sexta-feira, 11 de junho de 2010

JUIZ –CORREGEDOR VISITA CONJUNTO PENAL DE TEIXEIRA DE FREITAS

O juiz conversou com presos do Complexo Policial de Eunápolis

O juiz-corregedor Cláudio Daltro visitou hoje as instalações do Conjunto Penal e do Complexo Policial de Teixeira de Freitas, em prosseguimento ao trabalho do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça.

Segundo o juiz, o problema maior do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas é a superlotação carcerária, o que também ocorre em outras unidades prisionais que ele visitou. A estrutura do estabelecimento, disse o juiz, é razoável. “É nas delegacias que as condições são adversas”, completou.

Cláudio Daltro espera que as obras do Conjunto de Eunápolis sejam concluídas o mais rápido possível, para que os presos do complexo policial sejam transferidos para a nova unidade. Ontem, ele esteve no complexo e depois visitou as obras do presídio, acompanhado do juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca, Otaviano Andrade, e do delegado Rodolfo Faro.

O novo presídio contribuirá para a redução da população carcerária do Conjunto de Teixeira de Freitas, que recebe presos do todo o sul do Estado. “Quando ocorre qualquer problema nas carceragens dos municípios da região, os detentos têm que ser transferidos para Teixeira”, disse o magistrado.

Nesta sexta-feira (11), com a presença dos juízes Cláudio Daltro e Andremara dos Santos, da Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital, o Grupo de Monitoramento se reúne com membros da sociedade civil, juízes e autoridades da região.

Haverá, num primeiro momento, a apresentação do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, para autoridades e possíveis parceiros. Depois, numa reunião reservada com os magistrados da região, será organizado o mutirão carcerário das comarcas de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário: