segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MINISTRO DO INTERIOR DA VENEZUELA ACUSA COLÔMBIA

O governo venezuelano acusou ontem o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de estar utilizando o suposto fornecimento de armas da Venezuela para a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para justificar a concessão de uso pelos Estados Unidos de bases em território colombiano.

Na semana passada, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retirou seu embaixador da Colômbia e congelou, pela segunda vez em três anos, as relações entre os dois países por causa das denúncias de Bogotá. Segundo o governo colombiano, lança-foguetes de fabricação sueca, de um lote vendido à Venezuela nos anos 80, foram encontrados em poder dos guerrilheiros, após uma ofensiva do Exército da Colômbia.

"Centrar o debate (sobre as relações entre Colômbia e Venezuela) neste tema nada mais é do que arranjar um pretexto para justificar uma aberração internacional (a instalação das bases) e uma agressão por parte do governo colombiano, afirmou o ministro de Interior da Venezuela, Tareck el Aissami. "Uma grave acusação foi feita e (em razão disso) há uma grande repercussão nos meios de comunicação internacional, mas não apresentaram uma só prova (de que o governo de Chávez tenha entregado as armas aos guerrilheiros)." Aissami também acusou Bogotá de ser conivente com o narcotráfico. (Agência Folha)

Nenhum comentário: