terça-feira, 24 de agosto de 2010

STF RECEBE A VISITA DO PRESIDENTE DA GUINÉ

Esta é a sexta visita do presidente da Guiné-Bissau ao Brasil


STF recebe visita oficial do presidente da Guiné-Bissau nesta quarta (25)
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebe, nesta quarta-feira (25), a visita do presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, que estará no país em viagem oficial. Ele será recebido às 16h15, no Salão Nobre da Suprema Corte, pelo ministro-presidente, Cezar Peluso.

Guiné-Bissau

Localizado na costa ocidental da África e com uma população estimada em 1,79 milhão de habitantes, Guiné-Bissau faz fronteira com o Senegal, ao norte; com a Guiné (ex-Guiné Francesa) a leste e sudeste, e com o Oceano Atlântico, ao sul e oeste. Além do território continental, é composta por cerca de 80 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do continente africano pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque.

Ex-colônia que alcançou sua independência de Portugal em 1974, Guiné-Bissau faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da União Africana. Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo. Sua economia baseia-se no setor agrícola, responsável por 60% do PIB e 96% das exportações. O setor emprega 85% da mão de obra do país. Já a indústria representa 12% do PIB.

Perdão da dívida

A Guiné-Bissau é o país que mais recebe recursos brasileiros para cooperação técnica na África. São desenvolvidos projetos nas áreas de segurança pública, educação, saúde, formação profissional, agricultura e pecuária. O governo brasileiro decidiu perdoar a dívida da Guiné-Bissau, que alcança US$ 38,19 milhões.

Nenhum comentário: