quinta-feira, 30 de abril de 2009

Durou até demais!!!

(Juarez Vicente de Carvalho)

Foi um casamento feito com contrato comercial. Assim começou a união entre o PT e o PSDB na Bahia. Antes, o PSDB não tinha quadros para lançar um candidato ao governo do Estado. Hoje tem. Todos sabem que a amizade, namoro e casamento tiveram um padrinho: o deputado Jutahy Magalhães Júnior que há anos rompeu com o ex-governador Antonio Carlos Magalhães. O próprio Jutahy, que sempre teve uma vaga assegurada para a Câmara Federal, sabiamente nunca se arriscou em ser candidato ao governo do Estado para não ficar sem mandato.

O PSDB é um partido que sempre elegeu poucos deputados na Bahia. E dentre esses sempre estava Jutahy Magalhães. Hoje, com a entrada de Antonio Imbassahy, afilhado de ACM e que tem pretensão em governar a Bahia, desde novembro, segundo afirmação da cúpula tucana já tinha avisado ao governador Jaques Wagner que o PT não mais teria apoio do ninho.

A questão passa também pela conjuntura nacional. Em todas as pesquisas de opinião pública o candidato do PSDB, José Serra, aparece em primeiro lugar. Todos sabem também que o presidente Lula já tem a sua carta na cartola: A ministra Dilma. O partido dos Trabalhadores fará tudo para emplacar mais uma eleição.

O desquite era coisa esperada. Como foi um casamento comercial os interesses de ambos os lados falaram mais forte. O governador Jaques Wagner, petista histórico quer se eleger e consolidar a sua liderança na Bahia. Do outro lado, com a eleição do governador de São Paulo, José Serra, os tucanos, mesmo perdendo as eleições na Bahia terão um quinhão Np governo Federal.
Foi bom enquanto durou. Mas quem conhece um pouco de política já sabia que um dia isso iria acontecer. Cada um para o seu lado. Cada um querendo fazer novas conquistas. Namorar, ficar noivo, casar e morar juntos.

As lideranças do PSDB na Bahia não são bobas, inocentes. Caso insistam em apoiar Lula perdem o partido e quem ganha com mais isso é justamente o grupo do Governador Paulo Souto e do deputado federal ACM Neto que já consolidou o apoio a José Serra.

Será uma briga democrática entre PDSB e DEM. Cada um quer abocanhar uma fatia maior do bolo caso sejam confirmadas em 2010 as pesquisas de opinião pública que afirmam agora que Serra será o presidente.


Geraldo Simões critica ACM Neto e
destaca atuação de Jaques Wagner

O deputado federal Geraldo Simões, vice-líder do PT na Câmara, fez pronunciamento no Congresso Nacional, em que rebateu as acusações feitas pelo deputado federal ACM Neto, do DEM, contra o governador Jaques Wagner em relação à segurança pública e aos índices sociais na Bahia. Em tom de ironia, Simões chegou a parabenizar o parlamentar baiano “por essa mudança de perfil do seu mandato, passando a ter esse tipo de preocupação”. “Qualquer brasileiro que analisar os índices da Bahia, com certeza vai ficar muito indignado. Não é possível que a sexta economia do Brasil tenha a segunda pior saúde do Brasil, a segunda pior educação do Brasil e 2 milhões e 100 mil analfabetos”, afirmou Simões.

De acordo com o parlamentar petista, “faltou o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto dizer que isso é resultado dos quarenta anos de Governo do clã Magalhães e dos agregados, que colocaram a Bahia, a sexta economia do Brasil, nessa situação muito difícil, sem investimentos significativos em saúde, educação e programas sociais.

RECONHECIMENTO POPULAR
No que se refere ao transporte escolar, Geraldo Simões lembrou que no último ano do DEM em 2006, foram transferidos 9 milhões de reais para os 417 municípios do Estado do Bahia. No ano passado, o Governador liberou 26 milhões de reais. Para este ano, estão previstos 33 milhões de reais, além da contratação de mais de cinco mil professores, a recuperação e construção de escolas e programas como o TOPA, que tem como meta alfabetizar um milhão de jovens e adultos. “Quando Jaques Wagner assumiu o Governo da Bahia, não existiam professores para serem nomeados como Vice-Diretores de escolas, porque eram professores emprestados pelas Prefeituras, não eram do quadro estadual”, afirmou.

“Nunca se investiu tanto em infra-estrutura como agora. O governador Jaques Wagner está recuperando a malha viária e o Estado vai ganhar equipamentos importantes como a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul”, ressaltou Simões. Na área de segurança, o deputado citou a contratação de policiais, a melhoria da estrutura e os investimentos em modernização. “O que não dá é para corrigir em dois anos um sistema de segurança pública que foi sucateado por mais de 30 anos pelo grupo do deputado ACM Neto”. “Se de fato, o deputado ACM Neto está mudando de perfil, agora está preocupado com as questões sociais do Brasil e da Bahia, o melhor caminho que ele poderia ter é apoiar o projetos do governador. em vez de fazer críticas infundadas, já que o povo da Bahia sabe quem destruiu o estado durante décadas e reconhece o trabalho que vem sendo feito por Jaques Wagner”.

DIA DO TRABALHADOR

Geraldo Simões também fez um pronunciamento em que destacou as comemorações do 1º. de Maio, Dia do Trabalhador. “Quero deixar patente minha solidariedade com a luta de todos os trabalhadores de todos os tempos e manifestar minha disposição em seguir o exemplo que nos foi dado ao longo da história do Brasil e do mundo”, disse. “O primeiro de maio, data que hoje muitas vezes é comemorada de forma festiva, surgiu de lutas e manifestações dos trabalhadores por melhores condições de vida e pela democracia”.

“Podemos dizer que, por quase dois séculos os trabalhadores não se renderam e constantemente lutaram por conquistar direito a uma vida melhor. Com a globalização, o avanço tecnológico, a mecanização, conquistas trabalhistas consolidadas são ameaçadas em todo o mundo”, afirmou Simões. “Por outro lado, a crise atual deixa á mostra a verdadeira natureza do capitalismo. Um modo de produção que acumula riqueza na mão dos proprietários, quando em auge de crescimento e que socializa as perdas em tempos de crise”.

“Ao mesmo tempo em que venho saudar a luta dos trabalhadores, venho a esta tribuna manifestar que é necessário seguir avançando e garantir que não haja retrocessos nos direitos conquistados”, finalizou o vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.

Campanha de Doação de Órgão na UESC

Três campanhas realizadas pelos alunos do curso de Biomedicina da UESC, com a finalidade de promover a captação de doadores de medula óssea, atinge a marca de 1.000 doações em apenas dois anos. O feito merece destaque, não só pela sua dimensão social, mas, também, pela motivação da juventude acadêmica e regional em torno de uma ação solidária, no campo da saúde, em que a preservação da vida é a meta maior.

O biomédico e mestrando em Genética, Gustavo Nunes de Oliveira Costa, um dos idealizadores da campanha, explica que a atividade nasceu de uma parceria com o Centro de Diagnóstico do Gacc (Gacc-Bahia), com sede em Salvador. “Ligação nascida quando de meu estágio curricular para graduação e, atualmente, de voluntariado junto àquele centro, além de vínculos de amizade. A partir dessa motivação, realizamos três ações para captação de doadores de medula óssea”, explica.

A medula óssea é o único órgão que se regenera após a doação. E os transplantes são fundamentais no tratamento de doenças no sangue como a anemia aplástica e a leucemia. A primeira campanha, em 2007, se deu na 1ª Semana Multidisciplinar de Biomedicina, por iniciativa dos alunos do curso, ”quando conseguimos 128 novos cadastros de doadores de medula. Foi a maior campanha de doação feita no Estado da Bahia, naquele ano”, enfatiza.

Em 2008, a captação de doadores foi realizada junto ao “Trote Solidário” da UESC, com o apoio do Departamento de Saúde e dos alunos de Biomedicina e Enfermagem. “Em duas semanas catalogamos 230 doadores e um aluno de Biomedicina foi a São Paulo para participar de um evento na Unicamp, denominado “Trote Cidadão”, em que foram premiadas as melhores idéias apresentadas pelas universidades brasileiras”.

No 2º semestre de 2008, entre 16 e 22 de novembro, os alunos realizaram, na cidade de Itabuna, a primeira campanha de captação de medula no município, aproveitando duas datas significativas: o “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil” e o “Dia do Biomédico”. Durante a semana dos eventos foram cadastrados 642 doadores na comunidade. Gustavo Costa diz que para atingir tal objetivo, “tivemos o apoio do CDL-Itabuna, do Gacc-Itabuna, da Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa de Itabuna, do Neoop (Núcleo de Estudos e Orientação em Oncologia Pediátrica) e do Lafem (Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular) da UESC”.



Deputada Ângela Sousa cobra atenção
para o Distrito Industrial de Ilhéus


A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) esteve na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), para reivindicar melhorias na infraestrutura no Distrito Industrial de Ilhéus, Ela também encaminhou ao chefe de gabinete do órgão, Luciano Simões Filho, a implantação do projeto Indústria Cidadã, proposta que integra os segmentos industrial, comercial e de serviços, e tem por objetivo fomentar e incentivar o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios baianos.

A Sudic identifica as potencialidades produtivas das localidades, visando a criação de novos postos de trabalho e geração de renda, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população e, consequentemente, a fixação do trabalhador em sua comunidade. A “Indústria Cidadã” incentiva o surgimento de novas cadeias produtivas nos diversos territórios de identidade, com participação direta dos pequenos produtores e a valorização da mão-de-obra e matéria-prima locais.

“Queremos negociar a cessão de um galpão pela Sudic, para que o projeto possa ser implantado em nosso Distrito Industrial, de modo a propiciar condições para a geração de emprego e renda no município”, afirma Ângela Sousa. Ela acrescenta que, alem de Ilhéus, a iniciativa poderá beneficiar jovens trabalhadores de outras localidades da região.

A deputada enfatizou a cobrança para que o Distrito Industrial receba maior atenção da Sudic, salientando que l local se encontra em péssimas condições, inclusive de acessibilidade. A situação, segundo ela, chega ao ponto de afastar potenciais investidores, que encontram dificuldades para se instalar. De acordo com a parlamentar, as empresas que ainda permanecem no município estão apreensivas com o abandono do Distrito Industrial. “Por isso, é extremamente necessária a intervenção da Sudic, no sentido de viabilizar a manutenção do parque produtivo”, frisa.

Raimundo Pólvora pede
ações para bairros de Itabuna


A necessidade de maior presença do governo municipal em alguns bairros de Itabuna motivou a apresentação de diversos pedidos de providência pelo vereador Raimundo Pólvora (PPS). Uma das suas preocupações é com as ruas do Parque Santa Clara que estão esburacadas e comprometendo o acesso do transporte coletivo.
Pólvora solicitou ao Executivo o patrolamento das ruas do bairro e melhorias para outras comunidades, a exemplo da limpeza do canal de macrodrenagem da Vila Anália. Para o bairro da Mangabinha, o vereador requereu pavimentação aslfáltica e reposição de lâmpadas do sistema de iluminação pública.

Ainda com a intenção de atender à comunidade da Mangabinha, Pólvora pleiteia ao governo a construção de quadra poliesportiva e a instalação de um módulo da Polícia Militar no bairro.

“Estas são solicitações que recebo diretamente da comunidade e repasso para o governo”, frisa o vereador. Ele informa que os requerimentos já foram encaminhados ao prefeito José Nilton Azevedo.


Câmara presta homenagem ao
Livro dos Espíritos nesta quarta

A Câmara de Vereadores de Itabuna realizou qiarta-feira, dia 29 de abril, às 18h30min, sessão solene em homenagem ao Livro dos Espíritos, considerado a obra fundamental da doutrina espírita. Escrito por Alan Kardec em 1857, o livro acaba completar 152 anos de sua primeira edição.

A sessão solene ocorre anualmente, cumprindo disposição regimental. Neste ano, sua realização foi requerida ao presidente Clóvis Loiola pelo vereador Wenceslau Júnior. Na programação, estão incluídas palestra do professor Lindomar Coutinho e participação especial do músico Adilson Silva. Todos os centros que difundem a doutrina espírita em Itabuna foram convidados para o evento.
O Livro dos Espíritos foi lançado por Kardec após estudos sobre fenômenos que, segundo pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX. A obra se apresenta na forma de perguntas e respostas, com um total de 1.019 tópicos.

Vane diz que a iluminação
em Itabuna está um caos

A precariedade do sistema de iluminação pública em Itabuna foi criticada pelo vereador Vane do Renascer (PT). Vane observou que grande parte das ruas da cidade se encontra às escuras e, com três meses de gestão, o atual governo ainda não esboçou qualquer providência para resolver o problema.

A situação fez o vereador questionar o destino da Taxa de Iluminação Pública (TIP), paga mensalmente pelos itabunenses nas contas de energia elétrica. Além de considerar que a Prefeitura não faz uso correto dos recursos obtidos com a cobrança, Vane comentou que a TIP é ilegal.

“Existe uma súmula do Supremo Tribunal Federal, que declara a TIP inconstitucional, mas todos nós pagamos esse tributo indevido”, afirmou. O pior, ainda segundo o vereador, “é pagar e não saber para onde vai o dinheiro”.

Vereador quer informações
sobre os festejos juninos


O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) afirmou, na sessão plenária que iria cobrar explicações do prefeito José Nilton Azevedo com relação ao interesse do governo em realizar festejos juninos este ano. Wenceslau disse concordar com os argumentos do Ministério Público, que condena o planejamento da festa quando a cidade ainda enfrenta as consequências da epidemia de dengue.

“Os índices de infestação ainda estão nas alturas, bem acima de 16%, e a rede pública de saúde está um caos”, apontou o vereador. Ele declarou ainda que, nos três primeiros meses da atual gestão, nem ao menos foram tomadas medidas básicas de cuidado com a cidade. “As ruas estão esburacadas nos bairros e no centro, o sistema de iluminação é precário e o município ainda enfrenta uma crise por conta da queda na arrecadação”.
Por todos esses fatores, Wenceslau Júnior acredita ser um contra-senso realizar o São João. Ele frisou que o Ministério Público Estadual, que entrou com uma ação civil pública para impedir a festa, “está coberto de razão”. O vereador considerou correta a postura de impedir o município de fazer qualquer investimento público na promoção de eventos como carnaval e São João.

Ele ainda alertou para a possibilidade de que a Prefeitura se utilize de terceiros para mascarar a destinação de recursos para os festejos juninos. “Existem rumores de uma cooperação técnica entre o município e a Câmara de Dirigentes Lojistas com essa finalidade, mas isso não pode acontecer”, destacou.

Ricardo Bacelar, do PSB, expressou dúvida com relação à capacidade da CDL de organizar o São João sem contar com o suporte financeiro da Prefeitura. “A CDL não tem dinheiro para fazer essa festa”, declarou.


Secretário diz que prefeitura
não vai gastar com S. João

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Itabuna, Carlos Veloso Leahy, compareceu à audiência pública realizada no dia 28 de abril, na Câmara de Vereadores, e assegurou que o governo do prefeito José Nilton Azevedo não vai destinar recursos à realização dos festejos juninos. Segundo o secretário, que acumula o cargo de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, esta entidade também não vai receber dinheiro do município para a promoção do São João.

Na audiência pública, que foi convocada pelo vereador Wenceslau Júnior e contou com a presença do promotor Clodoaldo da Anunciação, do Ministério Público Estadual, o secretário informou que a CDL planeja montar uma arena chamada “Vila do Forró”, na Praça Rio Cachoeira, um cenário caracterizado como arraial, onde haverá apresentação de bandas de forró, quadrilhas, concurso da Rainha do Milho e venda de comidas e bebidas típicas.

“A CDL está em busca de patrocinadores na iniciativa privada, mas já está absolutamente definido que o poder público municipal não terá qualquer participação financeira no evento”, frisou Leahy. Ele mencionou empresas como a Incamilho, que já se comprometeu a apoiar a Vila do Forró, e a Padim, que estaria se definindo pelo apoio.

O secretário também apresentou um relatório com informações sobre os gastos da Prefeitura com o último Carnaval Antecipado, no qual a Prefeitura empregou R$ 971.234,00. “Foi o carnaval mais barato já feito em Itabuna”, sustentou, acrescentando que o governo obteve economia ao dispensar intermediários na contratação das bandas.

Com relação ao São João, ele foi enfático ao declarar que existe um compromisso da Prefeitura de não direcionar recursos para a festa. A informação tranquilizou os vereadores e o representante do Ministério Público Estadual, que já tinha ingressado com uma ação inibitória da Vara da Fazenda Pública, requerendo a proibição do uso de dinheiro da Prefeitura de Itabuna no São João deste ano.

A maior preocupação do promotor está na área da saúde, que ele afirma se encontrar um caos. “O bloqueio à epidemia de dengue não está feito e os números da doença são crescentes, além disso há uma total falta de sintonia entre a 7ª Dires e a Secretaria Municipal de Saúde”, criticou Anunciação. Ele opinou que é necessário o município prorrogar o decreto de estado de emergência, o que torna inadequado o investimento em festa.

Mesmo com o compromisso do governo de não gastar com o São João, o promotor acha preciso ir além e adotar medidas urgentes para organizar a saúde. Wenceslau Júnior considerou importantes os esclarecimentos do secretário Carlos Leahy, para que o tema deixe de ser tratado de forma “extraoficial”.


Comunicação


Concluída apuração dos envelopes técnicos para licitação de agências de publicidade
Pesquisadores e empresários baianos têm à sua disposição R$ 4,8 milhões em recursos não-reembolsáveis. Os editais do Empreende Bahia, programa inédito e de fomento ao empreendedorismo voltado para a inovação, foram lançados na manhã desta quinta-feira (30), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e podem ser encontrados no www.fapesb.ba.gov.br.

Junto com os três editais – de Apoio a Incubadoras de Empresas, de Apoio à Educação para o Empreendedorismo e de Apoio à Criação de Cursos de Especialização em Inovação – que integram o Empreende Bahia, foi lançado também a segunda edição do Concurso de Ideias Inovadoras, que vai premiar projetos apresentados por graduandos, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e inventores independentes.

O graduando em Engenharia Eletrônica, Vinícius Dias, 21 anos, já faz parte de uma incubadora e explicou que com isso dispõe de espaço físico, secretária, computador e assessoria contábil. Agora ele quer dinheiro para investir em seu projeto. “Somos três sócios, todos estudantes, e temos um capital social muito baixo. Sem esse tipo de apoio fica praticamente impossível iniciar uma empresa”, afirmou.
Esse aporte de capital oferecido pelo programa foi também o que atraiu Jacques Chicorel, 31 anos, para o lançamento do Empreende Bahia. “Não adianta ter uma ótima ideia, por exemplo, na área de engenharia ou de biotecnologia, sem um apoio financeiro. Por isso esse trabalho da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Fapesb, é fundamental”, observou.

Chicorel falou da importância do Edital de Apoio à Educação para o Empreendedorismo, que vai financiar cursos de curta duração e eventos para capacitação. “Não é só dinheiro que faz um bom projeto. É preciso a formação da mentalidade do empreendedor para que a ideia seja viável a longo prazo, alcançando não somente os mercados nacionais, mas também os internacionais”, disse.

Tendência mundial

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, esse investimento fornece às empresas que estão começando agora e aos novos empreendedores os recursos que eles precisam para se estabelecer, se consolidar ou se manter no mercado. “Essa é uma tendência mundial. Os Estados Unidos aumentaram em US$ 3 trilhões o orçamento para inovação”, explicou.
O diretor de Inovação da Fapesb, Elias de Souza, afirmou que o crescimento anual do PIB da China e da Índia tem como princípio as estratégias de inovação. “Esse é um investimento essencial para esse mercado competitivo, que é a geração de novos produtos e tecnologias não só para o mercado local, como para o internacional”, ressaltou.

Pedro Simon apresenta propostas para mudar
o funcionamento da política no Brasil

Há uma hora na tribuna, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) conclama a sociedade e os senadores em particular a debaterem mudanças para modificar o funcionamento da política no Brasil. Durante seu discurso, Simon defendeu algumas propostas, como o financiamento público de campanha e a adoção do voto distrital.
Simon enfatizou a necessidade de tornar inelegíveis os candidatos de "ficha suja", isto é, aqueles que tiverem sido condenados pela Justiça. O senador defendeu que sejam priorizados nos tribunais os processos envolvendo candidatos, a fim de que seus casos tenham sido concluídos antes das eleições.
O representante do Rio Grande do Sul também propôs que os trabalhos no Congresso sejam concentrados, com votações em todos os dias da semana, até que a pauta de cada mês fosse esgotada. De acordo com o senador, isso iria reduzir os gatos com passagens aéreas, uma vez que cada parlamentar, em vez de ir e voltar de seu estado quatro vezes por mês, o faria apenas uma vez por mês.
Vários senadores aplaudiram o discurso de Simon, concordando com a necessidade de promover grandes debates que apontem soluções para melhorar o modo de fazer política no país. (da Agência Senado)


Direto do Plenário: Ministros retomam
julgamento sobre a Lei de Imprensa

Os ministros do Supremo Tribunal Federal retomaram na tarde desta quinta-feira (30) o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130 sobre a recepção da Lei de Imprensa (Lei nº 5250/67) pela Constituição Federal de 1988. Até o momento, os ministros Eros Grau, Menezes Direito, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso acompanharam o relator, ministro Carlos Ayres Britto, que na sessão do dia 1º desse mês votou pela total procedência do pedido.

O ministro Joaquim Barbosa se pronunciou pela parcial procedência da ação, ressalvando os artigos 20, 21 e 22 da Lei de imprensa. De acordo com ele, esses artigos que versam sobre figuras penais ao definir os tipos de calúnia, injúria e difamação no âmbito da comunicação pública e social são compatíveis com a Constituição Federal. No mesmo sentido votou a ministra Ellen Gracie.


Polícia Nacional detém 23 estrangeiros ilegais na comuna de Xandel


Malanje - Vinte e três estrangeiros de diferentes nacionalidades foram detidos pela Polícia Nacional, quando tentavam passar pelo posto de controlo fronteiriço localizado na comuna de Xandel, município do Quela (115 quilómetros a leste da cidade de Malanje), informou hoje quinta-feira a corporação.

Uma nota de imprensa do comando provincial da Polícia Nacional refere terem sido detidos 15 cidadãos da República Democrática do Congo, três do Congo Brazaville, dois da Serra Leoa, um da Gâmbia e igual número da Guiné Conacry e Cote d'Ivoire, tendo já sidos entregues aos Serviços de Migração e Estrangeiros para o seu devido tratamento.

O documento informa que a PN apreendeu 94 gramas de estupefaciente (liamba) e deteve cinco cidadão da República Democrática do Congo por crimes de uso, posse e venda do referido produto.

Foram ainda realizadas quatro micro-operações e uma busca dirigida nos bairros Sambizanga e Carreira de Tiro ( Malanje) e nos municípios de Cacuso e Caculama, que resultaram na apreensão de um velocípede e de um gerador de corrente eléctrica.

O comando provincial registou 19 crimes diversos, consubstanciados em ofensas corporais, furtos, homicídios, violação de menor, difamação e posse de estupefaciente (liamba), cujos os municípios de Malanje, Caculama, Cacuso, Massango e Quela como sendo os locais de ocorrências. (Angola Press).

Nenhum comentário: