PARLAMENTARES PEDEM A LULA POR CESARE BATTISTI
Um grupo de parlamentares contrários à extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti encaminhou nesta sexta-feira ao Planalto um pedido de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo dos parlamentares é tentar convencer o chefe do Executivo a decidir pela não extradição de Battisti. Lula recebeu a tarefa de decidir o destino do italiano após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quarta-feira, após três sessões, o STF concluiu o julgamento do pedido de extradição do ex-ativista, solicitada pela Itália. Cinco de nove ministros votantes entenderam que ele deve cumprir a pena à qual foi condenado em seu país. Outros quatro ratificaram o refúgio político concedido a Battisti em janeiro pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
De acordo com a assessoria do senador José Nery (Psol-PA), autor do ofício, o grupo de 16 pessoas quer convencer Lula a decidir pela manutenção do refúgio do italiano. Assinam o documento os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Fátima Cleide (PT-RO), Cristovam Buarque (PDT-DF), Paulo Paim (PT-RS), João Pedro (PT-AM), Paulo Duque (PMDB-RJ) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), os deputados Ivan Valente(Psol-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Geraldinho (Psol-RS), Luiz Couto (PT-PB), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), além da Comissão Nacional de Justiça e Paz da CNBB, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Wadih Nemer Damous Filho, e o presidente nacional da CUT, Arthur Henrique da Silva.
sábado, 21 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário