terça-feira, 17 de novembro de 2009

O BRASIL E A CORRUPÇÃO
Juarez Vicente de Carvalho

O Brasil subiu cinco posições no ranking anual de corrupção compilado pela organização Transparência Internacional (TI), divulgado em Berlim, Alemanha, nesta terça-feira.
O país recebeu este ano 3,7 pontos, numa escala de 0 a 10, passando da 80ª colocação em 2008, para o 75º lugar entre 180 nações analisadas, posição compartilhada com Colômbia, Peru e Suriname.

Apesar da melhora, o Brasil continua entre os países com índice alto de percepção de corrupção. O Brasil está apenas quatro posições à frente de Burkina Faso, China, Suazilândia e Trinidad e Tobago.

O índice é calculado com base em pesquisas feitas por instituições de renome, que ouviram especialistas e empresários, convidados a dar sua opinião sobre a percepção que têm da corrupção existente entre funcionários públicos e políticos de seus países.

É uma vergonha. Dinheiro saindo pelos tubos sem nenhuma punição. A maioria dos políticos leva lucros enquanto a maior parte da população está na miséria.

Os políticos com mandatos têm as famigeradas diárias. Isso eles conseguem até mesmo ficando em casa. Os esquemas são pré-fixados quando da eleição de dirigentes de Câmaras, etc. O prefeito não precisa disso. Ele faz a sua diária e pronto. Não tem fiscalização.

Enquanto esses ratos de porões dilapidam o patrimônio público e sorriem da miséria alheia, nas cidades periféricas do Brasil a fome campeia. O governo instituiu o Bolsa Família em troca de votos. O emprego que é bom e dignifica o ser humano está a passos lentos e os contrabandos, escândalos no governo, nas Câmaras, no Senado e nas Prefeituras continuam.

São lobos com pele de cordeiro. As eleições estão próximas. Os “copa-do-mundo estão chegando. É preciso que o eleitor tome vergonha e vote na sua consciência. Escolha o seu candidato. Vote nos candidatos da região para que possamos obter melhores dias.

É preciso que o eleitor Abomine os candidatos que vêm de fora. Eles não conhecem a nossa realidade. Vem pagar o voto e some.

Quem sabe no meio desses não tem um corrupto também para aumentar ainda mais as estatísticas. (Com dados da BBC de Londres)

Nenhum comentário: