terça-feira, 10 de abril de 2012

MÉDICA GANHA LIMINAR

Suspensa decisão do TRF-4 que cancelou registro de médica cubana

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux concedeu medida liminar em favor de uma médica cubana, naturalizada brasileira, para dar efeito suspensivo a um recurso extraordinário (RE 676925) interposto contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que resultou no cancelamento de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina de Tocantins (CRM-TO), estado onde a autora da ação reside e trabalha. A liminar, que precisa ser referendada pela Primeira Turma, foi concedida na Ação Cautelar (AC) 3098. E, com o deferimento da medida, ficam suspensos os efeitos da decisão do TRF-4.

No recurso, a cubana questiona entendimento do TRF-4, que acolheu a preliminar de incompetência da Justiça paranaense para obrigar a Universidade Estadual de Londrina a revalidar diploma de medicina obtido no exterior. A decisão do Tribunal Federal levou ao cancelamento da inscrição provisória de médica da autora no CRM-TO. Ao conceder efeito suspensivo ao RE, o ministro Fux entendeu que, pela Constituição, as causas contra a União podem ser ajuizadas na seção judiciária onde houver ocorrido o ato ou o fato que deu origem à demanda, o que ocorreu no caso da médica.

“O fato que deu origem à demanda, negativa da universidade estadual em registrar o diploma, ocorreu em Londrina (PR), seção judiciária do TRF da 4ª Região, logo a regra de competência prevista no artigo 109, parágrafo 2º, da Constituição Federal encontra-se preservada”, destacou. Além disso, segundo o ministro, ficou caracterizado o risco da demora na decisão (periculum in mora), já que o cancelamento da inscrição da autora pelo CRM-TO poderia resultar na sua exoneração do cargo de médica generalista do Hospital Regional de Paraíso (TO), o qual ocupa desde setembro de 2011 após aprovação em concurso público.

WINS MÉDICA LIMINAR


Suspensión del TRF-4 la decisión que canceló expediente médico cubano


El ministro de la Corte Suprema de Fux (STF), Luiz concede medida cautelar a favor de un médico cubano, un brasileño naturalizado, para dar el efecto suspensivo de un recurso extraordinario (RE 676925) presentó contra la decisión de la Corte Federal de la Región 4 (TRF-4 ), que dio lugar a la cancelación de su inscripción en el Consejo Regional de Medicina de Tocantins (TO-CRM), el estado donde vive el autor y las obras de la acción. La orden, que debe ser ratificado por la Primera Clase, fue otorgada en la Acción Preventiva (CA) 3098. Y, con la aprobación de la medida, se suspenden los efectos de la decisión del TRF-4.
En la apelación, la comprensión de la cuestión cubana TRF-4, que confirmó la prioridad de jurisdicción de la Corte para obligar a la Universidad Estadual de Londrina Paraná para revalidar título de médico obtenido en el extranjero. La decisión del Tribunal Federal dio lugar a la cancelación de la inscripción provisional de autor médico de la CRM-A. En la concesión de efecto suspensivo a la sala de emergencia, el ministro consideró que Fux, por la Constitución, las demandas en contra de la Unión podrá ser presentada en la sección judicial donde haya ocurrido el acto o hecho que dio lugar a la demanda, lo que ocurrió en el caso de un médico.
"El hecho que dio lugar a la demanda, la universidad estado negativo para registrar el título, se produjo en Londrina (PR), la sección judicial de la Fundación Rotaria de la Región 4, por lo que la regla de competencia en virtud del artículo 109, párrafo 2, de la Constitución Federal es se conserva ", dijo. Por otra parte, según el ministro, se caracterizó el riesgo de retraso en la toma (periculum in mora), ya que la cancelación del registro de la autora por la CRM-A podría resultar en su destitución del cargo de médico general del Hospital Regional Paraíso (A ), que ha mantenido desde septiembre de 2011, después de la aprobación de la oferta.

Nenhum comentário: