quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ESPAÇO AÉREO DA ROCINHA FECHADO NO DOMINGO

Segundo órgão da Aeronáutica, circulação de aeronaves estará proibida entre 0h e 16h devido à operação policial na comunidade (Foto: Paulo Araujo / Agência O Dia)

Rio - O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica informou nesta quinta-feira que, de 0h às 16h do próximo domingo, estará proibido a circulação de aeronaves nas proximidades da favela da Rocinha, na Zona Sul. A informação é um indício da data da operação que a polícia fará na comunidade para iniciar a futura implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Segundo informações da assessoria de comunicação social do Decea, apenas aeronaves envolvidas diretamente na operação poderão circular pelo local.

O limite de restrição de voos, segundo o órgão, será de um raio de 2,8 km na região da Pedra da Gávea e de uma altura de até 900 metros a partir da superfície. O Decea não soube informar de quem foi o pedido para a restrição.

A Secretaria de Segurança Pública não confirma oficialmente que a Rocinha começará a ser ocupada no domingo mas, em entrevista na Alemanha, o secretário José Mariano Beltrame, disse que a polícia está pronta para ocupar a comunidade da Rocinha "a qualquer momento", mas ainda precisa "esperar mais alguns resultados.

"Ainda temos a polícia nas ruas, em outras áreas, e nós temos que aguardar o reflexo disso em outros locais, dentro da própria Rocinha, e a movimentação da facção.

Bandido preso

Nem foi preso durante operação do Batalhão de Choque, em frente ao Clube Piraquê, na Lagoa, na Zona Sul do Rio, no início da madrugada desta quinta-feira. O cerco aconteceu quando policiais, nas proximidades de um dos acessos a Rocinha, na Estrada da Gávea, desconfiaram de um veículo. Após abordagem, os ocupantes do carro afirmaram que eram de um consulado e, diante da insistência dos policiais em revistar o veículo, ofereceram dinheiro aos agentes. Após recusa por parte dos policiais militares, a busca no carro foi feita e Nem foi encontrado dentro do porta-malas de um Corolla preto.

Poucas horas antes, um "bonde" com traficantes, escoltado por três policiais civil, um policial militar reformado e um ex-PM, foi detido próximo ao Jóquei da Gávea, também Zona Sul da cidade. A ação foi conduzida por homens Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Os traficantes presos na ação são: Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio; Sandro Luis de Paula Amorim, o Peixe, um dos líderes do tráfico na mesma comunidade; Paulo Roberto Lima da Luz, o Paulinho; Varquir Garcia dos Santos, o Carré, e Sandro Oliveira. (Com informações do iG)

Nenhum comentário: