sábado, 3 de dezembro de 2011

SÓCRATES ESTÁ NA UTI

Segundo boletim médico, o ex-jogador permanece na UTI com quadro de choque séptico de origem intestinal

O ex-jogador Sócrates está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última quinta-feira. O Doutor apresenta quadro de infecção intestinal. Esta é sua terceira internação em menos de quatro meses.

De acordo com boletim médico liberado pelo hospital, o ex-craque está em estado grave, com choque séptico e respirando por aparelhos. Sócrates também passa por tratamento dialítico no momento.

O Doutor

Sócrates é um dos maiores ídolos da história do Corinthians e um dos principais nomes da seleção brasileira pós-era Pelé. Formado em medicina, se destacou fora de campo por conta de sua participação política e intenso debate sobre o estabilishment do futebol, cujo principal resultado foi o projeto "Democracia Corintiana", anos nos quais, apoiado em regime mais aberto entre jogadores, comissão técnica e diretoria, o clube paulista conquistou o bicampeonato estadual em 1982/83.

Apelidado de "Doutor", Sócrates e seu estilo elegante, no qual se destacava o uso do calcanhar, tiveram seu auge na primeira metade da década de 80, quando além de vencer títulos pelo Corinthians o craque foi apontado pela imprensa internacional como o melhor jogador do Brasil que encantou a todos na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Foi também eleito o melhor jogador sul-americano de 1983 no mais importante prêmio do continente, concedido pelo jornal uruguaio "El País". Tamanho prestígio o levou à Fiorentina, da Itália, onde acabou por fracassar e retornar ao Brasil em 1985.

Em 2004, Sócrates entrou na lista da Fifa (Federação Internacional de Futebol) dos 100 melhores jogadores vivos. Em anos anteriores já havia também sido premiado por veículos como a revista "World Soccer" e a TV norte-americana CNN como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Irmão do ídolo são-paulino Raí, Sócrates hoje participa como comentarista do programa "Cartão Verde", da TV Cultura.

Nenhum comentário: