terça-feira, 26 de julho de 2011

ATIRADOR ERA VIGIADO

Atirador da Noruega estava sendo vigiado por serviço de segurança

OSLO - Anders Behring Breivik, que assumiu a autoria do massacre que deixou 76 mortos na sexta-feira na Noruega, teve uma compra monitorada pelos serviços de segurança noruegueses em março, anunciou nesta segunda-feira Janne Kristiansen, diretora da Agência de Segurança da Polícia (PST).

Essa informação indicava uma pequena compra em uma empresa polonesa que vendia produtos químicos, mas o episódio foi considerado insignificante para que uma investigação fosse iniciada, disse ela.

Pelo menos 84 pessoas morreram no ataque a tiros em meio a uma reunião de jovens trabalhistas na ilha de Utoeya, perto de Oslo, e outros sete na explosão de uma bomba no bairro dos ministérios, na capital norueguesa.

Durante sua primeira audiência ante a justiça nesta segunda-feira, na qual teve sua prisão preventiva decretada por oito semanas, Breivik afirmou desejar com estes ataques defender o seu país e a Europa do Islã e do Marxismo, declarou Heger. Também disse que o objetivo de seus ataques não era deixar o maior número possível de vítimas.

O suspeito também referiu-se à existência de "outras duas células" em sua organização, sem especificar qual seria esse grupo.

Nenhum comentário: