quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PRESO ANTES DE EXPLODIR BC

 Polícia prende homem que pretendia explodir BC dos EUA (DA AFP, EM NOVA YORK)

Um bengalês de 21 anos foi detido nesta quarta-feira após uma tentativa de atingir a sede do Federal Reserve (o banco central dos EUA) na cidade de Nova York com uma suposta "bomba" de 450 quilos.

Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis foi preso pela manhã perto da sede do "Fed", no sul de Manhattan, após detonar o que pensava ser quilos de explosivos, colocados em um veículo nas proximidades.

A bomba, no entanto, era falsa, e seus dois cúmplices neste atentado eram um informante um agente do FBI (a polícia federal americana) disfarçado, na verdade.

Nafis foi acusado pela tentativa de usar uma arma de destruição em massa, além da intenção de fornecer material para o grupo terrorista Al Qaeda.

'ATAQUE TERRORISTA'

O bengalês chegou aos EUA no início deste ano com "o objetivo de perpetrar um ataque terrorista", revelou hoje a promotoria federal do Brooklyn (Nova York), que tem a responsabilidade pelo caso.

"Nafis, que diz ter conexões com a Al Qaeda no estrangeiro, tentou recrutar indivíduos para formar uma célula terrorista dentro dos EUA. Nafis também buscou ativamente contatos da Al Qaeda nos EUA para ajudá-lo a levar a cabo um ataque", acrescentou a promotoria.

O jovem, no entanto, não percebeu que um dos indivíduos que tentou recrutar era um informante do FBI. Esse informante fez Nafis travar conhecimento com um agente do FBI disfarçado.

O agente do FBI forneceu ao jovem bengalês 20 bolsas com pouco mais de 20 kg de supostos explosivos, que o jovem planejou explodir por meio de um detonador de fabricação própria.

O ATENTADO

Na manhã desta quarta, o bengalês colocou os 450 kg de "explosivos" em uma camionete e, junto com o agente do FBI, parou o veículo nas cercanias do prédio do "Fed".

Após parar a camionete, o jovem se dirigiu até um hotel próximo e tentou detonar a bomba, sendo detido imediatamente pelas forças de segurança, concluiu a promotoria.

Ainda de acordo com a fonte, o jovem assumiu a responsabilidade pelo atentado, e disse que tinha a intenção de "destruir os Estados Unidos"

Nenhum comentário: