terça-feira, 24 de maio de 2011

CPI PARA PALOCCI

Oposição começa a colher assinaturas para CPI mista do Caso Palocci

Os senadores de oposição começaram, ontem, segunda-feira (23), a buscar apoio para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para investigar denúncias de irregularidades no crescimento patrimonial do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Conforme o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a oposição está se mobilizando para conseguir as 27 assinaturas de senadores e 171 de deputados federais, necessárias para a criação da CPI.

- A CPI é essencial não só para investigar a evolução patrimonial do ministro, mas para verificar também quem se beneficiou do tráfico de influência eventualmente exercido por ele - explicou o senador em entrevista à Rádio Senado.

Segundo denúncia apresentada pelo jornal Folha de S. Paulo, Palocci multiplicou por 20 seu patrimônio em quatro anos.

Alvaro Dias informou ainda que os oposicionistas também trabalham para aprovar requerimento da senadora Marinor Brito (PSOL-PA) convocando Antônio Palocci para prestar esclarecimentos à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O requerimento estava na pauta da comissão, que se reuniu às 11h30 de hoje, terça-feira (24).

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) também poderá convocar o ministro. Requerimento do deputado Efraim Filho (DEM-PB) consta da pauta de terça.

A base do governo, no entanto, deve barrar qualquer ação da oposição contra Palocci. Em declarações à imprensa, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse considerar que o ministro já prestou os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes.

- O Senado não tem de ouvir o ministro, este caso está encerrado. Para base do governo, esse é um assunto que não será mais tratado no Senado. Se houver algum tipo de requerimento, nós iremos rejeitá-lo porque seria apenas uma tentativa da oposição de fazer um embate político-eleitoral -, avisou Jucá.(Iara Guimarães Altafin / Agência Senado)

Nenhum comentário: