quinta-feira, 17 de março de 2011

OFENSIVA NA LÍBIA

Kadafi anuncia ofensiva contra Benghazi esta noite, diz TV

TRÍPOLI - O líder líbio Muamar Kadafi anunciou nesta quinta-feira que as forças governamentais atacarão, na noite desta quinta-feira, a cidade de Benghazi, reduto da rebelião situado a 1 mil quilômetros da capital, em uma mensagem transmitida pela emissora líbia. Segundo a TV, ele vai se dirigir aos habitantes de Benghazi, cidade do leste da Líbia sob o controle da rebelião.

"A decisão foi tomada. Preparem-se, chegaremos esta noite", disse em um discurso dirigido aos moradores da cidade. E depois acrescentou: "Vamos expulsar os traidores de Benghazi".

Uma revolta sem precedentes contra o regime de Muamar Kadafi, no poder há 42 anos, estourou em meados de fevereiro no país. Benghazi, cidade situada a mil quilômetros a leste de Trípoli, é a sede do Conselho Nacional de Transição, instância criada pelos insurgentes.

Após ter reconquistado várias cidades do leste que estavam sob o comando dos rebeldes nesses últimos dias, as forças leais ao coronel Kadafi estão muito perto de Benghazi, afirmou mais cedo a mesma fonte.

Kadafi prometeu que perdoará os rebeldes que entregarem as armas em Benghazi. "Aquele que entregar suas armas e fugir não será incomodado. Não iremos persegui-lo", assegurou o coronel Kadafi em uma mensagem dirigida aos habitantes da segunda maior cidade do país. (Com informações da AFP)

Nenhum comentário: