quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DO AVIÃO PARA A CADEIA

Traficante embarca direto pra cadeia

Leandro Faria da Silva já devia estar comemorando quando embarcou num avião que seguiria para Belém (PA), na noite de quarta-feira, no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Mas o que parecia uma fuga perfeita foi por água abaixo antes mesmo de a viagem começar. Conhecido como Leandrinho e acusado de ser um dos chefes do tráfico da Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, ele foi preso por policiais pouco antes de a aeronave decolar.

A prisão aconteceu por volta das 22h30 e foi feita por agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança, com apoio de homens da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal e da delegacia do aeroporto. Mesmo sendo discreta, a movimentação chegou a assustar os passageiros que estavam sentados próximos ao suspeito.

A tentativa de fuga do chefão do Comando Vermelho (CV) pode ser um indício de que os ‘cabeças' da facção já estão deixando a Maré com medo da retomada da área pelas forças de segurança. Último grande reduto do tráfico na cidade, o complexo é apontado como o próximo local a receber Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), mas ainda não há prazo para que a ocupação aconteça.

A fuga para cidades do Norte e do Nordeste do País é uma artimanha muito utilizada por chefes do tráfico do Rio. Na última terça-feira, agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) prenderam em Salvador (BA) Silvano de Souza Britto, o Irmão Metralha. Segundo a polícia, ele estava escondido na capital baiana desde a ocupação do Complexo do Alemão, em 2010, e de lá ainda comandaria a venda de drogas em cinco comunidades do Rio dominadas pelo CV.


Nenhum comentário: