Vila de Anyos, em Andorra; comércio, turismo e finanças, motores de crescimento do país, têm mostrado sinais de esgotamento Reportagem: (The New York Times/ Foto: Getty Images)
Localizado entre a França e a Espanha e com uma população de 84 mil habitantes, Andorra foi beneficiada por ser um principado híbrido, liderado por representantes dos seus dois países vizinhos, para atrair seus empresários e turistas. O país também ganhou reputação por não estar disposto a compartilhar informações, principalmente dados financeiros.
Ainda assim, os andorranos têm orgulho em ter transformado sua comunidade agrícola montanhosa em um centro comercial e financeiro que acoplou muitos imigrantes da França, Espanha e Portugal, com vários anos de dois dígitos de crescimento econômico.
No entanto, recentemente, esses motores do crescimento começaram a sair pela culatra, obrigando o país a encontrar novas fontes de receita. "Os três motores da nossa economia - comércio, turismo e finanças - têm mostrado sinais de esgotamento", disse Marc Pantebre, presidente da Câmara de Comércio de Andorra.
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita caiu todos os anos desde 2006 - um declínio que aconteceu em quase todos os setores. O turismo tem diminuído regularmente ao longo desse período e o número de visitantes anuais passou de dez milhões para cerca de nove milhões. Eles chegam principalmente para esquiar nos Pirineus no inverno e para fazer compras no free shop e escalar no verão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário