Ex-prefeito afirma que o compromisso de Geddel é com o povo de Itabuna e da região cacaueira
Fernando Gomes. Itabunense, empresário agropecuário, político. Três vezes deputado federal e quatro vezes prefeito de Itabuna. Amado por uns, contestado por outros, mas tem história. Fez história. Está na história. Em 100 anos de Itabuna foi o prefeito que mais trabalhou em todos os tempos. Ele conversou com a reportagem do Jornal Correio dos Municípios
Correio dos municípios – O senhor foi fundador do histórico MDB. Após alguns anos afastado retorna ao hoje PMDB. Como o senhor analisa?
Fernando Gomes – Realmente. Fundamos o MDB em Itabuna em um momento histórico, na época da ditadura militar e vencemos a eleição para prefeito em 1976. É bom estar de volta a um partido que vem resistindo ao tempo. A um partido coerente que tem pessoas de bem e que sempre trabalhou pelo Brasil. Sou um filho que retorna para a casa.
“Sou um filho que retorna para a casa”
Correio dos municípios – Geddel Vieira Lima tem algum compromisso com o senhor, no sentido de se eleito trabalhar por Itabuna e pala região?
Fernando Gomes – Geddel não tem compromisso comigo. Geddel tem com o povo de Itabuna, com a população regional. Há dois anos, conversando com ele lhe disse: Posso lhe apoiar para governador. Agora vc tem que fazer alguma coisa pela minha cidade, Itabuna. Ele, ministro, me assegurou que faria algo. E liberou a verba para cobertura do canal.
Correio dos municípios – Qual a diferença entre Geddel e os demais candidatos?
Fernando Gomes – É jovem, trabalhador, de caráter e tem palavra. Fui deputado com ele. Vi de perto o seu trabalho. Todos puderam observar o trabalho dele como ministro. Foi o melhor ministro de Lula e com ela a Bahia ganhou. O Brasil ganhou. Ele é um defensor intransigente da Bahia, dos baianos.
Correio dos municípios – Em nível nacional como o senhor observar os candidatos Dilma Marina e Serra?
Fernando Gomes – Marina é uma inteligente, focada na defesa da ecologia, mas não tem chances. A Dilma, candidata do presidente é uma mulher que não mostrou trabalho. Ficava no seu gabinete dando bronca nos colegas, nos prefeitos. Serra é um grande homem. Inteligente, que enfrentou a ditadura e mostrou que é competente. Foi o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve. Foi um dos grandes prefeitos e governador de São Paulo. Serra está preparado para ser presidente da República.
“ Serra está preparado para ser presidente da República”
Correio dos municípios – O senhor está coordenando a campanha de Geddel em quantos municípios?
Fernando Gomes – Coordeno em Itabuna. Mas como tenho amigos em todos os municípios da Bahia peço apoio.
Correio dos municípios – Na opinião do senhor, com o horário político gratuito Geddel vai reverter no quando que é desfavorável a ele nas pesquisas?
Fernando Gomes – Ele tem o melhor discurso. Tem melhor preparo. Vai apresentar seus projetos. Tenho certeza que a povo da Bahia vai apostar nele. Vai confiar. Ele é confiável.
Correio dos municípios – O senhor optou por apoiar o médico Renato Costa para deputado estadual. Por quê?
Fernando Gomes – Trata-se de um excelente profissional de saúde, um homem sério e que a imprensa votou como o melhor deputado. Já tive sim, divergência com Renato Costa. Sei também que fui eu que o coloquei na política devido a sua seriedade. Discordamos, mas eu nunca agredi o homem Renato Costa. Nossa discussão sempre foi no plano político. Ele é o melhor para pleitear por Itabuna, pela região. Espero que os eleitores vejam isso nele.
“Nossas discussões sempre foram no plano político”
Correio dos municípios – Para deputado federal quem o senhor apoia?
Fernando Gomes – Lúcio Vieira, irmão de Geddel. É outro político jovem e preparado.
Correio dos municípios – O senhor é um político de palavra. Sim ou não. Esta posição é o seu sucesso político?
Fernando Gomes – Sempre agir assim. Tive sete mandatos. Três de deputado federal e quatro de prefeito de Itabuna. Sempre procurei ajudar ao povo dentro das possibilidades. Se tivesse eu dava. Se não tivesse eu dizia não tenho. Nunca fiz com que as pessoas fossem na Prefeitura 10, 12 vezes. Sempre fui franco, sempre respeitei as pessoas. Pode ser que minha franqueza tenha contribuído para o meu sucesso político.
“Sempre fui franco”
Correio dos municípios – O senhor é um político que fez obras que transformaram Itabuna. Dentre elas, Vila Olímpica, inúmeras escolas, maternidade, hospital, postos de saúde. Mas o senhor não conseguiu inaugurar a obra dos seus sonhos: O Centro de Convenções e o Teatro de Itabuna...
Fernando Gomes – O centro de Convenções e o Teatro Municipal de Itabuna eram duas obras que eu fiquei devendo ao povo de Itabuna. Eram obras que iriam gerar 400 empregos, iria alavancar o turismo empresarial de Itabuna que é uma cidade de prestação de serviços. Mas não deu certo. Dei o terreno, investi o que pude.
Correio dos Municípios – O senhor já tinha conversado com o então governador Paulo Souto sobre as obras?
Fernando Gomes – Sim. Conversei, pedi e ele não fez. Eu o apoie duas vezes para governador e ele não concluiu a obra que seria uma grande obra em termos da cultura de Itabuna e também para o comércio.
Correio dos municípios – A construção do teatro será uma forma de pagar o Teatrinho ABC, situado na Praça Otávio Mangabeira que o senhor derrubou?
Fernando Gomes – Sim. Agora eu derrubei o teatro porque ali estava sendo ponto de drogas, ponto de prostituição. Derrubei para evitar que jovens se prostituíssem e se drogassem.
Correio dos municípios – Irá concorrer o quinto mandato para fazer essa obra?
Fernando Gomes – Esta pergunta não poderia nem ser feita porque estamos em campanha para governador, deputados, senador e presidente. Daqui a 2012 tem muita água para passar por baixo da ponte. Terão muitas enxurradas. Muitas coisas ruins serão levadas pelas correntezas. Deixe as correntezas baixarem. O futuro só a Deus pertence.
“Muitas coisas ruins serão levadas pelas correntezas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Apoiado Fernando! Geddel é o melhor para Itabuna e para a Bahia! Estou com você!
Postar um comentário