segunda-feira, 2 de maio de 2011

AÇÃO CATASTRÓFICA

BIN lADEN DEPOIS DE ASSASSINADO POR AMERICANOS

Uma operação catastrófica, mal divulgada, mal conduzida, abusiva e que causou muito desagrado ao mundo árabe. Esta é a avaliação feita pelo pesquisador do laboratório de estudos do tempo presente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) Daniel Chaves sobre a operação norte-americana que terminou com a morte do líder do grupo terrorista Al-Qaeda.

O feito foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na noite de domingo, em um pronunciamento acompanhado por todo o mundo.

Daniel Chaves criticou a falta de transparência nas ações do governo americano. "Ninguém sabia que aquilo estava sendo planejado. É o tipo de iniciativa que não foi transparente. Foi uma catástrofe de extrema insensibilidade. Faltam evidências, só há uma meia dúzia de fotos. Se você é um governante, precisa prestar contas e é impossível fazer isso jogando o corpo no mar.

A última vez que os Estados Unidos tiveram que prestar contas e colocar à prova a eficácia e efetividade de suas ações, a gente viu no que deu: as tais armas de destruição em massa nunca existiram", disse, lembrando do episódio em que o ex-presidente americano George W. Bush afirmou que havia armas de destruição em massa no Iraque, o que foi usado como justificativa para invasão do país por forças norte-americanas.

Nenhum comentário: