sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CÂMARA DISCUTE EMPRÉSTIMOS TERÇA-FEIRA

Depois de serem lidos em plenário e iniciarem sua tramitação nas comissões técnicas, as duas propostas de convênio financeiro apresentadas pela Prefeitura serão discutidas na próxima semana, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. Antes, porém, será apresentado na terça-feira (11), o parecer do relator das propostas, o vereador Milton Cerqueira (DEM).

Cerqueira já se manifestou favoravelmente aos empréstimos, que a Prefeitura deseja obter junto ao Banco do Brasil e ao Desenbahia, cada um no valor de R$ 2 milhões. Afirma o governo que os recursos serão destinados à compra de máquinas como pá-carregadeiras, tratores e caminhões-basculante para a formação de novas patrulhas mecânicas. Os equipamentos serão utilizados na manutenção de logradouros públicos.

Na última sessão das comissões técnicas, o vereador Solon Pinheiro (PSDB) pediu vista dos pedidos de financiamento. Outros vereadores, como Roberto de Souza (PR) e Ricardo Bacelar (PSB), apresentaram questionamentos sobre as propostas, relacionados ao prazo de pagamento do empréstimo e destinação dos recursos.

Souza afirmou considerar muito elástico o prazo de cinco anos para o pagamento, pois isso implica em projetar despesas para depois de 2012, quando se encerra o mandato do prefeito José Nilton Azevedo. Já Ricardo Bacelar acredita que o governo deveria priorizar mais a área social.

Detalhes sobre as propostas foram apresentados à Câmara pelos secretários municipais da Fazenda, Carlos Burgos(FOTO); Planejamento, Maurício Athayde; e Administração, Gilson Nascimento. Os representantes do prefeito sustentaram que a compra das patrulhas mecânicas é mais vantajosa do que a contratação de equipamentos por meio de aluguel. “A Prefeitura estará pagando por máquinas que, ao final, vão fazer parte do patrimônio do município”, afirmou.

Nenhum comentário: