sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TUMULTO EM FESTIVAL MATA DEZENAS DE PESSOAS


Multidão entrou em pânico após acidente com jipe, causando a morte por pisoteamento de 64 a 100 pessoas; há dezenas de feridos (Foto: AFP)

Ainda não há um número exato de vítimas, mas as agências Reuters e Associated Press indicam que seriam ao menos 100, enquanto a BBC e a France Press apontam 64 mortos. Também há dezenas de feridos.

O tumulto foi desencadeado na noite de sexta-feira quando um jipe cheio de peregrinos perdeu o controle e bateu em uma multidão de fiéis que retornavam de um santuário no Estado de Kerala, disse Sanjay Kumar, um graduado policial na área.

Os devotos atingidos pelo veículo andavam em um caminho estreito em uma floresta montanhosa em Pulmedu, perto da cidade de Vandiperiyar, no distrito de Idukki district. O acidente desatou o pânico na multidão.

Centenas de milhares haviam se reunido no santuário hinduísta de Sabarimala nesta sexta-feira, o último dia do festival religioso anual. Segundo os organizadores, o evento atrai de 3 a 4 milhões de pessoas anualmente.

Tumultos fatais são relativamente comuns na Índia, onde grandes multidões se reúnem em áreas minúsculas com nenhuma medida de segurança ou controle em número de pessoas.

Em março, 63 foram mortos quando habitantes de uma vila disputaram alimentos e roupas que eram doados em uma cerimônia em um templo em Uttar Pradesh. Em 2008, mais de 145 morreram em um em um templo hindu localizado perto do Himalaia. (*Com AP, AFP, Reuters e BBC)

Nenhum comentário: