quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O CINISMO!



 O conceito de cinismo provém do latim cynismus embora seja de origem grega. O termo permite fazer referência à insolência, ao descaramento e à falta de vergonha na hora de mentir ou de defender ações que são condenáveis. Por exemplo: “O cinismo do presidente é repugnante: está sempre a gabar-se de lutar pelos pobres, mas permitiu que fossem despedidos aqueles os  trabalhadores  de seus empregos!”, “O ministro é famoso pelo seu cinismo: fez misérias, praticou corrupção e nega veementemente.

A noção de cinismo também foi usada para fazer alusão à doutrina da escola cínica, formada por discípulos de Sócrates em meados do século IV a.C. A denominação surgiu como um qualificativo depreciativo à sua forma de vida, pois os cínicos desvalorizavam e faziam troça das riquezas e dos bens materiais.

Antístenes e Diógenes de Sínope foram alguns dos principais filósofos dessa escola que considerava que a civilização era um mal para o homem, quem deveria viver de forma amigável com a natureza.

De acordo com o cinismo, a sabedoria e a liberdade do espírito eram os caminhos que conduziam à felicidade enquanto as coisas materiais eram desprezíveis. Aliás, os cínicos evitavam o prazer para não se tornarem escravos do mesmo. Os cães eram um modelo para os cínicos, pois admiravam-os pela sua simplicidade.

Ao longo do tempo, o conceito de cinismo foi sofrendo alterações e, hoje em dia, é associado à tendência de não crer na bondade nem na sinceridade do ser humano. A atitude cínica está relacionada com o sarcasmo, a ironia e a troça.

E no estágio atual da República Federativa do Brasil o cinismo continua. O sarcasmo, a mentira e a ironia são três fatores que predominam diante da mais absoluta constatação de fraudes, escândalos dos políticos.

Quem mais denunciou possíveis atos de corrupção que os dirigentes do Partido dos Trabalhadores? Os movimentos eram constantes e suas mobilizações foram responsáveis pelo impeachement de um presidente. Mentindo, mentindo, mentindo, o PT chegou ao poder.

O povo acreditou e democraticamente deu o sinal verde para que os trabalhadores pudessem governar, um fato antes nunca acontecido no Brasil.

O presidente Lula fez coisas boas? Sim! Mas em seu governo foi o mais corrupto da história da Noca República. E a massificação das mentiras fez com que Lula saísse do governo com um alto índice de aprovação e elegesse a sua sucessora.

São mais de 100 escândalos e aparecendo mais! O PT que queria CPIs de tudo agora as impede. A publicidade é a grande arma. O ex-presidente é blindado e garante que não sabe de nada. 

É claro que aí tem uma dose de cinismo. Todo presidente tem uma equipe de investigação para alertar o governante. Se não bastasse o Mensalão, Sanguessugas, Dólares da Cueca, dinheiro em garrafas, aparece o escândalo  da Rosimary e o ex-presidente assegura mais uma vez que foi traído.

E tem outra: os ‘lulistas’ não querem investigação.

Seguem à regra de que uma mentira massificada se torna verdade. O PT foi uma mentira na presidência, nos governos dos estados e municípios.

O povo está descobrindo essa mentira! (Juarez Vicente de Carvalho)



Nenhum comentário: