PESQUISADORES DESCOBREM NOVO GÊNERO DE FORMIGA NA MATA ATLÂNTICA
Um novo gênero de formiga foi encontrado no bioma Mata Atlântica do Sul da Bahia e descrito pelos professores pesquisadores Fernando Fernández, do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Nacional da Colômbia, Jacques Hubert Charles Delabie, da UESC/Ceplac/Cepec, e Ivan Cardoso do Nascimento, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
O inseto, que recebeu o nome científico de Diaphoromyrma sofiae, teve a sua descoberta publicada em edição recente da revista Zootaxa, uma das mais importantes publicações de taxonomia do mundo. Etimologicamente, Diaphoromyrma é um neologismo forjado de palavras gregas que significam formiga e marcável (diferente). O nome se refere às diferentes características que distinguem este gênero de outras Myrmicinae (formigas).
O nome sofiae é uma homenagem à mirmecologista e professora/doutora Sofia Campiolo, da Universidade Estadual de Santa Cruz e do Instituto Dríades, que obteve os recursos e coordenou a realização da pesquisa na região. Essa descoberta científica, segundo os pesquisadores, reforça a importância biológica da Região Sul da Bahia e da Floresta Atlântica do Brasil.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário