segunda-feira, 23 de abril de 2012


UMA SEMANA PARA (NÃO) ESQUECER

 Autor: Seu Pimenta
Ricardo Ribeiro | redacao@pimentanamuqueca.com.br

A crítica (no Pimenta) está sempre presente, do PT ao DEM, desde que a mereçam, sem as tais misturas espúrias apontadas pelo rei.

Não diria que a última semana foi daquelas para esquecer, apesar dos fatos lamentáveis ocorridos, sendo desnecessário mencioná-los novamente aqui. Mas não se deve esquecê-los, pois o que esteve em jogo foi o velho conflito entre a liberdade e a prepotência, o direito e a truculência, a democracia e o mandonismo. E nossa alegria vem do fato de que a imprensa e outros setores da sociedade regional escolheram claramente os bons valores e repeliram com veemência o resgate do chicote.
É preciso, contudo, dar um tempo nesse assunto, pois a reação saudável contra a tirania não pode dar lugar aos que pretendam aproveitar o episódio com outros interesses. Nunca foi esse o nosso desejo, apesar das associações maldosas feitas por quem, na ausência de argumentos, prefere desqualificar a versão alheia. Não só a versão, mas a própria pessoa que a apresenta, numa tentativa que só evidencia o desespero de quem não sabe como se sair bem da asneira que cometeu. Só mentindo mesmo, mas o problema do leviano contumaz é que sua credibilidade é tão sólida quanto uma bolha de sabão.
A arrogância do poder que não vê limites, e não baixa a cabeça, prefere morrer atirando a reconhecer o equívoco, ainda que pudesse atribuí-lo a um momento de desatino ébrio. Melhor seria se assim fizesse, pois errar é humano, mas persistir e se aprofundar no erro é de uma estupidez lapidar.
Quando o arrogante diz que foi ele quem deu o primeiro bom emprego a este humilde escriba, em mais um ataque de reizinho, esquece de que o trabalho não foi pedido a ele nem por ele oferecido. O ingresso se deu por mérito e a escolha coube a quem conhecia a capacidade do profissional. E não foi o rei que, do alto de seu poder magnânimo, jamais conseguiria enxergar nossa insignificância (do ponto de vista dele, naturalmente).
Ainda na firme disposição de desqualificar, o rei atribui ao jornalista a pecha de “pena comprada”, lembrando que o mesmo trabalhou em um período e voltou a trabalhar para o atual governo de Itabuna. Diz que este que vos escreve mistura as coisas e usa o blog Pimenta na Muqueca a serviço de interesses escusos. Suprema leviandade de Sua Majestade, que precisa saber de uma coisa: quando trabalhamos na Prefeitura, pedimos afastamento do blog, a fim de evitar qualquer tentativa de utilização indevida.
A independência do Pimenta é um valor que continua a ser perseguido (sem trocadilho), bastando aos leitores observar diariamente as notas para perceber que a crítica está sempre presente, do PT ao DEM, desde que a mereçam, sem as tais misturas espúrias apontadas pelo rei. Aliás, é hora de perguntar: o rei está nu? Talvez sim, mas o que se sabe é que pelo menos a máscara caiu.
Agora chega de falar de arrogância, truculência, perseguição, mandonismo e de estupidez. Neste momento, desejo somente agradecer pelas inúmeras manifestações de apoio e solidariedade. A todos que se revoltaram e se indignaram com a arbitrariedade e o abuso de poder, o meu muito obrigado. Certamente irei agradecer e abraçar cada um na primeira oportunidade.
Viva a democracia!

Nenhum comentário: