segunda-feira, 5 de março de 2012

MOREIRA ESTÁ LIVRE

Extinta a punibilidade do ex-deputado Edmar Moreira

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, na sessão a última quinta-feira (1º), a ocorrência de prescrição da pretensão punitiva em favor do ex-deputado federal Edmar Moreira (foto), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela suposta prática do crime de apropriação indébita das contribuições previdenciárias descontadas dos salários dos empregados da F. Moreira Empresa de Segurança e Vigilância Ltda., no valor de R$ 384 mil.

A decisão ocorreu no julgamento de novos embargos de declaração no Inquérito (INQ 2584), no qual a defesa de Moreira pediu que fosse declarada a extinção de sua punibilidade, tendo em vista que ele completou 70 anos em setembro de 2009, razão pela qual passou a ter direito ao benefício legal de redução do prazo prescricional à metade (artigo 115 do Código Penal). O reconhecimento da prescrição resultou na concessão de habeas corpus de ofício, com parecer favorável da própria PGR.

De acordo com o relator do Inquérito, ministro Ayres Britto, mesmo que seja aplicada a pena máxima para o crime continuado de apropriação indébita previdenciária (que é de reclusão de cinco anos), a sentença não teria efeito, já que a prescrição do crime – 12 anos – cai para seis anos, em se tratando de cidadãos com mais de 70 anos (maioridade senil).

“Na concreta situação deste processo, nem mesmo a imposição de uma pena concreta no máximo permitido pelo tipo penal – cinco anos – manteria a integridade da pretensão estatal punitiva. Explico: tendo em vista que o acusado tem direito à redução do prazo prescricional pela metade, a prescrição de 12 anos – caso aplicada a pena máxima de cinco anos – cai pela metade”, afirmou o relator.

O ministro Ayres Britto acrescentou que a denúncia contra Edmar Moreira foi recebida pelo STF em 7/05/2009 – data interruptiva da prescrição – e os últimos fatos supostamente delitivos cometidos por ele ocorreram em dezembro de 1998. “Pelo que, entre o termo inicial da contagem do lapso prescricional e a data do recebimento da denúncia, ocorreu a chamada prescrição retroativa, na antiga redação que lhe dava o parágrafo 2º do artigo 110 do Código Penal”, assinalou.

Histórico

A denúncia contra Edmar Moreira foi recebida em 26 de outubro de 2006 pelo juízo da 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo, juízo à época já incompetente para apreciar o feito em razão do exercício pelo denunciado do mandato de parlamentar federal. Os autos foram remetidos ao STF e distribuídos ao ministro Eros Grau em 25 de julho de 2007, que encaminhou o processo à PGR para ratificar os termos da denúncia. Entretanto, o ministro Eros Grau se declarou suspeito para relatar o Inquérito em 10 de fevereiro de 2009.

Os autos foram então distribuídos ao ministro Ayres Britto em 23 de março de 2009 e, três dias depois, o relator pediu pauta para julgamento do feito. A pedido da defesa de Edmar Moreira, o ministro Ayres Britto deferiu o adiamento do julgamento por uma sessão. Insatisfeita, a defesa requereu nova suspensão do julgamento sob alegação de que era necessário aguardar o julgamento de dois Habeas Corpus envolvendo o deputado (HCs 98715 e 98917). O processo se encontrava regularmente instruído desde setembro de 2008 e a denúncia foi recebida no dia 7 de maio de 2009.

Prescrição em perspectiva

Na sessão desta quinta-feira, o ministro Ayres Britto lembrou que a jurisprudência do STF rejeita a possibilidade de reconhecimento de prescrição retroativa antecipada, que também é chamada de “prescrição em perspectiva”. Entretanto, no julgamento de questão de ordem na AP 379, de relatoria do ministro Sepúlveda Pertence (aposentado), a Corte fez uma distinção da hipótese em que a prescrição em perspectiva decorre da consideração da pena máxima abstratamente aplicada ao delito.

Ao acompanhar o relator, assim como fizeram todos os ministros presentes, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, assinalou a importância do precedente julgado na sessão para efeito de orientação para outros tribunais. O relator determinou a baixa dos autos à Justiça Federal de São Paulo para que a ação penal prossiga em relação à segunda denunciada – Júlia Fernandes Moreira.

EDMAR MOREIRA GRATIS

El Tribunal Supremo Federal (STF) reconoció en su reunión del jueves pasado (1), la aparición de la limitación de la pretensión punitiva en favor del ex diputado federal Edmar Moreira, denunciado por la Fiscalía General de la República (PGR) por la presunta práctica el delito de malversación de fondos de las contribuciones de seguridad social deducidas de los salarios de los empleados de F. Moreira Compañía de Vigilancia y Seguridad Limitada. En la cantidad de 384.000 dólares.
La decisión se produjo en el juicio de las nuevas solicitudes de aclaración en la Investigación (INQ 2584), en el que la defensa pidió que Moreira se declaró la terminación de su castigo, ya que él cumplió 70 años en septiembre de 2009, ¿por qué tiene derecho a la ventaja de reducir el período de prescripción a la mitad (artículo 115 del Código Penal). El reconocimiento de la prescripción dio lugar a la concesión de hábeas corpus por el comercio, con el consentimiento de su propia PGR.
De acuerdo con el ponente de la investigación, el ministro Ayres Britto, incluso si se aplica la pena máxima por el delito de malversación de fondos de bienestar continuo (que es de prisión de cinco años), la frase no tendría ningún efecto, ya que la prescripción del delito - 12 años - corresponde a seis años, cuando se trata de ciudadanos mayores de 70 años (edad senil).

"En la situación concreta de este proceso, incluso la imposición de una pena en el máximo permitido por el delito específico - cinco años - se mantendría la integridad de la pretensión punitiva del Estado. Me explico: para que el acusado tiene derecho a reducir a la mitad del período de limitaciones, la prescripción de 12 años - si se aplica a una pena máxima de cinco años - redujo a la mitad ", dijo el periodista.
El ministro Ayres Britto agregó que la denuncia contra Edmar Moreira fue recibido por el STF en 05/07/2009 - fecha de la prescripción interruptiva - y los hechos alegados pasado comportamientos delictivos cometidos por él ocurrieron en diciembre de 1998. "Por lo tanto, de la cuenta de la palabra inicial del plazo de prescripción y la fecha de recepción de la queja, la llamada era prolongar retroactivamente la prescripción, en la antigua lengua que le dio el párrafo 2 del artículo 110 del Código Penal", dijo.
Histórico
La denuncia contra Edmar Moreira fue recibido el 26 de octubre de 2006 Sentencia de la 4 ª de la Corte Penal Federal de São Paulo, el tribunal tiene jurisdicción para considerar lo hizo debido a la reportada por el ejercicio del mandato parlamentario federal. El caso fue remitido a la Corte Suprema de Justicia y distribuido a la ministra de Eros Grau el 25 de julio de 2007, que remitió el caso a la PGR a ratificar los términos de la denuncia. Sin embargo, dijo el ministro Eros Grau es sospechoso de informe de la investigación el 10 de febrero de 2009.
Los expedientes fueron distribuidos luego a la Ministro Britto Aires el 23 de marzo de 2009, y tres días más tarde, el ponente pidió a la agenda de juicios del hecho. La solicitud de la defensa de Edmar Moreira, ministro Ayres Britto concedió el aplazamiento de una sesión de prueba. Insatisfecho, la defensa solicitó una nueva suspensión de juicio el argumento de que era necesario esperar el juicio de dos hábeas corpus implica el diputado (HC 98715 y 98917). El expediente fue instruido con regularidad desde septiembre de 2008 y se recibió la queja el 7 de mayo de 2009.
Prescripción de las perspectivas
En su reunión de este jueves, el ministro Ayres Britto señaló que la jurisprudencia de la Corte Suprema de Justicia rechaza la posibilidad de detección temprana de la limitación de carácter retroactivo, lo que también se llama "prescripción en el punto de vista." Sin embargo, a juicio de una cuestión de orden en el AP 379, el ponente de Sepúlveda pertenece el ministro (retirado), el Tribunal hizo una distinción entre la situación en que la prescripción en el punto de vista se deriva de la consideración de la pena máxima en abstracto aplicado a la ofensiva.
Acompañando al ponente, al igual que todos los presentes los ministros, el jefe de la justicia, el ministro Cezar Peluso, destacó la importancia de precedentes en la sesión del juicio con el propósito de orientar a los demás tribunales. El relator del caso, ordenó a los tribunales federales inferiores de St. Paul de continuar la acción penal en contra del segundo acusado - Julia Moreira Fernandes.

Nenhum comentário: