ANTÔNIO JOÃO, UM MUNICÍPIO COM UMA HISTÓRIA IMPORTANTE
Em meados do século XIX existiam várias localidades na Região Sul do Mato Grosso do Sul, entre elas uma diminuta Colônia Militar – a Colônia Militar dos Dourados – localizada próximo à cabeceira do Rio Apa e junto à do rio que lhe deu nome, quase sobre a linha de cumiada que divide as afluentes das duas margens, sobre a Serra de Amambaí. Anteriormente fora o destacamento dos Dourados guarnecido por pequena tropa do corpo de Cavalaria do Mato Grosso.
Em dezembro de 1864, com o efetivo bem reduzido, viviam ainda na colônia quatro ex-praças, na qualidade de colonos e um civil, operário contratado, além de algumas mulheres.
São esses homens, ex soldados e civis – que irmanados por uma causa comum, sobe o comando de Antonio João, vão escrever belíssima página de conduta militar pelo desprendido e heroísmo que demonstraram.
Em 1936, Eugênio Penzo Chegou à região para tomar posse de uma gleba de terras denomina Cabeceira do Bugre, que requerera do governo do Estado. Mas já morava no lugar, o lavrador Vitorino Gomes. Em 1926, com a colaboração de Bene, Eugênio demarco uma área para implantação de uma povoação, que viria a ser a atual Antonio João.
Foi elevada a distrito pela Lei n°.135, de 28.09.1948 e o município foi criado pela Lei n°. 2.142, de 18.03.1964 Comemora-se o aniversário no dia 18 de março.
O nome do município “Antonio João” e uma homenagem ao herói da Guerra do Paraguai, Tenente da Cavalaria Antonio João Ribeiro, que na época do conflito que envolveu nosso Pais e o Paraguai, estava destacado na Fronteira com o Paraguai, defendendo a soberania nacional.
Buscar nas raízes do passado o aprendizado para tecer novas alternativas de produção, não exagerando a história apenas como alvo de reverência, mas sim como uma profícua fonte de pesquisa em busca de renovação.
Na foto o monumento em homenagem ao general Osório. Sob o comando do grande general, Antonio João Rineiro, tenente Antônio João, lutou para defender a soberania nacional durante a guerra contra o Paraguai.
Lá em Antonio João moram pessoas extraordinárias, dentre elas. a senhora Elizeth Ribas, estudante de pedagogia. Aaos munícipes de Antonio João o meu obrigado por acessarem o blog.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário