quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OEA CONDENA ‘FUSTIGAÇÃO’ Á EMBAIXADA BRASILEIRA

Washington, 21 out (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou hoje a "fustigação" contra a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa por parte do Governo de fato hondurenho e pediu a continuação do diálogo no país nos termos da proposta do Acordo de San José.

Em declaração de quatro pontos definida por consenso pelo Conselho Permanente, a OEA exige do Governo presidido por Roberto Micheletti o "fim imediato" destas ações e a retirada de "todas as forças repressivas" dos arredores da embaixada brasileira.

Após uma reunião de mais de quatro horas a portas fechadas, o Conselho chegou a um acordo para aprovar os pontos de condenação à conduta do Governo de fato em relação aos funcionários e ao pessoal da embaixada do Brasil, onde o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, está refugiado desde o último dia 21.

Além disso, o Conselho pediu a garantia ao "direito à vida, à integridade e à segurança do presidente José Manuel Zelaya" e de todas as pessoas que estão na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa e seus arredores.

Nenhum comentário: