quarta-feira, 25 de março de 2009

I Colóquio França-Brasil
12/03/2009

O Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA, da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, promovem, nos dias 27 e 28 de maio, o I Colóquio França-Brasil. Com o tema Heranças, Trânsitos e Perspectivas, o evento será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade e está inserido nas comemorações do ano da França no Brasil e no vínculo do Departamento e do Curso.

O objetivo é fomentar discussões a respeito das relações entre as práticas econômicas, políticas, linguísticas e culturais, tendo como eixo o diálogo França-Brasil; criar condições para ampliar o debate acerca da diversidade cultural e das representações identitárias, bem como, estabelecer relações com instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, a fim de destacar práticas intercambiáveis em pesquisa.

O evento almeja ainda contribuir para a formação continuada dos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Políticas e Econômicas; estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino das línguas e literaturas francófonas e lusófonas; possibilitar conhecimentos e experiências para professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Letras e LEA no que tange a questões culturais aplicadas às negociações internacionais.

O I Colóquio França-Brasil é coordenado pelos professores Sérgio Israel Levemfous, Samuel Leandro Oliveira de Mattos e Reheniglei Araújo Rehem, juntamente com o discente João Lucas Ijino Santana e LEA-Junior Consultoria Internacional. O evento contará com a participação de palestrantes adidos culturais franceses atuantes no Brasil; linguistas e estudiosos da língua francesa; empresários do sul da Bahia; exportadores de vinhos do Vale do São Francisco; representantes da Universidade de La Rochele; da Fundação Pierre Verger; de fundações culturais e secretarias de cultura; alunos do LEA e da Universidade de La Rochelle em programa de intercâmbio no Brasil e a comunidade acadêmica em geral.

Paralelo ao Colóquio, será realizada a Mostra de Cinema França-Brasil nas noites de 27 e 28 de maio, no mesmo local, aberta ao público. A mostra acontecerá em parceria com o Projeto de Extensão Sétima na Quinta, do Departamento Ciências Exatas e Tecnológicas, coordenado pelo Prof. João Paulo Attie. Serão exibidos os filmes " Pierre Verger: mensageiro de dois mundos" (Lula Buarque de Hollanda) e " Vinicius de Moraes" (Miguel Faria Junior).

Outras informações pelo telefone 3680-5109.

Nenhum comentário: