quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paralisação inconseqüente
(Juarez Vicente de Carvalho)



Terça-feira, dia 28 de abril, o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna patrocinou uma paralisação. Segundo o presidente, conhecido pela alcunha de “Pé de Rato”, o objetivo da paralisação inconseqüente é negociar o Acordo salarial.

Até aí tudo bem. Todos sabem que os trabalhadores brasileiros, principalmente os trabalhadores dos transportes urbanos são explorados pelo gulosos patrões que querem e obtém lucros e inestimáveis e grandes lucros.

Todos sabem que a classe trabalhadora é explorada ao longo dos séculos e que enquanto os salários dos trabalhadores crescem em ordem aritmética os lucros dos patrões explorados crescem em ordem geométrica.

A greve, a paralisação são dois instrumentos legítimos de pressão para que os trabalhadores consigam os seus objetivos: negociar, obter o aumento que achem necessários para repor às perdas salariais.

Greves, paralisações, sindicatos, assim como o direito de ir e vir são constitucionalmente legais. Entretanto, para alcançar objetivos não se faz necessário deixar centenas de passageiros no meio do caminho. Crianças, velhos e trabalhadores de outros ramos de atividades foram impedidos de checar ao destino final. E o pior: pagaram suas passagens.

Essa falta de respeito não pode acontecer. O presidente do Sindicato e seus diretores não podem fazer isso: deixar pessoas que pagaram as suas passagens no meio da estrada. Se a paralisação fosse organizada os carros não sairiam das garagens.

Greve, paralisações são legais. Desde que a população seja respeitada. Essa população paga os salários. Essa população apóia u aumento de salários da categoria laboral. Essa população critica os altos lucros obtidos pelas empresas.
Os dirigentes do Sindicato dos Rodoviários devem conhecer a palavra reciprocidade. Deves saber que essa população merece e exige respeito!



Balaio de Idéias: Supremo Ministro!

• Jorge Portugal

Naquele 22 de abril de 2009, nenhum nobre navegante português ousaria nos “descobrir”. Descobertos fomos pelos olhos e pela voz do primeiro negro que, com altivez e coragem, no topo da nau capitânia do judiciário, admoestou o pretenso comandante.

Naquele 22 de Abril de 2009, não caberia um 7 de setembro em que o filho do rei, futuro imperador do país, daria gritos de independência às margens de um riacho qualquer; ali, ouvimos o brado da liberdade e da insubmissão da voz abafada do povo, silenciada por séculos pelos donos do poder, através de sucessivos crimes de lesa-cidadania: “respeite, ministro! Vossa Excelência não tem condições de dar lição de moral em ninguém!”.

Naquele 22 de Abril de 2009, nenhuma princesa “bondosa”, assinaria uma vaga lei que nos concedia liberdade, mas nos cassava a condição de cidadãos, proibindo-nos o voto, a escola de qualidade e o trabalho digno; presenciamos sim, a abolição proclamada em nossas almas, 121 anos depois, pela voz corajosa de um Luís Gama redivivo, encarnando todos os quilombos massacrados e abrindo os portões de todas as senzalas: “Vossa Excelência não está nas ruas; está na mídia destruindo a credibilidade de nossa justiça!”.

Naquele 22 de Abril de 2009, nenhum marechal, de pijama, ousaria proclamar república nenhuma; o pacto de poder que condenou a maioria de nossa gente a ser um povo de segunda classe, viu-se desmascarado pela indignação patriótica de um João Cândido reeditado, que fez a chibata girar em movimento contrário, açoitando o lombo dos que se acostumaram a bater, por séculos a fio:”respeite, ministro! Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso!”.

Naquele dia, Ogum, Xangô e Oxóssi desceram os três num corpo só, e reafirmaram a presença arquetípica da África dentro de nós.Todos os movimentos aparentemente derrotados dos nossos heróis anônimos puseram-se de pé, vitoriosos, mesmo que não tivessem vencido uma só batalha.A Revolta dos Búzios, a Revolução dos Malês, o Quilombo dos Palmares, todos, reencenaram seus teatros de operação e puderam, séculos depois, derrotar simbolicamente o inimigo.

Naquele dia, saíram às ruas todas as escolas de samba, de jongo, todos os blocos-afros; bateram os candomblés e as giras de umbanda, a procissão da Boa Morte , o Bembé do Mercado de Santo Amaro; brilharam os pequenos olhos da criança negra recém-nascida ao descortinar a luz azul de um futuro melhor.


Naquele dia, materializando todos os nossos sonhos e desejos secularmente negados, Vossa Excelência deixou de ser apenas um ministro do Supremo Tribunal Federal para tornar-se o Supremo Ministro de todos os brasileiros. ( Jornal A Tarde).


* Jorge Portugal é educador, poeta e membro
do Conselho Nacional de Política Cultural.



Saúde reforça vigilância
nos postos das fronteiras


Augusto Cuteta |

O Ministério da Saúde de Angola alertou, ontem, em comunicado, as instituições sanitárias para a necessidade de intensificarem a vigilância epidemiológica em consequência do surto de gripe suína no México e em alguns países da América e Europa.

“Apesar do surto não constituir motivo para pânico no país, mas pelo facto da dimensão da doença ser desconhecida, o Ministério apela a que, a par da Saúde, que deve agir em conformidade com as normas sanitárias internacionais, haja, um redobrar da vigilância junto dos postos fronteiriços aeroportuários e terrestres”, recomenda o documento. Paralelamente, estão a ser tomadas medidas de prevenção e de controlo, que vão divulgadas pelos meios de comunicação social, refere o comunicado.
A decisão do Ministério de Saúde surge na sequência de uma informação, no dia 27 de Abril, da representação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Angola, que anunciava a existência de um surto de gripe suína no México, onde já houve mortes, e de casos noutros países, como nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Nova Zelândia e Brasil.

Transmissão

A gripe suína ou porcina é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, causada por um vírus da gripe do tipo “A”. Trata-se de um novo subtipo do grupo A/H1N1. O vírus pode ser transmitido pelo contacto com animais e objectos contaminados.

Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidémica no México. O governo mexicano anunciou 150 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1.600 casos suspeitos, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar, no dia 25 de Abril, que a epidemia é um caso de “emergência na saúde pública internacional” e pode tornar-se uma pandemia.

Forma de Contágio

A gripe suína é uma doença causada por um vírus que pode atacar humanos. A contaminação acontece da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contacto directo, com o infectado, ou indirecto, com objectos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos de carne de porco. Se a carne de porco for cozinhada a 70 graus Celsius mata o vírus da gripe. Não foi identificado nenhum animal doente no México, local da epidemia, o que leva a pensar que se trata, provavelmente, apenas de uma mutação do vírus associada à gripe normal.

A doença está a transmitir-se entre seres humanos, o que prova essa mutação do vírus. Como a gripe comum, a gripe suína apresenta sintomas como febres, cansaço, fadiga, dores no corpo, tosse, diarreia ou vómitos. A Organização Mundial de Saúde diz que o medicamento antiviral Osseltamivir, em testes iniciais, mostrou-se eficaz contra o vírus H1N1. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos durante 30-34 segundos, é uma forma de prevenir a doença.

Surto da gripe suína de 2009

O número de mortos no México devido à gripe era, na segunda-feira, de 150. Nos Estados Unidos havia 40 casos confirmados, seis no Canada e na Escandinávia e dois no Reino Unido. Quanto a casos suspeitos, até ao princípio da semana, a Espanha registava 20 e em França e na Suíça um número não determinado. Portugal registava dois casos suspeitos. Nos restantes países da CPLP não tinha ocorrido nenhum. A OMS subiu já o alerta de três para quatro numa escala de seis.

Vacina

Existe uma vacina para os porcos, mas não há, ainda, nenhuma para pessoas. A vacina para prevenção da “gripe convencional” oferece pouca ou nenhuma protecção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz e os Estados Unidos estão já a investigar formas de tratamento. (Jornal de Angola On Line).




TOMARA QUE RESOLVA


Uma confusão terrível tem se repetido mensalmente (sempre no primeiro dia útil), nas unidades de saúde e na central de regulação do SUS em Itabuna. A falta de organização, aliada à pequena quantidade de cotas para exames, é responsável por um atendimento deficiente e desrespeitoso.

O promotor Clodoaldo da Anunciação critica o desrespeito que passou a imperar nas unidades de saúde, onde, na falta de quem organize, vigora a lei do mais forte. Idosos e deficientes são praticamente atropelados na hora em que as portas da central de regulação são abertas. Não se respeitam as prioridades, que são garantidas por lei e deveriam ser ainda mais asseguradas por um mínimo de espírito de civilidade.

A Prefeitura anunciou que vai tomar providências contra o que já se transformou em barbárie. Foi criado um calendário para o atendimento nas unidades, que em maio começa no dia 4, com o recebimento de solicitações de exames laboratoriais nos postos e na central de regulação, até o dia 6.

Nesse mesmo período (dias 4, 5 e 6), serão liberados exames de imagem, como raio X, ultra-sonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. A programação segue no dia 7, com a liberação de exames de oftalmologia e otorrinolaringologia, e no dia 8 serão autorizadas cotas para consultas especializadas.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que vai tentar agilizar os atendimentos, usando um sistema de informática próprio, que acredita ser mais eficiente que o da Secretaria de Saúde do Estado.

A esperança é de que na prática tudo ocorra conforme se prevê na teoria.
(Postado por Pimenta na Muqueca)


OPERAÇÃO DA POLÍCIA PÕE TRAFICANTES NO XADREZ



O delegado Moisés Damasceno informou que os traficantes eram investigados desde 2007
Uma operação que reuniu agentes da 6ª, 7ª e 21ª Coordenadorias de Polícia do Interior, respectivamente de Itabuna, Ilhéus e Itapetinga, prendeu agora pela manhã bandidos que comandavam o tráfico de drogas nos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Canecos, Santo Antônio e São Caetano.

Entre os presos, está Edson Januário dos Santos, o Didiu, detido juntamente com sua esposa e outros familiares que seriam seus colaboradores no comércio de drogas. Além das prisões, a polícia apreendeu grande quantidade de entorpecentes e armas.
Segundo o titular da 6ª Corpin, delegado Moisés Damasceno, os envolvidos eram investigados desde dezembro de 2007. Ele informou que foi recolhido farto material de prova, que será encaminhado para os titulares da primeira e segunda delegacias circunscricionais.

O major PM Müller, que também participou da operação, declarou que alguns dos traficantes presos são responsáveis por muitos homicícios ocorridos nos últimos anos em Itabuna. “Por isso, eu acredito que vamos ter uma certa tranquilidade no município durante algum tempo”, afirmou.

A operação ainda não foi concluída e a polícia espera prender outros traficantes ao longo desta quarta-feira.
COM INFORMAÇÕES DO REPÓRTER OZIEL ARAGÃO, NO PANORAMA 640 (DIFUSORA)

(Postado Pimenta na Muqueca )|


Secretário diz que prefeitura
não vai gastar com S. João


O secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Itabuna, Carlos Veloso Leahy, compareceu à audiência pública realizada ontem, terça-feira (28), na Câmara de Vereadores, e assegurou que o governo do prefeito José Nilton Azevedo não vai destinar recursos à realização dos festejos juninos. Segundo o secretário, que acumula o cargo de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, esta entidade também não vai receber dinheiro do município para a promoção do São João.

Na audiência pública, que foi convocada pelo vereador Wenceslau Júnior e contou com a presença do promotor Clodoaldo da Anunciação, do Ministério Público Estadual, o secretário informou que a CDL planeja montar uma arena chamada “Vila do Forró”, na Praça Rio Cachoeira, um cenário caracterizado como arraial, onde haverá apresentação de bandas de forró, quadrilhas, concurso da Rainha do Milho e venda de comidas e bebidas típicas.

“A CDL está em busca de patrocinadores na iniciativa privada, mas já está absolutamente definido que o poder público municipal não terá qualquer participação financeira no evento”, frisou Leahy. Ele mencionou empresas como a Incamilho, que já se comprometeu a apoiar a Vila do Forró, e a Padim, que estaria se definindo pelo apoio.

O secretário também apresentou um relatório com informações sobre os gastos da Prefeitura com o último Carnaval Antecipado, no qual a Prefeitura empregou R$ 971.234,00. “Foi o carnaval mais barato já feito em Itabuna”, sustentou, acrescentando que o governo obteve economia ao dispensar intermediários na contratação das bandas.

Com relação ao São João, ele foi enfático ao declarar que existe um compromisso da Prefeitura de não direcionar recursos para a festa. A informação tranquilizou os vereadores e o representante do Ministério Público Estadual, que já tinha ingressado com uma ação inibitória da Vara da Fazenda Pública, requerendo a proibição do uso de dinheiro da Prefeitura de Itabuna no São João deste ano.

A maior preocupação do promotor está na área da saúde, que ele afirma se encontrar um caos. “O bloqueio à epidemia de dengue não está feito e os números da doença são crescentes, além disso há uma total falta de sintonia entre a 7ª Dires e a Secretaria Municipal de Saúde”, criticou Anunciação. Ele opinou que é necessário o município prorrogar o decreto de estado de emergência, o que torna inadequado o investimento em festa.

Mesmo com o compromisso do governo de não gastar com o São João, o promotor acha preciso ir além e adotar medidas urgentes para organizar a saúde. Wenceslau Júnior considerou importantes os esclarecimentos do secretário Carlos Leahy, para que o tema deixe de ser tratado de forma “extraoficial”.

Nenhum comentário: