quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GOVERNADOR DEFENDE ROYALTIES

Governador Jaques Wagner participa da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene em Recife

O governador Jaques Wagner defendeu nesta quinta-feira (10), em Recife, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, a divisão dos royalties do petróleo na medida inversamente proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados e municípios. Ou seja, quanto menor o índice de um estado e município, maior a fatia a receber de royalties resultantes da extração do petróleo do pré-sal.

O IDH é um dado utilizado pela ONU para analisar a qualidade de vida de uma determinada população, com base em educação, renda e saúde.

Wagner participou da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, no edifício-sede da autarquia, em Recife (PE), para tratar de assuntos de interesse da região. Além do governador baiano, participaram do encontro o ministro da Integração Nacional e presidente do Condel, Fernando Bezerra; o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Piauí, Wilson Martins; do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlina; além de vices e representantes dos demais estados.

Durante o encontro, foram discutidas as diretrizes e prioridades dos Fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para 2012, além da discussão de novas regras que facilitem a captação de recursos pelo mesmo. O encontro do Condel faz parte de um movimento conduzido pelos governadores em torno do fortalecimento da Sudene.

Nenhum comentário: