segunda-feira, 28 de junho de 2010

É HOJE BRASIL!

Bravo. O goleiro do Chile tem nome de colocar medo nos adversários, mas não na seleção brasileira. É claro que o discurso de respeito predomina no lado verde e amarelo, mas o retrospecto do duelo mostra que o Brasil é o favorito nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, às 20h30m (15h30m de Brasília), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Até porque terá Robinho no ataque.

Está aí, aliás, é um nome que bota medo. Especialmente em Claudio Bravo, goleiro e capitão da seleção chilena. Nos últimos cinco jogos que fez contra o Brasil, ele sofreu sete gols de Robinho. Por sinal, se fizer mais um gol contra o rival sul-americano, o atacante do Santos se torna, ao lado de Pelé, o maior carrasco brasileiro dos chilenos. O jogador, porém, prefere não dar tanta bola para estatísticas.

- Eu sempre tive sorte contra o Chile. Preparo-me igual para todos os jogos, mas tive a felicidade de fazer muitos gols contra eles. Cada jogo tem uma história, e espero que esta seja favorável. Se eu puder fazer gol, ótimo. Mas se não der e o Brasil se classificar, estará bom também – afirmou o camisa 11, que até agora não balanou as redes no Mundial. Só Luis Fabiano (2), Elano (2) e Maicon marcaram.

WENCESLAU APROVADO NA CONVENÇÃO EM SALVADOR

Vereador PCdoB, Wenceslau jr.

O lema “Avançar nas mudanças na Bahia e no Brasil” marcou a Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB, realizada na manhã de ontem, domingo (27/6), no Centro de Convenções em Salvador. Com presença de mais de 5 mil militantes o partido referendou 42 candidaturas à Assembléia Legislativa e entre elas a candidatura de Wenceslau como representante do sul da Bahia.

O Partido também oficializou o apoio a Wagner (PT) para governador, Lídice (PSB) e Pinheiro (PT) para o senado e as candidaturas de Alice Portugal, Edson Pimenta e Daniel Almeida para à Câmara do Deputados.

O Presidente do PcdoB na Bahia Daniel Almeida ressaltou a importância estratégica do aumento de vagas do PcdoB na Assembléia Legislativa do Estado, Segundo Daniel Almeida, “O empenho da militância no sul da Bahia é fundamental para eleição de mais um deputado estadual para o PCdoB”.

Ao fim da Convenção, parlamentares, candidatos e lideranças do partido se uniram aos representantes do PT, PSB, PDT, PP, PRB e PSL no ato conjunto de apoio às candidaturas de Wagner (PT) e Dilma Rousseff (PT).

DEPUTADO GERALDO SIMÕES ESTÁ COM A FICHA-SUJA

Advogados tentam reverter o quadro que é difícil

O deputado federal Geraldo Simões (PT-BA) está com a ficha suja e poderá não ser candidato à reeleição. Com o parlamentar itabunense pesam os seguintes processos: Inquérito 2759 Crime de responsabilidade - Data de autuação: 26/09/2008); Inquérito 2707 Crime de responsabilidade - Data de autuação:29/04/2008; Inquérito 2831 Crime contra as finanças públicas - Data de autuação: 31/07/2009.

Contra o parlamentar existem ainda : Inquérito 471 Crime eleitoral e captação ilícita de votos - Data de autuação: 19/11/2007; e Inquérito 2719 Crime de responsabilidade - Data de autuação: 21/05/2008. Até mesmo os geraldistas otimistas estão tristes com as notícias que não são boas.

domingo, 27 de junho de 2010

DIAS CONVOCADO PARA VICE

Álvaro Dias diz que foi 'convocado' e que aceita ser vice de Serra (Foto: André Dusek / Agência Estado)

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que foi "convocado" para ser o candidato a vice do tucano José Serra na chapa para a Presidência da República.

“Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido. Eu, para contribuir, não vou de forma nenhuma fugir a essa responsabilidade. Aceito sim. É uma honra, inclusive, ser vice do Serra pelo seu talento, pela sua competência política, capacidade administrativa”, afirmou, ao desembarcar em Mato Grosso, onde participou da convenção estadual do PSDB ontem, sábado (26).

segunda-feira, 21 de junho de 2010

TRIBUNAL DO JURI DECIDIR PROVA SEGUNDO STJ

Na dúvida Tribunal do Juro pode decidir prova

Se há nos autos duas vertentes de prova, uma confirmando a versão da defesa e outra caracterizando, na espécie, o crime de homicídio doloso, cabe ao Tribunal do Júri analisar em profundidade qual delas reflete a verdade. Com esse entendimento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus a uma mulher acusada de homicídio. A defesa alegava suposta coação ilegal praticada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo os autos, a ré foi denunciada e pronunciada por homicídio ocorrido em 22 de maio de 1995. A defesa apelou contra a sentença de pronúncia, requerendo sua anulação ou a desclassificação dos fatos para delito culposo. O pedido foi negado.

Para a Justiça paulista, a autoria e a materialidade do crime são incontroversas, mas o contexto probatório é contraditório, não permitindo conclusão segura a respeito da existência ou ausência de dolo. Por isso, a investigação profunda da prova e a análise do mérito da acusação, no caso, são de competência do Tribunal do Júri.

Testemunhas ouvidas na fase policial e em juízo, entre elas os filhos e empregados do casal, confirmaram a versão da acusada de que o disparo foi acidental e ocorreu quando a ré aprendia a manusear a espingarda da vítima por insistência desta, preocupada com a segurança da família.

Por outro lado, também existem testemunhos em sentido contrário, fortalecendo a tese da acusação de que a ré costumava portar armas de fogo e sabia manuseá-las, e da existência de conflitos entre o casal e ameaças feitas pela ré contra a vítima.

No STJ, a defesa insistiu na desclassificação para crime culposo, alegando ausência de indícios da prática de crime doloso contra a vida e cerceamento de defesa pela não reinquirição das testemunhas. A ré será submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Segundo o relator, desembargador convocado Celso Limongi, a juíza de Direito da Primeira Vara da Comarca de Suzano (SP) agiu acertadamente ao pronunciar a paciente e garantir ao Tribunal do Júri, juiz natural da causa, o julgamento aprofundado do feito. Portanto, é inviável o atendimento do pedido da defesa.

“Se há nos autos duas vertentes de prova, uma confirmando a versão da defesa, e outra, no sentido de estar caracterizado na espécie o crime de homicídio doloso, ao Tribunal do Júri caberá analisar, em profundidade, qual delas reflete a verdade”, ressaltou o relator em seu voto. A decisão foi unânime.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CLIMA DE COMOÇÃO

Foram enterrados no fim da tarde desta sexta-feira (18/6), no cemitério Campo Santo os corpos de Heide do Bonfim, de 28 anos e do seu ex-marido Leonard Primitivo, de 34 anos.

Os corpos foram velados no SAF, em seguida familiares e amigos de Heide começaram a se direcionar ao velório com lagrimas e comoção para prestarem as últimas homenagens.
Alguns minutos depois, foi a vez do advogado Leonard, que mesmo cometendo um crime passional, teve uma despedida tão dolorosa quanto a de Heide.

Fato curioso é que os dois foram velados juntos por um longo período do dia, em seguida os corpos foram separados, porém, permanecendo no mesmo espaço. (Por: Radar Notícias)

PORTA AVIÃO CAI NOS EUA

Imagem da TV local mostra o local onde estava a porta. (Foto: Reprodução)

A porta de um avião da American Airlines que havia partido de são Paulo abriu-se quando o avião saía de um portão no aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth, informou a empresa na quinta-feira (17).

Tim Wagner, porta-voz da empresa, disse que nenhum dos 200 passageiros se machucou no incidente, ocorrido logo depois do pouso.

Wagner afirmou que não estava claro se a tripulação teve culpa ou se houve falha mecânica no avião, um Boeing 777.

A empresa não tomou medidas disciplinares contra os funcionários. O avião foi mandado para reparos.

TROCOU MULTA POR SEXO

Jamie Slater conseguiu sair com duas vítimas (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Um policial corrupto do País de Gales foi preso por aliviar multas de mulheres em troca de sexo. Jamie Slater, de 33 anos, foi acusado de abuso de poder por usar de sua autoridade e fazer com que suas vítimas fizessem sexo com ele na viatura em troca do perdão de multas de trânsito.

O golpe de Slater consistia em flagrar mulheres cometendo pequenos delitos no trânsito e autuá-las. No momento em que entregava a multa, o policial solicitava um número de telefone celular da condutora.

O homem então "bombardeava" suas vítimas com mensagens de texto no celular, onde oferecia a troca. Duas mulheres teriam aceitado fazer sexo com ele na viatura e tiveram suas multas "esquecidas".

Uma das vítimas, inclusive, foi vista com o policial na viatura durante uma ocorrência.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DR. MARCOS BANDEIRA LANÇA LIVRO EM JULHO

"Tribunal do Juri"
vai ser lançado dia 8 de julho


No próximo dia 08 de julho às 19hs, no salão nobre do tribunal do júri do Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna-BA, será lançado o livro intitulado " Tribunal do Júri", de autoria do juiz Marcos Bandeira.

A obra que é embasada na boa doutrina e jurisprudência, comenta artigo por artigo da nova lei do júri - lei nº 11.680/2008 -, abordando pormenorizadamente sobre todo o roteiro do tribunal do júri e diversos temas complexos, como a quesitação, mostrando as consequências das respostas dadas a determinados quesitos que são submetidos aos jurados.

O autor é especialista em direito processual penal e processual civil, professor de Direito da UESC , sendo atualmente doutorando da faculdad de derecho da Universidade Nacional de Lomas de Zamorra em Buenos Aires, tendo atuado por mais de 15 anos como juiz-presidente do Tribunal do Júri.

A obra que leva o prefácio do magistrado e professor Ricardo Schimith, será apresentada pela professora e ex-magistrada Sônia Maron. Este é o quarto livro júridico de autoria de Marcos Bandeira, que já lançou Guarda e Tutela na prática juridica, lançado em 1998, pela editora CIências Júrídicas; Adoção Na prática Forense, lançado em 2001, pela Editus (editora da UESC); Atos Infracionais e Medidas Sócioeducativas: uma leitura dogmática, crítica e constitucional, lançado em 2006, pela editus, e agora " Tribunal do Júri", que também foi editado pela editus.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

JUIZ –CORREGEDOR VISITA CONJUNTO PENAL DE TEIXEIRA DE FREITAS

O juiz conversou com presos do Complexo Policial de Eunápolis

O juiz-corregedor Cláudio Daltro visitou hoje as instalações do Conjunto Penal e do Complexo Policial de Teixeira de Freitas, em prosseguimento ao trabalho do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça.

Segundo o juiz, o problema maior do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas é a superlotação carcerária, o que também ocorre em outras unidades prisionais que ele visitou. A estrutura do estabelecimento, disse o juiz, é razoável. “É nas delegacias que as condições são adversas”, completou.

Cláudio Daltro espera que as obras do Conjunto de Eunápolis sejam concluídas o mais rápido possível, para que os presos do complexo policial sejam transferidos para a nova unidade. Ontem, ele esteve no complexo e depois visitou as obras do presídio, acompanhado do juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca, Otaviano Andrade, e do delegado Rodolfo Faro.

O novo presídio contribuirá para a redução da população carcerária do Conjunto de Teixeira de Freitas, que recebe presos do todo o sul do Estado. “Quando ocorre qualquer problema nas carceragens dos municípios da região, os detentos têm que ser transferidos para Teixeira”, disse o magistrado.

Nesta sexta-feira (11), com a presença dos juízes Cláudio Daltro e Andremara dos Santos, da Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital, o Grupo de Monitoramento se reúne com membros da sociedade civil, juízes e autoridades da região.

Haverá, num primeiro momento, a apresentação do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, para autoridades e possíveis parceiros. Depois, numa reunião reservada com os magistrados da região, será organizado o mutirão carcerário das comarcas de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas.

MORREU DURANTE TROCA DE TIROS COM POLICIAIS

Em Eunápoles o tráfico e os assassinatos são constantes

Com uma extensa ficha criminal, Vagner de Jesus Mendes, 20 anos, conhecido como “Vaguinho” ou “Correria”, reagiu à voz de prisão ao ser surpreendido, em Eunápolis, portando um revólver de calibre 38.

Ao trocar tiros com investigadores da Delegacia de Eunápolis ele foi baleado, vindo a falecer no Hospital Regional.

Em fevereiro deste ano, “Correria” chegou a ser preso por policiais militares numa residência na Rua D. Pedro I, no bairro do Pequi, em Eunápolis.

Ele havia escondido uma arma de grosso calibre, atrás de um móvel posicionado num dos cômodos da casa. Envolvido com o tráfico de drogas, Vagner ameaçava moradores da região para que não o denunciassem à polícia.

ASSISTENTE PODE INTERPOR RECURSO EM AÇÃO PENAL

Por seis votos a dois os ministros admitiram a possibilidade

Por seis votos a dois, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou sua própria Súmula 210 para admitir que o assistente de acusação em ação penal incondicionada possa interpor recurso, no caso de omissão do Ministério Público, titular da ação.

A decisão foi tomada pela Corte ao negar provimento ao Habeas Corpus (HC) 102085. Nele, a defesa de Neusa Maria Michelin Tomiello se insurgia contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu provimento parcial a Recurso Especial (REsp) lá interposto pelo assistente da acusação, a empresa de factoring Vacaria Assessoria Creditícia Ltda, em ação penal proposta contra a autora do HC na Justiça de Vacaria (RS).

Dispõe a Súmula 210/STF que “o assistente do Ministério Público pode recorrer, inclusive extraordinariamente, na ação penal, nos casos dos artigos 584, parágrafo 1º e 598 do Código de Processo Penal”. Tais dispositivos facultam ao ofendido e a seu cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos a interposição de recurso em caso de inércia do MP em ação penal.

AÇÃO CONTRA CALOTE OFICIAL NO BRASIL DOS GOVERNANTES VELHACOS

Ministro Ayres Brito pode acabar com o calote oficial

Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4425) contra a Emenda Constitucional (EC) 62/2009, que instituiu regime especial de pagamento de precatórios. Dessa vez, quem questiona a norma é a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O relator da matéria é o ministro Carlos Ayres Britto.

Para a entidade, ao criar uma verdadeira moratória constitucional – ou um “calote institucionalizado” – para o pagamento dos precatórios, a emenda teria deixado o Poder Executivo imune aos comandos emitidos pelo Poder Judiciário. Para a confederação, isso fere a separação dos poderes, consagrada na Constituição Federal de 1988. “Não há como garantir a independência de poderes quando o Poder Judiciário perde a autonomia e a autoridade de suas decisões”, sustenta a CNI.

As alterações constitucionais produzidas pela EC 62/09 seriam incompatíveis, ainda, de acordo com a entidade, com as garantias constitucionais da tutela jurisdicional e da coisa julgada e com os direitos fundamentais à segurança jurídica e à igualdade de tratamento, direitos e garantias, assegurados no artigo 5º da Constituição, “sem os quais não existe Estado de Direito”, conclui a CNI.

Com esses argumentos, a confederação pede ao STF que declare inconstitucionais os artigos 2º (que acrescentou o artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) 3º, 4º e 6º da EC 62/2009, e os parágrafos 9º e 12 do artigo 100 da Constituição, introduzidos pelo artigo 1º da EC 62/2009.

LEI MARIA DA PENHA É INCONSTITUCIONAL

Ministro Marco Aurélio vai relatar se a Lei Maria da Penha é ou não inconstitucional. Na verdade é ula lei exdruxula

Com o objetivo de afastar a aplicabilidade da Lei dos Juizados Especiais (9.099/95) aos crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha (11.340/2006), bem como para determinar que o crime de lesão corporal de natureza leve cometido contra mulher seja processado mediante ação penal pública incondicionada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4424), com pedido de medida cautelar, no Supremo Tribunal Federal. O relator é o ministro Marco Aurélio.

O pedido do procurador-geral está fundamentado na necessidade de se dar interpretação conforme a Constituição aos artigos 12, I; 16 e 41 da Lei Maria da Penha. Na ação, ele ressalta que essa norma “foi uma resposta a um quadro de impunidade de violência doméstica contra a mulher, gerado, fortemente, pela aplicação da Lei 9.099”.

Roberto Gurgel salienta que, após a edição da Lei 11.340, duas posições se formaram a respeito da forma de ação penal relativa ao “crime de lesões corporais leves praticado contra a mulher no ambiente doméstico: pública condicionada à representação da vítima ou pública incondicionada”.

O procurador-geral afirma que a única interpretação compatível com a Constituição e o fim da norma em tela é a de se utilizar ao crime cometido contra a mulher a ação penal pública incondicionada. Caso contrário, ressalta a ADI, estaria a utilizar a interpretação que importa em violação ao “princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, aos direitos fundamentais da igualdade, à proibição de proteção deficiente dos direitos fundamentais e ao dever do Estado de coibir e prevenir a violência no âmbito das relações familiares”.

De acordo com Gurgel, a interpretação que condiciona à representação o início da ação penal relativa a crime de lesão corporal de natureza leve, praticado em ambiente doméstico, gera para as vítimas desse tipo de violência “efeitos desproporcionalmente nocivos”. Roberto Gurgel afirma que no caso de violência doméstica, tem-se, a um só tempo, grave violação a direitos humanos e expressa previsão constitucional de o Estado coibir e prevenir sua ocorrência. “A opção constitucional foi clara no sentido de não se tratar de mera questão privada”, afirma.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Itabuna ganha maior oferta de água dentro de 90 dias

(Eta-05, Nova Ferradas)
EMASA VAI AUMENTAR OFERTA DE ÁGUA

Dentro de 90 dias, a população terá a disposição, mais 300 litros de água por segundo, graças a entrada em funcionamento, de 2 motores bombas, que começarão a ser instalados dentro de 15 dias pela empresa MRM, na ETA 05 de Nova Ferradas, que capta água do Rio Cachoeira. O bombeamento será feito para a Estação principal no São Lourenço, através de uma adutora de 11 quilômetros, construída na gestão anterior.

Com isso a oferta de água aumentará para 900 litros por segundo, diminuindo o número de manobras, o que acarretará, consequentemente, um melhor atendimento a população,
que terá maior oferta de água nas torneiras.

Esses motores estão sendo financiados pela Caixa Econômica, num investimento de R$ 6.000.000,00 (Seis milhões de reais), tendo sido o convênio assinado ontem, dia 09.10, no Gabinete do Prefeito, que na oportunidade disse que “isto é a conclusão de uma parte da luta que travamos para melhorar o fornecimento de água para o povo, desde o início do nosso governo, mas que só terminará quando da conclusão da Barragem da Estiva, em Itapé”.

Estavam presentes a assinatura do convênio, além do Gerente da Caixa, o Presidente da Emasa, Alfredo Melo e o Diretor Técnico da Empresa, Marcos Habib.

Ascom/Emasa

quarta-feira, 9 de junho de 2010

DESFILE DO SPFW

Tufi Duek abriu o primeiro dia do evento que antecipa o verão 2011. Rosa Chá e Cia Marítima também mostrarão criações nesta quarta.

O São Paulo Fashion Week entra nesta quarta-feira (9) em seu primeiro dia de desfile. O G1 realiza a cobertura completa do evento.

VÍDEO MOSTRA TENTATIVA

Polícia Civil investiga o caso. Especialista diz que tiro foi disparado com técnica.

A polícia está investigando um vídeo que circula pela internet com imagens que mostram o momento em que um suposto traficante é atingido por um disparo, no Morro do Fallet, no Catumbi, no Centro do Rio. Três homens armados aparecem subindo uma ladeira e durante a gravação dá para ouvir a conversa de outros homens que estariam filmando e comentando o ataque.

O homem ferido por um tiro é arrastado por um dos outros dois que subiam a ladeira e depois mais tiros são ouvidos.

A Polícia Civil investiga o caso e a Corregedoria da PM acompanha a investigação. Segundo o analista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel, trata-se de um tiro difícil, que demanda muita técnica e armamento adequado.

Segundo Pimentel, o vídeo mostra a Rua Eliseu Visconti, que fica próxima aoo Hospital Quarto Centenário, de onde pode ter partido o tiro. O disparo também pode ter sido feito de um muro da Rua Almirante Alexandrino, diz Pimentel. O hospital, que foi desativado, atualmente é ocupado pela PM.

O homem baleado seria um dos gerentes do tráfico do Morro do Fallet, identificado como Rogério. Mas segundo Pimentel, essa informação ainda não está confirmada.

SIMOM QUER GARANTIR CANDIDATURA DE REQUIÃO

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), em foto de arquivo (Foto: Geraldo Magela /Ag. Senado)

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deu um ultimato ao presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), nesta quarta-feira (9), para que submeta ao referendo da convenção nacional do partido a pré-candidatura de Roberto Requião à Presidência da República. Simon exige que Temer convoque a Executiva do partido para analisar uma possível mudança no edital de convocação do encontro. Se o presidente do PMDB não atender ao pleito, o senador promete entrar com um pedido de liminar na Justiça para impedir a realização do evento.
Marcada para ocorrer no próximo sábado (12), a convenção deve sacramentar o nome de Temer como vice-candidato na chapa da presidenciável do PT, Dilma Rousseff. Simon exige que Temer inclua na pauta do evento a possibilidade de candidatura própria do partido à Presidência. “Conversei com o Temer ontem à noite e hoje pela manhã. Temos uma medida liminar pronta. Se ele não alterar o edital de convocação para aceitar a pré-candidatura do Requião, vamos à Justiça para cobrar o que está na lei”, disse Simon ao G1.
A assessoria de Temer informou que ele deve convocar a Executiva partidária para uma reunião nesta quinta-feira (10) para analisar o pleito de Simon. Apenas o horário do encontro ainda não foi definido.

No dia 2 de junho, Simon registrou no diretório nacional do partido o nome do ex-governador do Paraná para ser candidato à Presidência da República pelo PMDB. “Estou fazendo o registro dele sozinho, sem o vice, tudo isso com autorização do governador Requião”, afirmou Simon. No mesmo dia o ex-governador afirmou pelo Twitter que disputaria na convenção nacional do PMDB a indicação à Presidência da República e que havia autorizado Simon a registrar a candidatura.

CONVÊNIO FOI ASSINADO

Através do juiz Marcos Bandeira a Conlar assinou convênio com a Vara da Infância e Juventude

O Tribunal de Justiça da Bahia assinou convênio com a empresa Conlar, que atua no mercado de material de construção, visando à contratação de adolescentes que estejam em conflito com a lei ou em situação de risco, para estagiarem na Vara da Infância e Juventude de Itabuna.

Três adolescentes já estão estagiando na unidade nessas condições e há uma outra vaga a ser preenchida. A remuneração aos adolescentes pelo trabalho desenvolvido será paga pela Conlar.

Segundo o juiz Marcos Bandeira, titular da Vara da Infância e Juventude e Execução de Medidas Socioeducativas de Itabuna e coordenador Estadual da Infância na Bahia, por meio desse convênio será possível “reafirmar o compromisso com a reinserção social dos adolescentes nessas situações, promovendo oportunidades e contribuindo para a diminuição dos índices de violência”.

A intenção foi também confirmada pelo proprietário da empresa, Edson Paiva Pereira, que destacou a importância da educação através do trabalho.

O convênio foi assinado pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, pelo juiz Marcos Bandeira, pelo juiz-corregedor Cláudio Daltro, pelo proprietário da empresa Conlar, Edson Paiva Pereira, e pela supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Luciana Menezes.

Ao tomar conhecimento de que a empresa tem um programa de formação de mão de obra nos presídios da região, o juiz Cláudio Daltro mostrou interesse em levar para as Comarcas de Ilhéus e Itabuna o Programa Começar de Novo, que prevê o estímulo à contratação e capacitação profissional de presos e egressos do sistema carcerário, incluindo adolescentes que cumprem medidas educativas.

TJBa CONVOCA JUÍZES

Presidente do TJBa, Telma Brito faz reunião de trabalho

A Presidência do Tribunal de Justiça está convocando os juízes de Direito, titulares ou substitutos, das Varas Crimes das Comarcas de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas para uma reunião de trabalho na próxima sexta-feira (dia 11), às 8h30, no Fórum da Comarca de Teixeira de Freitas.

A reunião tem como objetivo a instalação do mutirão carcerário no extremo sul do Estado pelo Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça.

19 MIL PÉS DE MACONHA

O plantador da "erva maldita" está no xilindró

Mais de 19 mil pés de maconha foram erradicados em uma roça, na zona rural de Curaçá, onde os policiais capturaram Flávio Pereira Maia, 29 anos.

Ao ser preso ele tinha em seu poder 750 gramas de sementes de maconha e uma moto-bomba e foi conduzido para a Delegacia do município de Juazeiro, onde está à disposição da Justiça.

Policiais militares localizaram a plantação da erva numa roça situada no distrito de Patamuté, e a destruíram. Interrogado na delegacia, Flávio declarou que trabalhava na propriedade, pertencente a um homem conhecido como 'Dudu', que está sendo procurado.

Outras seis pessoas flagradas na roça conseguiram escapar ao cerco policial, mas já foram identificadas.

APOIOS

O médico Renato Costa (foto) vem recebendo importantes apoios em sua pré-candidatura à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia pelo PMDB. Dr. Renato é sério, provou que é um bom parlamentar. Tem condições de retornar à Câmara.

COMAÇARAM OS DEBATES

JUAREZ VICENTE DE CARVALHO


Em todo País, mesmo antes do início da Copa do Mundo que inicia no dia 11 de junho, na áfrica do Sul, a discussão sobre a convocação do técnico da Seleção Brasileira, Dunga, até que foram poucas.

O futebol que é o “ópio” de milhões de torcedores, principalmente os mais fanáticos, terá a seu auge a partir do primeiro jogo do Brasil, dia 15 de junho. Se ganhar, Dunga estava um “pouco” certo. Se perder, vão questionar a não convocação de Adriano, Ronaldinho Gaúcho de Neimar e outros. A verdade é que cada um tem a sua escalação.

Mas o que chama mesmo a atenção no momento é a corrida para o Palácio do Planalto. Três pré-candidatos já estão em pré-campanha: Dilma, Marina e Serra. Em um recente debate Serra criticou a administração do presidente Lula. Todos defenderam uma reforma tributária.

O perigo é se eles pensam iguais. Ou seja: aumentar mais ainda as taxas cobradas e que saem do dinheiro do trabalhador. O Brasil é o dos maiores arrecadadores de impostos.

Nas esquinas já se ouve discussões. Os institutos de pesquisas já estão “brigando” na tentativa de provar que faz pesquisas isentas e verdadeiras.
O que podemos afirmar é que a corrida está começando!

FÓRUM DA JUSTIÇA JUVENIL

Dr. Marcos Bandeira é um dos autores e juizes mais citados na área da Infância e Juventude

Os juízes Nelson Amaral, Marcos Bandeira (foto) e Sandra Magaly, respectivamente, juízes da Comarca da Capital, Itabuna e Ilhéus, participaram recentemente do 4º encontro do FONAJUV região nordeste, realizado em São Luis do Maranhão, quando foram discutidos vários pré-enunciados da área de atos infracionais e medidas socioeducativas .

O FONAJUV contou com a presença de 63 magistrados da infância e juventude de todo o Brasil e foi patrocinado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão.

MAIS MORTES EM ITABUNA

Itabuna com uma estatística de mortes infeliz

Dois homens foram assassinados a tiros na manhã de ontem, terça-feira (8) em Itabuna. O adolescente Marcos Alberto, de 17 anos, morto na Rua I, Monte Cristo e em Nova Ferradas o foragido da justiça Tieres Souza Moura, o “Pitinha”, de 22 anos.
Segundo a mãe de Marcos estava morando no bairro Nova Califórnia. Indagada ela afirmou que não tinha conhecimento dos motivos que levaram Alberto a transitar naquela localidade.

Já o “Pitinha”, seria uma morte anunciada, pois moradores informaram que, o foragido estava provocando terror para comunidade, chegando a cobrar pedágio e praticar assaltos a pequenos comerciantes.

Segundo o perito Messias Malheiros que comandou o levantamento cadavérico, ao lado da Polícia Civil e Militar as duas vítimas foram atingidas com mais de três tiros cada uma delas.

domingo, 6 de junho de 2010

A GRANDE CHANCE

Juarez Vicente de Carvalho

A Região Cacaueira tem a maior oportunidade de se tornar forte, pujante. Tudo depende do comportamento dos eleitores nas próximas eleições onde vamos votar em deputado estadual e para deputado federal.

Ao longo dos anos votamos errado. Não prestigiamos nossos candidatos porque sempre acreditamos nas promessas vãs dos forasteiros que por aqui aparecem de quatro em quatro anos, conseguem nossos votos e nem agradecem.

Olhem que vivemos em uma crise sem precedentes. Faltam empregos, educação, moradias, saúde e outros elementos básicos na vida de seres humanos.

Enquanto não pensarmos em unidade da região, enquanto votarmos em todos que aparecem com lindas promessas, enquanto não valorizarmos a prata da casa vamos viver sem saber com quem contar.

Os eleitores devem saber que os chamados “lideres” políticos que apoiam candidatos de fora estão ganhando alguma coisa. São inescrupulosos que advogam em causa própria, em causa da família e não querem que todos tenham uma vida melhor.

A região tem pessoas capazes e comprometidas com as nossas causas. Vele a pena votar nelas. Vamos deixar de fazer escada para os outros e termos sucessivos problemas sem ter para quem apelar.

Vamos ter consciência. Vamos tomar juízo. Vamos acreditar nos nossos candidatos que conhecem os nossos problemas. Votar em candidatos de fora é simplesmente perder o voto.