sexta-feira, 19 de outubro de 2012

QUER PENAS MÁXIMAS

Roberto Gurgel planeja destacar novamente casos em que houve continuidade delitiva ou concurso material (Wilson Lima - iG São Paulo) 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que analisa a possibilidade de ingressar com um memorial no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar aumentar ao máximo a pena contra os réus já condenados no julgamento do mensalão. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira. Segundo ele, ainda está em estudo quais pontos serão apontados no memorial.

Nesta semana, advogados dos réus do mensalão também ingressaram com memorias no STF para tentar efeito contrário: atenuar as penas imputadas contra os réus já condenados.

Um dos pontos a serem destacados é a ratificação dos casos em que houve continuidade delitiva ou concurso material. A diferenciação dessas categorias de crimes é fundamental para a imputação da pena. A categoria de continuidade delitiva (quando todos os crimes são ‘somados’ no ato da condenação) prevê uma pena menor que o concurso material (quando a Corte determina a pena para cada um crime ao qual o réu responde).

“Alguns parâmetros devem ser observados que eu tenho certeza que o tribunal considerará. A dosimetria é uma atividade do juízo ( dos ministros do STF )”, afirmou Gurgel.

Gurgel também afirmou que é favorável a que haja ao final do julgamento a execução de prisão de todos os réus condenados do mensalão. Inclusive com perda de mandato para os três deputados federais que estão sendo julgados pelo Supremo: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

Nenhum comentário: