sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EUCLIDES DA CUNHA É HOMENAGEADO PELA RÁDIO SENADO

Em homenagem ao centenário de morte de Euclides da Cunha, celebrado no próximo dia 15, a Rádio Senado apresenta, nesta sexta-feira (7), uma reportagem especial sobre a trajetória do escritor brasileiro.

Ao contrário dos demais brasileiros residentes no litoral que, no fim do século 19 e início do século 20, queriam conhecer a Europa, o escritor queria desvendar o interior do país. Em 1897, Euclides da Cunha decidiu cobrir a Guerra de Canudos, no interior da Bahia, para o jornal O Estado de S. Paulo. O trabalho resultou na obra-prima Os Sertões. O especial Euclides da Cunha: O escritor que desvendou o Brasil vai ao ar às 17h.

No fim de semana, o programa Escala Brasileira apresenta o quarteto brasiliense Galinha Caipira Completa. Influenciados principalmente pelo bandolinista Hamilton de Holanda, Márcio Marinho (cavaquinho), Rafael dos Anjos (violão), Hamilton Pinheiro (contrabaixo) e Rafael dos Santos (bateria) lançaram o primeiro álbum homônimo em junho de 2009. A proposta do disco é mesclar a diversidade do repertório de música brasileira, como choro, samba e baião, acrescido do jazz, com composições próprias. O Escala Brasileira vai ao ar no sábado (8) às 20h. Já no domingo (9), às 8h, o programa Brasil Regional destaca o trabalho do músico Carlos Malta e a banda Pife Muderno.

O programa Senado Economia recebe o economista e professor Marcos Aurélio Valadão, coordenador de uma pesquisa sobre o sistema tributário dos quatro principais países emergentes do mundo - Brasil, Rússia, Índia e China, o chamado Bric. O termo surgiu em 2001, a partir do estudo do economista inglês Jim O'Neill que prevê o status de potência mundial para os países que o compõem, até metade do século 21. A entrevista vai ao ar na segunda-feira (10), às 7h30. Em seguida, às 8h, o programa Conexão Senado debate a questão dos refugiados no Brasil. Os convidados do programa são o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), e especialistas na questão dos refugiados.

Na terça-feira (11) o programa Estação da Mídia discute a polêmica em torno do trabalho de crianças na TV. Recentemente, a apresentadora Maísa, de 6 anos, foi impedida judicialmente de participar de um programa dominical na TV, por causa da superexposição a que estaria submetida. Participarão do debate representantes de agências de modelos, de emissoras de TV, do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, além do ator brasileiro Vinícius de Oliveira, que atuou aos 12 anos no filme Central do Brasil. O programa vai ao ar às 7h30.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 6990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste. (Da Redação / Agência Senado)

Nenhum comentário: