O Deputado Estadual José de Arimatéia (foto-PRB) apresentou a proposta da criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Violência e Maus Tratos Contra Idosos na Assembleia Legislativa da Bahia.
“O objetivo é desenvolver e monitorar ações de políticas públicas voltadas para a proteção desta grande parte da população brasileira”, justificou o parlamentar, argumentando “que estamos vivendo uma mudança significativa no perfil demográfico do Brasil com o aumento da expectativa de vida no país”.
Segundo dados do senso 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado da Bahia possui o maior número de pessoas maiores de 100 anos de idade.
No Brasil, estima-se que os idosos serão 30 milhões em 2020, sendo que, em 1980, havia 7,5 milhões. Essa mudança demográfica reflete na área da saúde, onde há aumento do número de óbitos por doenças crônicas degenerativas; aumento da necessidade de leitos hospitalares e de consultas ambulatoriais; aumento da prevalência de incapacidades e, consequentemente, das necessidades de reabilitação; e aumento no consumo de medicamentos.
No entanto, o Deputado chama atenção para o fato de que outras áreas também pedem atenção. “Essa mudança implica, também, na necessidade de empreendermos energia no intuito de garantir o respeito à dignidade da pessoa idosa – e isto é responsabilidade de todos nós, Poder Público, sociedade, comunidade e família”, finalizou Arimatéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário