terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pau-Brasil

“O povoado de Santa Rosa – hoje Pau-Brasil – foi fundado por Alfredo Santos e Antônio Alves de Souza em 1936, em terras de Valentim Rodrigues dos Santos, pertencente ao município de Canavieiras.

“Apesar das dificuldades dos primeiros tempos, apenas um ano depois de sua fundação Santa Rosa já tinha 5 casas de taipa, com piso no chão e cobertura de tabuinhas. A ocupação das terras - caracterizada como primária – gerou muitos conflitos. Mesmo assim, os primeiros levaram seu trabalho adiante: em 1939 Santa Rosa via nascer sua primeira feira livre, atestando o vigor da lavoura de cacau e da pecuária local.

“Também existiu em Santa Rosa um posto indígena (Paraguaçu) de 84 km¬¬2 , que abrangia o município vizinho de Itaju do Colônia. Sua medição foi encerrada em 1933, quando havia 475 indígenas habitando a área.

“Era de Alfredo Santos a primeira casa comercial do povoado, que fazia inclusive compras de cacau. O primeiro médico de Santa Rosa foi o Dr. Lessa. Sóstenes Pereira de Almeida foi o administrador nomeado pelo prefeito Edson Lopes de Castro, de Canavieiras. Daniel Cardoso dos Santos foi o primeiro vereador de Santa Rosa junto à Câmara Municipal de Canavieiras.

“Em 1951, Santa Rosa é elevado à categoria de Distrito. Onze anos depois (18-04-1962) passa a Município através da Lei Estadual n.º 1.681, recebendo o nome de Pau-Brasil por ter, na ocasião, grande reserva dessa essência florestal em sua terras.
“O primeiro prefeito de Pau-Brasil – José Veloso Viana – foi eleito em 07-10-1962.”.
Lá, em Pau Brasil, temos a amiga Ita Santos Oliveira, interneuta que acessa o nosso blog. Ela trabalha na Secretaria de um colégio.

Nenhum comentário: