quinta-feira, 29 de março de 2012

TEM PLANETAS HABITÁVEIS

Estudo identificou que 40% de todas as estrelas anãs-vermelhas têm um planeta com composição parecida com a Terra (Foto: ESO/L. Calçada)

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que a Via Láctea abriga dezenas de bilhões de planetas rochosos que giram em torno de anãs vermelhas - estrelas cuja massa é menor que a do Sol.

O estudo, realizado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) e divulgado nesta quarta-feira, contou com dados obtidos pelo espectrógrafo Harps, o "caçador de planetas" instalado em um telescópio de 3,6 metros do observatório La Silla, no Chile.

Segundo a pesquisa, é possível deduzir que nas vizinhanças do Sistema Solar, a distâncias inferiores a 30 anos luz, pode haver uma centena de "Super-Terras" (planetas com massa de uma a dez vezes superior à superior à da Terra).

Esta foi a primeira vez que foi medida de forma direta a frequência de Super-Terras em torno de anãs-vermelhas, que representam 80% das estrelas de nossa galáxia.

"Cerca de 40% de todas as estrelas anãs-vermelhas têm uma Super-Terra orbitando em sua zona de habitabilidade, uma região que permite a existência de água líquida sobre a superfície do planeta", explicou o líder da equipe internacional, Xavier Bonfils.
Segundo o astrônomo do Observatório de Ciências do Universo de Grenoble (França), como as anãs vermelhas são muito comuns - há 160 bilhões delas na Via Láctea -, pode-se concluir que "há dezenas de bilhões de planetas deste tipo só em nossa galáxia".

Durante as observações, realizadas durante um período de seis anos no hemisfério sul a partir de uma amostra composta por 102 estrelas anãs-vermelhas, os cientistas descobriram um total de nove Super-Terras.

Os astrônomos estudaram a presença de diferentes planetas em torno de anãs-vermelhas e conseguiram determinar que a frequência de Super-Terras na zona de habitabilidade é de 41% em uma categoria que vai de 28% a 95%.

Por outro lado, os planetas gigantes - similares em massa a Júpiter e Saturno no nosso Sistema Solar - não são tão comuns ao redor de anãs-vermelhas, com uma presença inferior a 12%.

Segundo Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, "a zona de habitabilidade em torno de uma anã-vermelha, onde a temperatura é apta para a existência de água líquida na superfície, está mais perto da estrela do que no caso da Terra em relação ao Sol".

"Mas as anãs-vermelhas são conhecidas por estarem submissas a erupções estelares ou labaredas, o que inundaria o planeta de raios-X ou radiação ultravioleta: isso tornaria mais difícil a existência de vida", acrescentou.

Por sua vez, Xavier Delfosse, do Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble, indicou que agora que se conhece a existência de muitas Super-Terras próximas, "espera-se que algum desses planetas passe em frente à sua estrela anfitriã durante sua órbita em torno desta".

"Isso abrirá a excitante possibilidade de estudar a atmosfera destes planetas e buscar sinais de vida", concluiu.

Um dos planetas descobertos pelo espectrógrafo Harps é Gliese 667 Cc, o mais parecido com nosso planeta, e que com quase certeza reúne as condições adequadas para a presença de água líquida em sua superfície, segundo o ESO.

TEM planetas habitables
Un estudio encontró que el 40% de todas las estrellas enanas rojas tienen un planeta con una composición similar a la Tierra (Foto: ESO / L. Walk)


Un equipo internacional de astrónomos descubrió que la Vía Láctea es el hogar de decenas de miles de millones de planetas rocosos que giran alrededor de enanas rojas, estrellas cuya masa es más pequeña que el Sol.

El estudio realizado por el Observatorio Europeo Austral (ESO, por sus siglas en Inglés) y puesto en libertad el miércoles, se basó en datos obtenidos por el espectrógrafo HARPS, el "cazador de planetas", instalado en un telescopio de 3,6 metros del Observatorio La Silla, Chile.

Según la investigación, es posible deducir que en las proximidades del sistema solar a una distancia de menos de 30 años luz, puede haber un centenar de "Super-Tierras" (planetas con una masa diez veces mayor que la Tierra).
Esta fue la primera vez que se trataba de una medida directa de la frecuencia de las súper-Tierras alrededor de enanas rojas, que representan el 80% de las estrellas de nuestra galaxia.

"Alrededor del 40% de todas las estrellas enanas rojas tienen una súper-Tierra orbitando en su zona habitable, una región que permite la existencia de agua líquida en la superficie del planeta", dijo el líder del equipo internacional, Xavier Bonfils.
De acuerdo con el astrónomo en el Observatorio de Ciencias del Universo de Grenoble (Francia), ya que las enanas rojas son muy comunes - hay 160 mil millones de ellos en la Vía Láctea - se puede concluir que "hay decenas de miles de millones de planetas en nuestra galaxia ".
Durante las observaciones, realizadas durante un período de seis años en el hemisferio sur a partir de una muestra de 102 estrellas enanas rojas, los científicos encontraron un total de nueve Súper-Tierras.

Los astrónomos estudiaron la presencia de diferentes planetas alrededor de enanas rojas, y fueron capaces de determinar la frecuencia de las súper-Tierras en la zona habitable es de 41% en una categoría que va desde 28% a 95%.

Por otro lado, los planetas gigantes-masa similar a Júpiter y Saturno en nuestro Sistema Solar - no son tan comunes alrededor de enanas rojas, con una presencia de menos del 12%.

Según Stéphane Udry del Observatorio de Ginebra, "la zona habitable alrededor de una enana roja, donde la temperatura es adecuada para la existencia de agua líquida en la superficie está más cerca de la estrella que en la Tierra en relación con Sol ".

"Pero las estrellas enanas rojas son conocidas por ser sumisa a las erupciones o llamaradas estelares, que inundará el planeta de rayos X o la radiación ultravioleta: que haría más difícil la existencia de la vida", agregó.
Por su parte, Xavier Delfosse, del Instituto de Planetología de Grenoble y Astrofísica, dijo que ahora que sabemos que la existencia de muchos próximo Super-Tierras ", se espera que algunos de estos planetas pasan por delante de su estrella madre durante su órbita alrededor de esto. "

"Esto abre la emocionante posibilidad de estudiar la atmósfera de estos planetas y la búsqueda de signos de vida", concluyó.

Uno de los planetas descubiertos por espectrógrafo HARPS es Gliese 667 CC, más como nuestro planeta, y sin duda cumple con las condiciones necesarias para la presencia de agua líquida en su superficie, de acuerdo con la ESO.

PROPORCIONAL FOI REJEITADA

Kassab já disse que apoio a Serra é incondicional, mas tenta negociar a formação de uma aliança na eleição para vereador

Os vereadores do PSDB de São Paulo vão tentar impedir que o partido feche uma coligação com o PSD na eleição para a Câmara Municipal. Eles temem que a sigla do prefeito Gilberto Kassab "pegue carona" na popularidade do PSDB na capital paulista e impeça a reeleição dos tucanos.

"A bancada já se posicionou contra uma aliança proporcional", afirmou o vereador Floriano Pesaro, líder do PSDB na Câmara. "Cada partido deve disputar sua própria base, e não pegar carona na legenda dos outros."

Kassab sempre declarou que seu apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à prefeitura é "incondicional", mas tenta negociar a formação de uma aliança na eleição para vereador - a chamada chapa proporcional.

O PSD precisa se unir aos tucanos para tentar manter sua bancada de dez vereadores na capital. Seria a melhor maneira de conseguir exposição para seus candidatos, já que o partido não tem uma fatia significativa de tempo na propaganda de TV e rádio, e ainda não tem uma legenda forte, pois disputa pela primeira vez uma eleição.

Kassab disse a Serra que espera fechar o acordo, mesmo que o PSD tenha que abrir mão da vaga de vice na chapa.

Os vereadores e pré-candidatos tucanos à Câmara acreditam que seriam prejudicados com a formação de uma chapa única com o partido de Kassab. Eles dizem que o PSD se beneficiaria dos votos dados à legenda do PSDB - passando a disputar espaço entre si para conquistar uma vaga à Câmara.

"Todo mundo sabe qual é o número do PSDB, ainda mais com uma figura como o Serra na disputa para prefeito. Mas quem sabe qual é o número do PSD?", protesta um pré-candidato a vereador tucano.

O PSDB tem tradicionalmente uma grande quantidade de votos em sua legenda - quando o eleitor escolhe o partido e não um nome específico para o legislativo. Os tucanos acreditam que os candidatos do PSD agregariam poucos votos à chapa e se beneficiariam dos votos na legenda do PSDB.

"O número 45 consolida a posição do PSDB como um partido responsável e reconhecido. Não queremos incluir candidatos de outros partidos", afirma Pesaro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PROPORCIONAL RECHAZADO
Kassab, ha dicho que Sierra es el apoyo incondicional, sino que trata de negociar la formación de una alianza en la elección para concejal
Los consejeros del PSDB en São Paulo tratará de mantener el partido cerca de una coalición con el PSD en las elecciones para el Concejo Municipal. Temen que el símbolo de la alcalde Gilberto Kassab, "dar un paseo" en la popularidad del PSDB en la capital del estado y evitar la reelección de los tucanes.
"El banco se ha posicionado en contra de una proporción de alianza", dijo el concejal Floriano Pesaro, líder del PSDB en la Cámara. "Cada parte debe cumplir con su propia base, y no hacer autostop en la leyenda de los demás."
Kassab siempre ha declarado su apoyo a la candidatura de José Serra (PSDB) a la ciudad es "incondicional", pero los intentos de negociar la formación de una alianza en la elección a concejal - la placa proporcional llamada.
El PSD debe unir a los tucanes para tratar de mantener su mostrador diez concejales en la capital. Sería la mejor manera de ganar exposición para sus candidatos como el partido no tiene una parte significativa de tiempo en la televisión y la publicidad por radio, y no tiene una competencia fuerte para el título por primera vez una elección.
Kassab, dijo que Sierra espera cerrar el acuerdo, incluso si el PSD tiene que renunciar al puesto de vicepresidente en la plancha.
Los concejales y los tucanes de pre-candidatos creen que la Casa sufriría con la formación de una sola hoja con el partido de Kassab. Dicen que el PSD se beneficiarían de los votos dados a la leyenda del PSDB - va a luchar por un espacio entre sí para ganar un escaño en la Cámara.
"Todo el mundo sabe cuál es el número del PSDB, incluso con una figura como la Sierra en la contienda por la alcaldía. Pero, ¿quién sabe cuál es el número de PSD?", Protesta un pre-candidato a concejal tucán.
El PSDB ha sido tradicionalmente una gran cantidad de votos en la leyenda - cuando el votante elige el partido y no un nombre específico para la legislatura. Los tucanes creen que el candidato del PSD sumaría unos cuantos votos a la placa y se beneficiaría de los votos en la leyenda del PSDB.
"El número 45 se consolida la posición del PSDB como partido responsable y reconocido. No desea incluir candidatos de otros partidos", dice Pesaro. La información es el diario O Estado de S. Pablo.

STF AUTORIZA INVESTIGAÇÃO

Lewandowski autorizou diligências requeridas pelo procurador-geral. Além de Demóstenes, três deputados federais são investigados

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta a quebra do sigilo bancário do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e de outros investigados por suspeita de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, por exploração de jogos ilegais em Goiás.

Lewandowski determina providências no inquérito do Ministério Público envolvendo senador Demóstenes Torres e autorizou uma série de diligências que tinham sido requeridas na terça-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

O procurador-geral pediu a divisão do inquérito em duas partes. Uma no STF para Demóstenes Torres e mais três deputados federais de três Estados, incluindo um de Goiás, e outra parte do inquérito para os investigados sem foro privilegiado, que deverão responder em primeira instância.

A revista Carta Capital do último fim de semana publicou o que afirma ser o teor de um relatório da Polícia Federal, no qual Demóstenes é acusado de receber recursos do esquema. Reportagem do jornal O Globo fala de um pedido de dinheiro feito pelo senador goiano ao contraventor. Semanas atrás, Demóstenes havia sido acusado de receber presentes e de trocar cerca de 300 telefonemas com Cachoeira, conforme informações da Polícia Federal.

STF AUTHORIZE INVESTIGATION
Lewandowski authorized care required by the Attorney General. In addition to Demosthenes, three deputies are investigated

The Justice Ricardo Lewandowski, the Supreme Court (STF), on Thursday authorized a breach of bank secrecy Senator Demosthenes Torres (DEM-GO) and others investigated on suspicion of involvement with the entrepreneur Carlos Augusto Ramos, Carlinhos Cachoeira, arrested Operation in Monte Carlo, Federal Police, for operation of illegal gambling in Goiás
Lewandowski determining steps in the investigation of the prosecutors involving Senator Demosthenes Torres and authorized a series of steps that had been requested on Tuesday by Attorney General of the Republic, Roberto Gurgel.
The attorney general asked the division of the investigation into two parts. Demosthenes to a STF in Torres and three deputies of three states, including one of Goias, and part of the investigation to the investigation no privileged position, which should respond in the first instance.
The magazine Carta Capital last weekend published what it claims to be the content of a report by the Federal Police, in which Demosthenes is accused of receiving funds from the scheme. O Globo newspaper report speaks of a request for money made by Senator goiano the offender. Weeks ago, Demosthenes was accused of receiving gifts and exchange about 300 phone calls with waterfall, according to information from the Federal Police.

STF AUTORIZZO INDAGINE
Lewandowski assistenza autorizzato richiesto dal Procuratore Generale. Oltre a Demostene, tre deputati sono indagati

Il giudice Ricardo Lewandowski, la Corte Suprema (STF), il Giovedi autorizzato una violazione del segreto bancario senatore Demosthenes Torres (DEM-GO) e altri indagati perché sospettati di coinvolgimento con l'imprenditore Carlos Augusto Ramos, Carlinhos Cachoeira, arrestato funzionamento in Monte Carlo, polizia Federale, per il funzionamento del gioco d'azzardo illegale in Goiás
Lewandowski determinare le tappe nelle indagini dei pubblici ministeri che coinvolgono il senatore Demosthenes Torres e ha autorizzato una serie di passaggi che erano stati richiesti il Martedì dal procuratore generale della Repubblica, Roberto Gurgel.
Il procuratore generale ha chiesto la divisione delle indagini in due parti. Demostene ad una STF a Torres e tre deputati di tre Stati, tra cui uno di Goias, e parte delle indagini per l'inchiesta nessuna posizione privilegiata, che dovrebbe rispondere in prima istanza.
Il week-end rivista Carta Capital scorso ha pubblicato ciò che sostiene di essere il contenuto di una relazione della polizia federale, in cui Demostene è accusato di ricevere fondi dal regime. Articolo di giornale O Globo parla di una richiesta di denaro fatta dal senatore Goiano l'autore del reato. Settimane fa, Demostene fu accusato di ricevere doni e lo scambio di circa 300 telefonate con cascata, secondo i dati della polizia federale.

BETHÂNIA LANÇA O SEU DISCO DE NÚMERO 50

Maria Bethânia durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro

Nesta sexta (30) chega às lojas o “Oásis de Bethânia”, 50º álbum da carreira de Maria Bethânia. A capa do álbum traz uma foto do sertão alagoano feita por Gringo Cardia e durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta (28) na sede da gravadora Biscoito Fino, zona sul do Rio, Bethânia revelou que seu oásis é o sertão brasileiro: "Preciso lembrar que existe esse lugar no meu país. Isso me coloca do tamanho que eu sou", explicou Bethânia.

As dez faixas do CD contam com produção de diferentes artistas, que passam por Djavan até Lenine. “Foi uma escolha bem pensada, não queria voltar ao estúdio com a mesma formação. Queria que fosse apenas minha voz e um instrumento, se eu tocasse algum instrumento seria apenas eu tocando e cantando”, disse Bethânia sobre a concepção do álbum que, dessa vez, não teve criação geral do maestro Jaime Allen. O tom mais enxuto das canções se reflete nos 38 minutos que compõem o álbum, assinado por Bethânia e Jorger Heder.

A "renovação", de acordo com Bethânia era um desejo antigo. “Senti vontade de fazer um álbum com a mesma estranheza causada por ‘Ciclo’”, revelou Bethânia citando o disco lançado em 1983 e prosseguiu: “Saiu como eu queria, com as mudanças sonoras que eu queria, esse é um álbum importante na minha carreira”, sintetizou.

Dentre as novidades do novo álbum está um texto intitulado “Carta de Amor” ("Amar é um protesto", comparou), escrito por Bethânia e musicado por Paulo César Pinheiro. Segundo ela, a carta foi escrita para deixar de lado “dores, angústias e mágoas”. Essa é a primeira vez que a cantora publica um dos seus escritos. Indagada sobre o porquê da demora em divulgá-los, Bethânia explicou: “Temos poetas e escritores maravilhosos, escrevo para me preservar da visibilidade do palco que a minha profissão exige. Escrevo muito, desde moça, mas sempre queimei tudo depois”, contou aos risos.

La 50a BETHANIA LANZA ALBUM

Maria Bethania durante una conferencia de prensa en Río de Janeiro


El viernes (30) saldrá a la venta el "Oasis de Betania", el álbum número 50 de su carrera Maria Bethania. La portada del álbum muestra una foto del interior de Alagoas Gringo Cardia hecha por y durante la conferencia de prensa el miércoles (28) en la sede de la etiqueta de Cracker, al sur de Río de Janeiro, Betania, reveló que su oasis es el sertón brasileño, "lo que necesito recordar que este lugar existe en mi país. Esto me pone el tamaño que yo soy ", dijo Bethany.
Los diez temas del CD vienen con la producción de diferentes artistas, que pasan por Djavan a Lenin. "Fue una elección reflexiva, no volvería al estudio con la misma formación. Ojalá fuera sólo mi voz y un instrumento, si me tocaba un instrumento sería sólo yo tocando y cantando ", dijo Bethany en el diseño del álbum, esta vez, no tuvo la creación global de conductor de James Allen. El tono de las canciones de vacas flacas se refleja en los 38 minutos que componen el álbum, y firmado por Bethania Jorger Heder.
La "renovación", de acuerdo a Betania era un viejo anhelo. "Quería hacer un álbum con la misma extrañeza causada por el 'Ciclo'", dijo Bethany citando el álbum lanzado en 1983 y continuó: "Él salió como yo quería, con los cambios de sonido que yo quería, este es un disco importante en mi carrera, "resumió.
Entre las novedades del nuevo álbum es un texto titulado "Love Letter" ("El amor es una protesta", en comparación), escrito por Bethania y la música de Paulo César Pinheiro. Ella dijo que la carta fue escrita a dejar de lado "el dolor, la angustia y el dolor." Esta es la primera vez que el cantante publica uno de sus escritos. Al preguntarle por qué la demora en la divulgación de ellos, Betania, dijo: "Tenemos maravillosos poetas y escritores, escribo para preservar la visibilidad de la etapa de que mi profesión requiere. Escribo mucho, ya que la chica, pero siempre después de todo lo quemado ", dijo entre risas.

The 50th BETHÂNIA LAUNCHES ALBUM

Maria Bethania during a press conference in Rio de Janeiro


On Friday (30) hits stores the "Oasis of Bethany," the 50th album of their career Maria Bethania. The album cover features a photo of the interior of Alagoas made by Gringo Cardia and during the press conference on Wednesday (28) at the headquarters of Cracker label, south of Rio, Bethany revealed that her oasis is the Brazilian backlands, "I need remember that this place exists in my country. This puts me the size I am, "said Bethany.
The ten tracks on the CD come with the production of different artists, who go through Djavan to Lenin. "It was a thoughtful choice, would not return to the studio with the same formation. I wish it were just my voice and an instrument, if I played an instrument would be just me playing and singing, "said Bethany on the design of the album, this time, had no overall creation of conductor James Allen. The tone of the songs lean is reflected in the 38 minutes that make up the album, and signed by Bethania Jorger Heder.
The "renewal", according to Bethany was an old wish. "I wanted to make an album with the same strangeness caused by 'Cycle'," said Bethany citing the album released in 1983 and went on: "He went out as I wanted, with sound changes that I wanted, this is an important album in my career, "he summarized.
Among the novelties of the new album is a text entitled "Love Letter" ("Love is a protest," compared), written by Bethania and music by Paulo Cesar Pinheiro. She said the letter was written to let go of "pain, anguish and grief." This is the first time that the singer publishes one of his writings. Asked why the delay in disclosing them, Bethany said: "We have wonderful poets and writers, I write to preserve the visibility of the stage that my profession requires. I write a lot, since the girl, but always burned everything after, "he said to laughter.