quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DESEMBARGADOR SE DESPEDE

Antônio Roberto Gonçalves partiipou de sua última sessão


O desembargador Antônio Roberto Gonçalves participou hoje da sua última sessão do Tribunal Pleno antes da aposentadoria. O decano da Corte, desembargador Carlos Cintra, prestou homenagem em nome dos colegas e destacou o perfil firme demonstrado durante toda a trajetória jurídica.

O desembargador Antônio Roberto Gonçalves é natural do município de Macaúbas, localizado na Chapada Diamantina. Iniciou a sua formação educacional na Escola Cônego Firmino Soares, passando pelo Colégio Taylor Egídio, em Jaguaquara, Ginásio de Caculé. Complementou sua formação secundária no Colégio Salesiano e no Marista; na Escola Técnica do Comércio da Bahia, diplomou-se contador.

Foi funcionário concursado da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, técnico em Cooperativismo e professor do Colégio Instituto Educacional Senhora Santana, em Salvador.

Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em fevereiro de 1969, concluindo o Bacharelado em Direito e colando grau em 11 de agosto de 1973.

Atuou como advogado militante no Fórum da capital e no interior, e integrou o Departamento Jurídico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia - FETAG. Foi Procurador do Departamento de Terras da Bahia.

Ingressou na magistratura em setembro de 1977 mediante concurso de provas e títulos. Iniciou-se na judicatura na Comarca de Paramirim, em outubro de 1977. Foi promovido para a Comarca de Barra do Rio Grande em novembro de 1980, ali permanecendo até julho de 1983, quando foi promovido por merecimento para a Comarca de Alagoinhas, na qual permaneceu por oito anos, sendo por três vezes diretor do Fórum Desembargador Ezequiel Pondé.

Promovido para Salvador, Comarca especial, foi por treze anos titular da Vara de Tóxicos e Entorpecentes, passando ainda pelas 5ª, 7ª e 9ª Varas Criminais, Vara Crime Especializada da Liberdade, Juizados Especiais Cíveis de Piatã e da Federação.

Foi Juiz eleitoral das 11ª, 63ª, 69ª e 94ª Zonas Eleitorais e ainda titular da 16ª Zona Eleitoral da Capital de 2002 a 2005. Chegou ao Tribunal de Justiça em 2007 como desembargador titular da Corte após trinta anos de valiosos serviços prestados à judicatura baiana.

Nenhum comentário: