segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OBAMA QUER VOLTA DE AVIÃO

RQ-170 Sentinel caiu no país persa neste mês; Teerã afirma que trabalha para obter dados de aparelho e copiar seu modelo

O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira que o Irã devolva um avião não tripulado dos EUA que está em mãos das Forças Armadas do país persa. Apesar de afirmar que não faria comentários "sobre questões de inteligência que são confidenciais", ele disse que os EUA querem a aeronave ultrassecreta de volta.

"Pedimos que a devolvam. Veremos como os iranianos vão responder", disse o líder americano durante coletiva ao lado do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que visita Washington.

Mais cedo nesta segunda-feira, a TV iraniana afirmou que especialistas do país estavam nos estágios finais para recuperar dados do RQ-170 Sentinel, que caiu no Irã neste mês. Também nesta segunda-feira, Parviz Sururi, da subcomissão parlamentar de segurança nacional, disse que o Irã copiará o avião teleguiado e o colocará à disposição de suas forças.

"Estamos terminando de decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução", afirmou o parlamentar.

Teerã citou a obtenção do aparelho como uma vitória e o expôs quase intacto na TV estatal. Autoridades americanas afirmaram que a aeronave teve um mal funcionamento, negando a informação do Irã de que suas unidades de guerra eletrônica capturaram o controle do RQ-170 Sentinel.

De acordo com o Irã, o avião teria penetrado o espaço aéreo iraniano vindo do Afeganistão e suas unidades o fizeram aterrissar sem maiores danos a 250 km da fronteira, na região desértica de Tabas (nordeste).

Nenhum comentário: