terça-feira, 18 de maio de 2010

SOUTO E COMITIVA EM MUCURI

Paulo Souto com os deputados Sandro Régis e Fábio Souto, Dr. Carlos Simões e a ex´prefeira Zarifa Faour

Quem esteve no último dia 15 em Muciri, extremo sul da Bahia foi o ex-governador Paulo Souto. Acompanhado do ex-governador Nilo Coelho e os deputados Sandro Régis ( Estadual) e Fábio Souto (federal) e do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo.

Em Mucurí, Paulo Souto e sua comitiva foram recebidos pela ex-prefeita Zarifa Faour, por Dr. Carlos Simões e várias outras lideranças. A reunião foi na Câmara Municipal do município com a presença de vários vereadores, entre eles, o presidente da Casa Legislativa, Agripino Monteiro, Professor Roberto e Marcelo da Divisa.

Centenas de pessoas ouviram o ex-governador e membros de sua comitiva. Após o ato político Paulo Souto fez uma visita ao Hospital de Mucurí, localizado no Distrito de Itabatã. A Casa de Saúde é administrada por freiras.

Segundo informação o distrito de Itabatã é um dos maiores do município e é onde fica instalada uma fábrica de celulose que gera muitas divisas para o município. Mesmo assim o distrito é totalmente abandonado, sem nenhuma estrutura, desde rede de esgoto até o fornecimento constante de água.

História

As primeiras explorações na região onde se situa Mucuri, datam do século XVI, devido as constantes tentativas de encontrar ouro e pedras preciosas. Porém, a ferocidade dos aimorés tornou difícil a permanência desses exploradores que nada puderam edificar na região.

A notícia de riquezas no Brasil trouxe inúmeros europeus, além dos portugueses que por aqui já habitavam. Dessas levas, alemães e suíços se estabeleceram, cultivando café, em terras de Mucuri, no início do século XVIII.

Município criado com território desmembrado de Vila Viçosa, com sede no arraial de Mucuri e recebendo a denominação de Vila de São José de Porto Alegre, por força da Carta Régia, de 03.03.1755. Teria o topônimo alterando para Mucuri em 1931.

A sede, criada por Alvará Régio, em 22.12.1755, com a invocação de São João de Porto Alegre, foi elevada à categoria de cidade por Decreto lei Estadual, de 30.03.1938.

Caracteristicas

CEP: 45.930-000
DDD: 073
Voltagem: 220
Distância da capital: 985 km
Rodovias de acesso: BA-698
População total: 24.609
Superfície: 1.776 km²
Temperatura média: 23,9ºC
Características econômicas:

Agricultura (produção expressiva de mandioca). Na pecuária, apresenta importantes rebanhos bovino, suíno e equino. Conforme registros na JUCEB, possui 185 indústrias (com destaque para a Bahia Sul Celulose, 33ª empresa nacional em patrimônio líquido e uma das principais indústrias de papel do continente), 41º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.266 estabelecimentos comerciais, 38ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 382 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (kwh/hab): 332,12 - 8º no ranking dos municípios baianos.

Nenhum comentário: