quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CEGO EM TIROTEIO

Autor: Davidson -Essa é do Política Etc:
Uma operação da Polícia Militar realizada na madrugada de hoje, no bairro Antique, em Itabuna, pode entrar para o rol dos absurdos baianos. Os PMs chegaram a uma casa onde estariam acoitados quatro bandidos perigosos. Segundo a versão oficial, armas e munição de diversos calibres foram encontrados na casa e, ainda de acordo com a PM, a guarnição foi recebida a bala.

Na aludida troca de tiros, quatro suspeitos acabaram mortos. São eles Jadson Silva Oliveira (20 anos), D.J.S. (15 anos), um homem identificado como Robson e Leandro Armelino dos Santos (19). Com relação ao primeiro, até o pai confirma que era envolvido com o crime; o segundo, menor, já tinha passagem pela polícia e o terceiro, Robson, também aprontava das suas…

O problema está com o último dos envolvidos, na “troca de tiros” com a PM. Leandro Armelino era cego desde o nascimento, frequentava igreja evangélica e, segundo a família, era homem de boa conduta. Além do que, é realmente de se estranhar a participação de um deficiente visual num fogo cruzado.

FALTA DE INFORMAÇÃO

A falta de informação e formação dos trabalhadores é uma das principais causas da manutenção do trabalho em condições semelhantes a de escravidão no Brasil, segundo afirmou o juiz do Tribunal Regional Trabalhista da 23ª Região (TRT23), José Humberto Cesário. O juiz foi um dos palestrantes do segundo dia (30/09) do I Encontro do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Campo Grande (MS). “A falta de conhecimento dos seus direitos e da forma como ter acesso à Justiça, torna a pessoa vulnerável e, por isso, é uma das principais causas desse ciclo vicioso de opressão que ainda persiste no Brasil no século XXI”, destacou o juiz.

TECNOLOGIA NOS TRIBUNAIS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer uniformizar o uso de instrumentos de tecnologia de informação nos tribunais de todo o país. Para isso, aprovou uma resolução na última sessão plenária, ocorrida na terça-feira (29/09), que estabelece as regras para assegurar o nivelamento da tecnologia de informação no âmbito do Poder Judiciário. A edição dessa nova resolução atende, inclusive, a uma das metas do Conselho de informatizar todas as unidades judiciárias e interligá-las à internet e ao respectivo tribunal.

IDOSOS VÃO TER PRIORIDADE


O atendimento preferencial ao idoso é um direito constitucional. Com o intuito de dar efetividade à proposta do Legislador, que ao editar a Lei 10.741/2003, de 1º de outubro de 2003, vislumbrou oferecer uma Justiça mais célere aos idosos, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instituiu um comitê gestor de Cidadania do Idoso, através do Ato 2861/2009, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

POUCOS PROCESSOS

O Grupo de Trabalho da Meta 2 do CNJ no TRT-RS fez sua 7ª reunião, nesta quarta-feira(30/9), na sala da Assessoria de Planejamento Estratégico (Asseplan). A Meta 2 do CNJ (www.cnj.jus.br/meta2) tem como slogan "Bater recordes é garantir direitos" e visa identificar e julgar todos os processos judiciais distribuídos (em 1º e 2º graus ou tribunais superiores) até 31/12/2005.

MUTIRÃO EM 21 PRESÍDIOS

A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugura nesta quinta-feira (01/10), mais um mutirão carcerário em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em um projeto inédito, pela primeira vez 21 unidades prisionais do estado serão contempladas em um mesmo mutirão.

NOVE PROCESSOS PARA CUMPRIR META DOIS

Agora falta somente a resolução de nove processos para que o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) cumpra integralmente a Meta 2, proposta do Conselho Nacional de Justiça(CNJ) que prevê o julgamento dos processos distribuídos até 2005. O principal objetivo da Meta 2 é descongestionar o Poder Judiciário de primeiro e segundo grau, garantindo agilidade à prestação de serviços à sociedade brasileira.

Nenhum comentário: