quinta-feira, 2 de abril de 2009

Horóscopo

Aries - Agora você se vê diante da necessidade de conduzir as suas ambições de maneira mais cautelosa, evitando se expor desnecessariamente e ajustando melhor as suas metas à realidade. Procure reforçar os seus vínculos com as pessoas, coisas e lugares que dão coerência a sua história de vida. Sem uma base segura, fica muito mais difícil alçar grandes voos.

Touro - Agora você talvez esteja constatando que parte do que planejou para este ano não poderá se concretizar ou irá demorar mais do que você imaginava para acontecer. Não é preciso sofrer por causa disso, mas sim colocar a cabeça para funcionar, ativar mais dinamicamente a sua rede de relações sociais e se esforçar melhor.

Gêmeos - Você provavelmente está tendo de lidar com divergências dentro da comunidade ou dos grupos dos quais você faz parte. De nada adianta sair dizendo o que vier primeiro na cabeça para tentar resolver a situação, o que você precisa é de dar um tempo, se concentrar nos seus interesses pessoais, fazer a sua parte e agir de forma mais amadurecida.

Câncer - A Lua segue no seu signo, trazendo maior confiança no futuro e nas pessoas próximas a você, mas é preciso ter consciência de que ou você andou fazendo erros de cálculo ou decepcionou alguém. É hora de fazer eventuais reparos na sua imagem e cuidar de quem se sentiu prejudicado.

Leão - Hoje você provavelmente está tendo de lidar com o fato de ter se distanciado demais do equilíbrio da sua rotina de vida, o que pode ter produzido alterações no trabalho, na saúde ou na organização do seu cotidiano. É preciso que verifique onde ocorreram os excessos e, se for o caso, volte atrás em uma ou outra atitude. Hoje você terá tranquilidade interior e fé na vida para operar as transformações necessárias, sem colocar em risco o que já conquistou.

Virgem - Agora você percebe que foi longe demais na busca das suas ambições ou nas desconfianças em relação a alguém, o que pode ter criado alguns problemas para a sua vida. Hoje, entretanto, você poderá se aproximar das pessoas de forma mais dinâmica, deixando para trás os antagonismos e se fazendo entender mais facilmente. Aproveite o momento para resolver eventuais desencontros.

Libra - Neste momento você provavelmente está lidando com alguma dificuldade e, por mais que uma ou outra pessoa esteja envolvida, é importante que tenha consciência do papel que você mesmo desempenhou para que as coisas chegasse a esse ponto. É hora de cuidar da sua imagem e se concentrar nas suas metas e obrigações, esforçando-se melhor e arrumando a vida interior. Disposição e capacidade para isso não irão faltar.

Escorpião - Hoje tende a tornar mais evidente a desorganização da rotina ou a necessidade de alterar alguns hábitos, pois tudo indica que alguma coisa assim está atrapalhando a sua vida. Hoje você irá retomar a vontade de se superar e o seu horizonte de futuro, o que irá contribuir decisivamente para que os empecilhos sejam removidos. Não perca mais tempo!

Sagitário - Hoje você poderá perceber mais nitidamente os desencontros entre você e as pessoas nos ambientes e grupos dos quais faz parte, e é importante que constate até que ponto foi inflexível e qual a melhor maneira de retomar uma convivência mais harmônica com a comunidade. Você terá do seu lado a capacidade de intuir mais profundamente o que deve ser feito, podendo reforçar vínculos com pessoas próximas e queridas, além de dispor de maior estratégia e capacidade de convencimento.

Capricórnio - Agora você consegue mais facilmente se aproximar das pessoas e estabelecer uma interação mais objetiva, o que tende a aliviar a insegurança interior causada pelas decisões unilaterais que andou tomando nos últimos dias. Não é hora de se isolar: fique do lado dos seus aliados e troque experiências, em busca da melhor solução para os seus problemas.

Aquário - Neste momento você talvez precise rever alguns dos seus planos para o futuro, provavelmente porque foi negligente ou, em algum instante, teve receio de seguir adiante. Concentre-se no seu cotidiano, pois as coisas só acontecem quando as construímos dia após dia. Você verá que, no fim, não deixará de chegar onde planejava, mas só precisou tomar um outro caminho.

Peixes - Você está conseguindo ter maior clareza daquilo que quer, o que lhe traz mais autoconfiança e um empreendedorismo positivo. Com isso, você poderá reorganizar o convívio social e a vida material, sem precisar confrontar ambos. Quando você se mostra mais otimista e carismático, fica muito mais fácil conciliar os seus interesses com os das outras pessoas.


Matérias

Otan discute guerra

Portal Terra
ESTRASBURGO, FRANÇA - Dirigentes da Otan se reúnem nesta sexta-feira em Estrasburgo para comemorar o 60º aniversário da aliança, criada para se contrapor ao avanço da União Soviética, que abriu as portas para novas democracias e agora comemora o retorno da França ao seu comando militar. Porém, segundo publica o jornal The New York Times, os membros reunidos terão também que enfrentar a dura realidade de que sua primeira missão militar fora da Europa não está no caminho certo e corre o risco de dividir a aliança.

Após o presidente americano, Barack Obama, ter divulgado na semana passada o objetivo de destruir a rede terrorista Al-Qaeda, aliada dos talibãs, para só depois deixar o país, os EUA devem pedir aos aliados europeus um esforço redobrado para apoiar o presidente afegão.

No entanto, ninguém espera que os europeus aumentem seus contingentes em proporções comparáveis ao dos Estados Unidos, que já anunciaram o envio de mais 21 mil homens ao Afeganistão. O que Washington deseja é que os aliados do outro lado do Atlântico contribuam mais no aspecto civil da missão internacional, dando prioridade à formação da polícia afegã, tarefa na qual França, Itália e Espanha estariam dispostos a participar.


Papa celebra missa
para João Paulo II

(Agência ANSA)


CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI celebra na tarde desta quinta-feira uma missa solene em ocasião do quarto aniversário da morte do papa João Paulo II. A celebração ocorre na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e contará com a presença do cardeal da Cracóvia, Stanislao Dziwisz, que foi secretário pessoal de João Paulo II por dez anos.

Karol Wojtyla (nome de batismo de João Paulo II) nasceu em Wadowice, na Polônia, em 1920, e foi Pontífice entre 1978 e 2005. Após sofrer um atentado em 1981 em plena praça São Pedro, um turco disparou três vezes contra ele, a saúde do papa ficou debilitada e, no dia 2 de abril de 2005, João Paulo II morreu. Naquela manhã, o Vaticano divulgou um boletim sobre a saúde do Pontífice, falando de "condições gerais, cardiorrespiratórias e metabólicas substancialmente invariáveis, e portanto gravíssimas".

Horas depois, o papa recebeu pela última vez o então secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano, e por volta das 15h30, com voz muito fraca, dirigiu-se em polonês à freira Tobiana Sobotka dizendo "Deixe-me ir à casa do Pai".
João Paulo II começou a alternar momentos de consciência e inconsciência e pouco antes das 19h entrou em coma.

Seguindo uma tradição polonesa, foi acesa uma pequena vela em seu quarto escuro. Às 20h, foi celebrada ao pé de sua cama a missa da Divina Misericórdia, ao mesmo tempo em que fiéis rezavam por ele na Praça São Pedro. Às 21h37 locais, Karol Wojtyla morreu.

Senado moderniza norma
para concessão de rádio e TV

O Plenário aprovou, na quarta-feira (1º) projeto de resolução do Senado (PRS 11/08) que estabelece novos critérios para a apreciação, por parte dos senadores, dos atos de outorga e renovação de concessões e permissões para exploração de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens e de autorizações para o funcionamento de rádios comunitárias. O projeto revoga, portanto, a Resolução do Senado 39/92, que trata desse assunto. A matéria vai a promulgação.

De autoria do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), o projeto posiciona o Senado como Casa Revisora. Isto significa que ao Senado está facultada a análise dos documentos relativos aos atos de outorga ou de autorizações já analisados pela Câmara - onde ocorre a checagem e avaliação de uma extensa lista de documentos exigidos das empresas pleiteantes - sem que todo o processo seja reiniciado pelos senadores. Esta medida irá evitar a dupla checagem da documentação. (Agência Câmara).


Palestra sobre Crime e Controle Social

O Grupo de Pesquisa “Violência, Política de Drogas e Direitos Humanos” e o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promovem, nesta sexta-feira (03), uma palestra com o tema “Crime e Controle Social”, no auditório Jorge Amado, às 19 horas.

A palestra será proferida pelo professor André Moyses Gaio (Universidade Federal de Juiz de Fora). O coordenador do evento, professor Paulo Fraga, destaca a importância da palestra ressaltando que “o professor é um reconhecido especialista do assunto, coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFJF, professor do doutorado e do mestrado em Ciências Sociais na mesma universidade, e tem escrito várias publicações nacionais e internacionais sobre o tema, com um enfoque crítico sobre as políticas de controle do crime em sociedades contemporâneas”.

O público alvo são pesquisadores do tema, professores e alunos. De acordo com a coordenação do evento não haverá inscrições e a participação é gratuita.

Vereador quer informações sobre
a nomeação de concursados


O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) encaminhou requerimento ao presidente da Câmara de Itabuna, Clóvis Loiola, solicitando agendamento de audiência pública na qual será discutido o cronograma de convocação de aprovados nos dois últimos concursos realizados pela Prefeitura. De acordo com Wenceslau, há questionamentos acerca da suspensão das nomeações.

Os concursos foram promovidos pelo governo municipal, após ter firmado Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público visando a entrada de servidores concursados em lugar daqueles admitidos temporariamente, mediante contrato. “Uma boa parte dos aprovados no concurso ainda não foi chamada e nós queremos saber o porquê”, afirma o vereador do PCdoB.

Além da Prefeitura, existem candidatos que se classificaram para assumir cargos na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Fundação Marimbeta e Emasa, que ainda não foram convocados.

O vereador solicitou que a audiência pública seja marcada para as 14 horas do dia 14 de abril, na Sala das Comissões Técnicas da Câmara Municipal. Requereu ainda o convite dos secretários municipais de Administração, Gilson Nascimento, e de Planejamento, Maurício Athaíde, os diretores da FICC, Cyro de Matos; Fasi, Antônio Costa; e Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, além do presidente da Emasa, Alfredo Melo.


Prefeito retira a indicação
da advogada Juliana Burgos

Um ofício encaminhado pelo prefeito José Nilton Azevedo tirou de pauta a segunda discussão sobre a indicação da advogada Juliana Burgos para a Procuradoria-Geral do Município. O documento, comunicando a retirada do decreto legislativo sobre a nomeação da procuradora, foi protocolado na Secretaria Parlamentar minutos antes do início da sessão plenária, que estava marcada para as 9 horas.

O nome de Juliana Burgos já havia sido rejeitado numa primeira discussão, mas – de acordo com o Regimento Interno do legislativo municipal – a matéria deve ser objeto de duas análises em plenário. A segunda votação tinha sido marcada para terça-feira (31), às 14 horas, mas foi frustrada pela falta de quorum, em virtude da obstrução realizada por cinco dos seis membros da bancada governista.

Vereadores da oposição apontaram a existência de nepotismo na indicação de Juliana, que é filha do advogado Carlos Burgos, secretário municipal da Fazenda. Uma consulta jurídica feita pela Mesa da Câmara respaldou esse entendimento, sustentando que a nomeação infringiria tanto a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal quanto a lei municipal que veda a contratação de parentes para cargos de confiança no poder público.

O governo ainda não encaminhou à casa nova indicação para a Procuradoria-Geral. Aguarda-se que o faça já nos próximos dias, uma vez que na próxima semana deverá ser votado um decreto legislativo com o objetivo de sustar os atos de Juliana Burgos à frente do setor jurídico do Executivo.


Câmara aprova créditos
para projetos de educação



A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou por unanimidade, na última quarta-feira (01), em primeira votação, dois projetos de lei que abrem créditos adicionais para implantar o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos e para o ProJovem, um projeto com a finalidade de promover inclusão social de pessoas com idade entre 18 e 29 anos que, apesar de alfabetizadas, não concluíram o ensino fundamental e médio.

As propostas, encaminhadas pelo executivo, tiveram que ser apreciadas em caráter de urgência, para o pagamento de profissionais que já fizeram a capacitação, e para cobrir custos com o desenvolvimento de atividades e serviços. Os recursos serão aplicados na instalação de infraestrutura básica, programas paralelos do Projovem e para implementar o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.

De acordo com Alan Salomão, assessor de planejamento da Secretaria de Educação, o Projovem é uma ação governamental, com duração de 18 meses, e atenderá 800 jovens de Itabuna. As aulas iniciam no dia 6 de abril, nos colégios Imeam, Caic, Flávio Simões e Jerônimo Machado. “O projeto foi enviado ao município no fim de dezembro, mas o recurso não foi liberado porque não estava previsto no orçamento de 2009. Com esta aprovação, pagaremos os profissionais que já foram capacitados”, explica Salomão.

O relator da matéria, vereador Gerson Nascimento (PV), apresentou parecer favorável à liberação de crédito adicional no valor de R$ 1,5 milhão para o Projovem. O vereador afirmou que a proposta é excelente, pois propicia à juventude oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. A outra proposta, de implementação de crédito para alfabetização de jovens e adultos, foi relatada pelo vereador Milton Gramacho (PRTB) e autoriza o recurso de R$ 178.948,00 para custear os últimos quatro meses de funcionamento do projeto.


Projeto de reinstalação do
DPT vai para a licitação

A reinstalação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Ilhéus já teve seus parâmetros definidos na Diretoria de Projetos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e agora segue para Diretoria-Geral da SSP, que vai publicar o edital de licitação das obras.

Essa informação foi bem recebida pela deputada estadual Ângela Sousa, já que foi a partir de uma indicação da parlamentar que o Governo do Estado decidiu reabrir o DPT de Ilhéus. O antigo Departamento de Polícia Técnica funcionava precariamente no Hospital Geral Luiz Viana Filho, até ser desativado. Hoje, o DPT de Itabuna absorve a demanda gerada pela 7ª Corpin, mas também não consegue atender a contento.

O projeto de construção do DPT está orçado em R$ 507 mil e a Secretaria de Segurança Pública já informou que o investimento é prioritário. Esse compromisso também foi reafirmado na terça-feira (31) pelo secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, em audiência com a deputada Ângela Sousa.

Além da reinstalação do DPT, em vias de ser efetivada, a deputada Ângela encaminhou ao governo a solicitação de novas viaturas para a polícia ilheense. “Estamos muito preocupados com o crescimento dos índices de violência e transmitimos isso ao secretário Rui Costa, solicitando que o governo volte sua atenção para as cidades mais populosas, como é o caso de Ilhéus”, afirma.

Nenhum comentário: