quarta-feira, 10 de março de 2010

CAPACITAÇÃO PARA ADOÇÃO



A equipe técnica da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna realizou, no último dia 5, em seu auditório, mais um curso de capacitação psicossocial e jurídica com pessoas que pretendem adotar, como determina a nova Lei de Adoção, de novembro do ano passado.

Participaram cinco casais e um pretendente individual, que receberam certificados. Nos próximos dias, o processo de habilitação estará concluído e eles serão inseridos no Cadastro Nacional de Adoção, ficando aptos a adotar uma criança em qualquer parte do País.

Contando com orientação de uma assistente social e de uma psicóloga, a equipe falou aos pretendentes de dificuldades que poderão enfrentar, abordando aspectos de natureza familiar, social e psicológica, e enfatizou a relevância de um ambiente saudável, capaz de propiciar condições para o pleno desenvolvimento da criança adotada.

O juiz Marcos Bandeira (foto), da Vara da Infância e Juventude, é responsável pela coordenação do curso e abordou as questões jurídicas, salientando a necessidade de se criar paternidade e maternidade responsáveis. “Como um ato de reflexão e maturidade, e não um ato movido pelo impulso ou sentimento”, comentou o juiz.

Nenhum comentário: