terça-feira, 26 de julho de 2011

MAR ESTÁ EM ELEVAÇÃO

Cientistas afirmam que a colônia de animais indica que o manto de gelo já degelou e que os mares já foram ligados (Foto: DIVULGACAO)

Minúsculos seres marinhos encontrados no fundo do mar em lados opostos do vasto manto de gelo da Antártida Ocidental dão uma forte pista sobre os riscos do aumento do nível das marés causado pela mudança climática, afirmaram cientistas nesta terça-feira.

A descoberta de colônias muito similares de briozoários, animais que se fixam no leito do oceano, nos Mares de Ross e de Weddell são uma indicação de que o manto de gelo já degelou e que os mares já foram ligados, afirmaram eles.

A Antártida Ocidental tem gelo suficiente para elevar o nível dos oceanos em entre 3,5 e 5 metros caso o manto colapse. Alguns cientistas acreditam que ele pode ter desaparecido durante um período quente natural ocorrido dentro das últimas centenas de milhares de anos.

"Foi uma surpresa muito grande", disse David Barnes, autor principal do estudo do British Antarctic Survey, a respeito do achado de briozoários similares a 2.400 quilômetros de distância em mares em lados opostos do manto de gelo da Antártida Ocidental, que tem espessura de 2 quilômetros.

"A explicação mais provável de uma similaridade como essa é de que esse manto de gelo é muito menos estável do que o pensado e que em algum momento do passado recente ruiu", disse ele à Reuters.



Nenhum comentário: