quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PETISTAS DIZEM QUE DIRCEU ERROU AO COBRAR JULGAMENTO

 Cada vez mais isolado e abatido, ex-ministro perdeu o apetite (iG São Paulo)

Famoso pelas festas de aniversário que costumava organizar anualmente no Bar Avenida, na zona oeste da capital paulista, José Dirceu convidou em março de 2007 nada menos do que mil amigos e aliados políticos para a comemoração de seus 61 anos.

Na ocasião, tomou o microfone e, para as centenas de pessoas que aceitaram o convite, o ex-chefe da Casa Civil engatou: “Não quero impunidade ou prescrição. Quero ser julgado pelo Supremo”.

Mais de cinco anos depois, Dirceu assistiu ontem aos votos de seis ministros do Supremo a favor de sua condenação por corrupção ativa , que deve ser confirmada na sessão desta quarta-feira na Corte, com o voto do ministro Celso de Mello.

Junto com ele, foram condenados vários réus pelo mesmo crime, entre eles o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Diante da votação, a mesma base do PT convocada pelo ex-chefe da Casa Civil em 2007, agora comandada por novos líderes, avalia que ele cometeu naquele discurso seu maior erro estratégico ao repetir incessantemente que queria ser julgado para provar sua inocência, dizem petistas, Dirceu agora ficou sem discurso.

Só pelo crime analisado na sessão de ontem, ele estaria sujeito a penas que podem variar entre quatro anos e oito meses a 18 anos de prisão. Se os ministros do STF optarem pelas penas mínimas, o ex-ministro tende a ficar livre da prisão em regime fechado.

Nenhum comentário: