quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESTUDOS SOBRE O MISTERIOSO MAKEMAKE

Equipe de cientistas observou  o planeta anão quando passou em frente a uma estrela distante (iG São Paulo )

Uma equipe internacional de astrônomos, que inclui brasileiros, conseguiu descobrir características como tamanho, brilho e densidade do planeta anão Makemake. Os cientistas também constataram que Makemake não tem atmosfera. Ele é um dos cinco planeta anões do Sistema Solar, grupo no qual se inclui o recentemente rebaixado Plutão. Os astrônomos utilizaram três telescópios para observar o planeta anão no momento em que ele passou em frente a uma estrela distante.

"Quando Makemake passou em frente da estrela, a radiação emitida por esta foi bloqueada, a estrela desapareceu e apareceu muito abruptamente, em vez de desaparecer lentamente e depois ficar gradualmente mais brilhante. Isto significa que o pequeno planeta anão não tem uma atmosfera significativa," disse em comunicado José Luis Ortiz, do Instituto de Astrofísica de Andalucía, na Espanha, e autor principal do estudo publicado no periódico científico Nature.

Observações anteriores do gélido Makemake mostraram que este corpo é similar aos outros planetas anões, o que levou os astrônomos a pensarem que ele possuiria uma atmosfera semelhante à de Plutão. No entanto, este novo estudo mostra que, tal como Éris, Makemake não é rodeado por uma atmosfera significativa.


Nenhum comentário: