segunda-feira, 13 de abril de 2009

Macau poderá ser pioneira na China
a utilizar etanol nos veículos

Em 2019, Macau poderá vir a ter veículos a circular com etanol, defende Gary Ngai. A cooperação com países da América Latina é a base deste projecto da MAPEAL que dispõe já de um terreno em Zhuhai para se realizarem as primeiras experiências de plantações. Para o presidente da associação, este é o caminho para a diversificação da economia que carece ainda de um maior empenho do Executivo.


De tradutor de Mao Tsé Tung
a vice-presidente do lC

Tradutor oficial de Mao Tsé Tung e de Deng Xiaoping na década de 50, Gary Ngai é um homem com um passado rico em histórias e vivências. O JTM ouviu algumas e faz-lhe aqui um retrato daquele que também foi vice-presidente do Instituto Cultural nos anos 90. (Jornal Tribuna de Macau)



Empresas em dificuldades



Empresas de diamantes da Lunda-Norte com grandes dificuldades económicas
O encerramento de algumas companhias diamantíferas na Lunda-Norte está a levar ao desemprego muitos trabalhadores, na sua maioria jovens que tinham vínculos precários com as empresas.

O bispo da diocese do Dundo, D. Manuel Imbamba, disse ontem, na capital da Lunda-Norte, que o desemprego que afecta a juventude da província “inspira cuidados”.
A crise financeira internacional afectou gravemente o mercado de diamantes. A principal empresa da Namíbia teve de encerrar as suas portas, lançando no desemprego centenas de trabalhadores.

A Endiama, recentemente, deu uma conferência de imprensa na qual os responsáveis pelos recursos humanos anunciaram que a empresa ia enfrentar a crise sem recorrer a despedimentos e que os salários de todos os trabalhadores estavam garantidos. Mas os responsáveis da Endiama não esconderam a existência de graves problemas no mercado internacional de diamantes.

D. Manuel Imbamba, segundo a Rádio Ecclesia, disse que embora a situação esteja agora calma, há uma semana os jovens desempregados manifestaram-se no Dundo e a Polícia Nacional teve de fazer várias detenções devido a ilegalidade do acto e seu aproveitamento político por militantes do PRS.(Jornal Angola On Line)



Governo aliena cantinas rurais

O GOVERNO vai alienar cerca de três mil cantinas localizadas nas zonas rurais de todo o país. O Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, lançou na última quinta-feira o processo de alienação de lojas ou armazéns e os respectivos anexos situados nas zonas rurais.|»

Preserva-se património histórico no Niassa

UMA delegação interministerial composta por quadros dos ministérios para os Assuntos dos Antigos Combatentes e da Educação e Cultura encontra-se na província do Niassa em visita de trabalho que se prolongará por seis dias.|»

Trabalhadores da EPAR
Retêm funcionários da DNA

OS trabalhadores do Estaleiro Provincial de Águas de Tete (EPAR) mantiveram reféns, por algumas horas quatro funcionários de várias instituições adstritas ao Ministério de Obras Públicas e Habitação (MOPH) reivindicando a resolução do problema de 10 meses de salários em atraso.|»



Conselho de Segurança
condena foguete norte-coreano

(AE-AP - Agencia Estado )

NAÇÕES UNIDAS - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou hoje, por unanimidade, o lançamento de um foguete feito pela Coreia do Norte no dia 5 de abril, exigindo que o país não faça futuros lançamentos e dizendo que irá aumentar as sanções contra a nação comunista. A declaração do conselho, com a qual concordaram todos os 15 membros, foi lida durante uma reunião formal e foi a primeira resposta oficial a ser lançada pelo órgão mais poderoso da ONU.

O documento deixa claro que o lançamento violou uma resolução do conselho, adotada depois que a Coreia do Norte ter feito um teste nuclear em 2006, e que proíbe que o país faça qualquer teste deste tipo. A declaração foi mais fraca do que a esperada pelos Estados Unidos e pelo Japão, com a qual a China e a Rússia, os aliados mais próximos da Coreia do Norte, não concordaram.


Sanções


A declaração do conselho "condena" o "lançamento" de 5 de abril sem especificar se foi um míssil ou um satélite. O documento exige que a Coreia do Norte não "faça novos lançamentos" e reitera que Pyongyang deve implementar de forma integral a resolução de 2006, que também exige que o país suspenda todas as atividades com mísseis balísticos e "abandone todas as armas nucleares e programas nucleares existentes de forma completa, verificável e irreversível".


Ninguém é ‘freira' nos
Três Poderes, brinca Lula

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta segunda-feira, 13, a ocorrência de disputas entre o Executivo, o Congresso e o Judiciário. Segundo Lula, essas divergências são normais, pois fazem parte do processo de consolidação da democracia do País. "Ninguém aqui é freira e nós não estamos em um convento", afirmou o presidente durante cerimônia de lançamento do 2º Pacto Republicano de Estado. "E não me consta na história que num convento também não tem briga", acrescentou, arrancando risadas da platéia

.
Governo abre caminho
negociar dívida cobrada na Justiça


O pacto, assinado pelos chefes dos Três Poderes, tem o objetivo de aumentar o acesso da população à Justiça, acelerar julgamentos de conflitos de massa, como a discussão sobre a cobrança da tarifa básica da telefonia, e dar mais agilidade à investigação criminal e ao processo penal.

"O que nós precisamos é perder o medo de mudar", disse o presidente. "Afinal de contas, médico e Justiça ninguém precisa em tempos bons. Só precisa em tempos maus", acrescentou. Participaram também do evento os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP).


Estado terá oito novas
empresas em operação

A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), por meio da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), possibilitou a vinda de oito novas empresas através da concessão de áreas. Ao todo, foram cerca R$ 740 milhões em investimento privado, com uma geração de mais de mil empregos.
As indústrias estão sendo implantadas em várias áreas da Sudic, como a região do CIA, Simões Filho, Polo Industrial de Camaçari e uma na Estrada Velha de Campinas, em Salvador. Na Via Urbana 4.700, de Simões Filho, estará em operação, agora em abril, a Agrovip Comércio e Gêneros Alimentícios Ltda. Sua atividade é na área de hortifrutigranjeiros e vai atender a todo o estado. A geração de empregos gira em torno de 180 vagas.

Outra empresa nessa região é a FJF Construções, com linha de produção que inclui blocos, pisos, tubos e revestimentos. No Polo de Camaçari, o número de empregos gerados com a instalação de duas indústrias vai ser ainda maior. A Arembepe Energia e a Murici I vão gerar mais de 460 empregos. Elas vão funcionar para geração e comercialização de energia elétrica.

No CIA serão três indústrias em funcionamento. A Allog Alumínio da Bahia S/A, empresa de siderurgia, está sendo implantada na Via do Canal de Tráfego Candeias (CIA Norte), em uma área de 11 mil metros quadrados. A Reciclal S/A Indústria e Comércio conseguiu junto à Sudic uma área de 10 mil metros quadrados na Via Adutora (CIA Sul). Com uma linha de produção voltada para vasos biodegradáveis, sacos plásticos da agricultura e palete (pasta de papel), a empresa vai gerar 90 empregos e sua capacidade de produção chega a 150 mil unidades por mês.

Além dessas, estará em funcionamento no CIA Sul, a partir de junho, a Max Transportes, empresa de logística, distribuição de mercadorias e armazenamento de produtos. Inicialmente, serão 200 empregos, dando preferência aos moradores da região. A empresa já tem como clientes Rapidão Cometa e Natura. Essa última vai ter um centro de distribuição na Max Transportes, que dará mais agilidade à entrega dos produtos, com prazo de dois dias a partir do pedido feito pelas consultoras. Até março de 2010, serão mais 400 empregos gerados pela empresa.

1º Seminário Técnico
Científico do CPqCTR


O 1º Seminário Técnico Científico do CPqCTR - Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações – da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), será realizado entre os dias 15 e 17 de abril, no auditório do Centro, a partir das 08h30min.

O evento consistirá na apresentação de trabalhos desenvolvidos por mestrandos do Programa de Desenvolvimento Regional e Meio-Ambiente (PRODEMA), bolsistas de iniciação científica e funcionários do CPqCTR

Sob a coordenação do professor Ferming Garcia, coordenador do Centro, e das funcionárias, Aline Maria dos Santos e Karla Karoline Soarea Dalto, o evento tem como objetivo geral apresentar os trabalhos e fazer um balanço dos resultados obtidos nos projetos de pesquisa desenvolvidos no CPqTR. O público-alvo a que se destina-se é formado por alunos, professores e profissionais da área de exatas.

Os participantes que obtiveram frequência mínima estabelecida receberão certificado com carga horária de 20 horas. Outras informações pelo telefone 3680-5058.

Concursados participam de
audiência na Câmara de Itabuna


Os concursos realizados no ano passado pela Prefeitura de Itabuna para preencher vagas na administração direta e indireta ainda não contemplaram todos os classificados. Para colher informações sobre o cumprimento do calendário de nomeações, o vereador Wenceslau Júnior convocou audiência pública, que acontece nesta terça-feira (14), a partir das 14 horas, na sala das Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

De acordo com Wenceslau, existem questionamentos quanto à suspensão das nomeações. Além do governo municipal, muitos candidatos aprovados ainda não foram chamados pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Fundação Marimbeta e Emasa.

Para a audiência, foram convidados os secretários municipais Gilson Nascimento (Administração) e Maurício Athayde (Planejamento), além dos diretores da FICC, Cyro de Matos; das Fasi, Antônio Costa, da Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, e o presidente da Emasa, Alfredo Melo. Também foram chamados os promotores Clodoaldo Anunciação, do Ministério Público Estadual, e Eliziane.

“Os aprovados querem saber por que ainda não saiu a nomeação e esperam a atenção do governo”, afirma Wenceslau. Lembra o vereador que o Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Município e o Ministério Público, prevê a convocação dos aprovados em um cronograma pré-definido, que não está sendo acatado pela administração.

Câmara presta homenagem
ao Livro dos Espíritos


Marco inicial da doutrina espírita, o Livro dos Espíritos, escrito há 152 anos por Allan Kardec, será lembrado em uma sessão solene programada para o próximo dia 16, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna.

A sessão está prevista no Regimento Interno da casa e foi requerida pelo vereador Wenceslau Júnior (PC do B). A homenagem terá no programa palestras com estudiosos do espiritismo, que vão abordar o significado da obra de Allan Kardec e aspectos diversos acerca da doutrina.

O espiritismo possui inspiração cristã e filosófica e reúne no Brasil o seu maior número de seguidores. Em Itabuna, também é grande a representatividade dos espíritas que, além de difundir a doutrina, costumam engajar-se em ações de cunho social.
”O principal objetivo do evento é destacar a importância do Livro dos Espíritos e demonstrar o respeito e o reconhecimento de nossa comunidade com relação a esta doutrina”, afirma Wenceslau Júnior.

Wagner e Ângela inauguram
ponte no próximo dia 30 de abril

O governador da Bahia, Jaques Wagner, estará em Ilhéus no próximo dia 30 de abril, para reinaugurar a Ponte Lomanto Júnior, que liga o centro da cidade ao bairro do Pontal. A ponte sofreu diversos reparos em sua estrutura e está recebendo um novo e moderno sistema de iluminação, com investimento total de R$ 1,3 milhão.

A inauguração da obra está marcada para as 18 horas, com a presença de diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), autoria da indicação que provocou a reforma. O engenheiro Aldyr Moraes Filho, responsável técnico pela obra, lembra que ao longo de mais de 40 anos, a Ponte do Pontal, como é mais conhecida, jamais havia passado por uma manutenção estrutural. “Fizemos uma manutenção corretiva e preventiva”, explica.

Entre as melhorias realizadas, Moraes Filho destaca o reparo dos pilares de sustentação e a recomposição da camada de concreto que fica sob a pista de rolamento da ponte. Foram ainda revitalizados o guardacorpo e o passeio, e aplicada pavimentação asfáltica com polímeros que, segundo o engenheiro, aumentam a resistência e a durabilidade do piso.
A obra é comemorada pela deputada Ângela, que espera ver nos próximos meses o resultado de outras reivindicações apresentadas por ela ao governador Jaques Wagner. No mesmo dia em que vai inaugurar a ponte, Wagner vai anunciará o início das obras de reforma total do Centro Social Urbano de Ilhéus, orçadas em R$ 1.687.000,00, e a reinstalação do Departamento de Polícia Técnica, no mesmo município, para a qual serão destinados mais de R$ 500 mil.

“O governador já informou que o projeto do CSU é tão bom, que a unidade ilheense servirá de modelo e referência para a Bahia”, afirma Ângela Sousa. Ela diz que as ações do governo refletem o seu compromisso com Ilhéus e com os ilheenses e assegura que “continua lutando em prol de benefícios para a cidade onde está a sua maior base eleitoral, sem esquecer diversos outros municípios baianos aos quais o meu mandato dedica especial atenção”.

Nenhum comentário: