 'stato arrestato ed è gratuito perché un habeas corpus depositata presso la Corte di Bahia ORTE dal suo
avvocato.

POPULAIRE POUR SUZANA JURI

Le jury Justice Itabuna décidé de prendre le serviteur de la Ville de Itabuna, Suzanne Andrade. Accompagné de son avocat, elle a été entendu hier par le titulaire de juge du Jury procès et la condamnation du comté Itabuna, Claudia Panetta.

Suzanne sera jugé pour l'assassiner son mari Alex Santos Silva, le 22 Novembre 2009, la maison du couple, Parque Boa Vista à Itabuna.
Au début, elle dit à la police que le crime a été commis par deux hommes, qui relie l'assassiner à des dettes de son mari pour les trafiquants de drogue.
Suzanne agurdar le procès, qui n'a pas encore été fixée, en toute liberté. Il a été arrêté et est libre, car un habeas corpus déposée à la Cour de Bahia OUR par votre avocat.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

JUIZ CHAMA PRESIDENTE DA OAB DE ITABUNA DE PAPA JACA


O apelido “papa-jaca” é uma forma levemente pejorativa e até mais jocosa com que os itabunenses são chamados, sobretudo pelos vizinhos ilheenses. Pois foi esta uma das alcunhas que o juiz da 4ª Vara Cível, Valdir Viana, utilizou com a intenção de desqualificar o advogado Andirlei Nascimento( foto ), presidente da subseção local da OAB.

Nascimento foi chamado na última sexta-feira, 21, para interceder em favor do advogado Sânzio Peixoto. Este tentava retirar um processo do cartório da Vara do Júri, com a intenção de fazer cópia dos autos. Foi barrado pela juiza Cláudia Panetta, sob alegação de que o causídico não tinha procuração.

O presidente da Ordem foi até o cartório da Vara do Júri e afirma que lá encontrou, além da juíza titular, um forte aparato policial e o juiz Valdir Viana. Este, segundo Nascimento, portava ostensivamente uma pistola na cintura.

Ao ver o representante da advocacia local, Viana teria passado a destratá-lo. “Quando argumentei que ele estava falando com o presidente da OAB, o juiz me disse, de forma arrogante, que não me conhecia como nada e que eu simplesmente era um papa-jaca, um plantador de batatas”, relatou Nascimento em uma assembleia extraodinária ocorrida na noite desta segunda-feira na sede local da Ordem. A reunião foi exclusivamente para discutir o tratamento dos dois juízes aos advogados da comarca. (Pimenta na Muqueca)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CHAVES ASSEGURA SUA REELEIÇÃO

Chávez diz que 'vai se mandar' depois de 2019 (Agência Estado)

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse no domingo, 23, que sua reeleição em 2012 "está escrita". Além disso, ele deu a entender que o próximo pode ser seu último mandato à frente do país.

"Eu serei eleito em dezembro de 2012. Está escrito", afirmou, em discurso a milhares de manifestantes. "Eu serei seu servidor até 2019 e, então, vou me mandar", brincou ele, enquanto a multidão entoava gritos de apoio ao líder. "Bem, vocês sabem, porque este ano eu farei 57 e estou chegando aos 60", disse. Chávez nasceu em julho de 1954.

O presidente foi eleito pela primeira vez em 1998, então reeleito duas vezes para mandatos de seis anos, no âmbito da Constituição de 2000 da Venezuela. A Constituição foi posteriormente emendada, permitindo reeleições ilimitadas para a presidência. Chávez já notou em várias ocasiões que gostaria de governar até 2030. Ele também disse esperar que seu partido governista vença as eleições legislativas de 2015.

Os parlamentares da oposição dominam 40% das cadeiras na nova Assembleia Nacional do país, desde o início do mês, após as eleições realizadas no ano passado. Com isso, a oposição encerrou um período de cinco anos em que os partidários de Chávez governaram praticamente sem oposição. As informações são da Dow Jones.

DOIS MORTOS EM TIROTEIO NA FLÓRIDA

Policiais fortemente armados caminham em direção à casa onde três policiais foram baleados em um tiroteio com um fugitivo
Foto: AP

Dois policiais foram mortos e um marechal ficou ferido em um tiroteio entre um fugitivo escondido em um sótão e a polícia em St. Petersburg, na Flórida.

Mais de cem tiros foram disparados entre o suspeito e a polícia. Autoridades afirmam que o criminoso foi encontrado morto dentro da casa cerca de seis horas após o tiroteio.

A polícia acredita que o fugitivo seja Hydra Lacy Jr., 39 anos, que foi detido na manhã desta segunda-feira. Lacy teria uma extensa ficha criminal, que inclui condenações por roubo à mão armada e agressão sexual.

"Ele era alguém que queria sair das ruas", afirmou o chefe de polícia Chuck Harmon. "Quem entra em uma casa e começar a atirar do sótão?"

Ao chegar ao local, a polícia foi avisada por uma mulher que Lacy estava no sótão da casa e chamou reforços. Um dos policiais mortos e o marechal foram baleados antes da chegada de reforço. O segundo policial foi atingido quando tentava socorrer os feridos.

Após o tiroteio, as autoridades tentaram forçar a saída do fugitivo da casa cortando a água e a eletricidade do local. A polícia também usou um veículo para fazer um buraco na parede da casa para chegar até um policial ferido, que acabou morrendo.

O marechal foi atingido por dois tiros, mas passa bem. As identidades dos policiais mortos ainda não foram divulgadas.

A casa, situada num bairro de classe média na zona sul de St. Petersburg, está registrada no nome de Lacy.

sábado, 22 de janeiro de 2011

ORGIA SEXUAL EM QUARTEL

Caso envolveu bombeiros da cidade de Charleroi.
Prefeito considerou a denúncia grave e cobrou uma investigação.

Um grupo de bombeiros da cidade belga de Charleroi, a cerca de 60 quilômetros da capital Bruxelas, está sendo investigado sob a suspeita de ter participado no dia 22 de maio de uma orgia sexual dentro do quartel, segundo reportagem do jornal belga "Sud Presse”.

A festa sexual foi organizada por um casal belga, uma mulher de 31 anos e seu namorado, um bombeiro de 41 anos, no quartel de Charleroi. O encontro foi combinado através de uma página na internet dedicada a encontros sexuais picantes e troca de casais.

O namorado da única mulher da orgia, que foi compartida por vários bombeiros, era o responsável por tirar as fotos. A história veio à tona depois que o casal conhecido como “Leskokin" publicou relatos e fotos da orgia na internet.

No site, a mulher pede para os bombeiros não criticarem seus colegas que participaram da orgia e não tiraram as meias durante o ato sexual. "Eles ficaram com as meias, porque nunca se sabe quando vão precisar sair para apagar um incêndio", disse ela.

O prefeito da cidade, Jean-Jacques Viseur, considerou a denúncia grave e cobrou uma investigação sobre o caso. O presidente da associação de bombeiros, Marc Gilbert, disse ter ficado chocado com a denúncia. "Isso é inaceitável", afirmou.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SAÍDA TRAUMÁTICA

A saída do professor Formigli Rebouças as Secretaria de Ação Social de Itabuna não foi espontânea. Foi traumática. A secretaria dói dada ao deputado eleito, coronel Santana que indicou uma afilhada. Marina Silva.

Em seu discurso de despedida, durante a posse da nova titular da pasta, hoje, terça-feira, às 15 horas no Gabinete do prefeito o ex-secretário disse que tudo que pediu lhe foi negado. Chegou a faltar caixão de defunto, energia cortada, aluguéis atrasados, falta de cestas básicas. Ou seja: faltou o básico do trabalho. E o prefeito prometeu tudo antes.

Para quem entendeu o discurso, em metáfora, o ex-secretário chamou o prefeito de irresponsável e mentiroso.

Isso não cai bem para um prefeito com mais de 52 mil votos. É lamentável!!!