segunda-feira, 2 de março de 2009

Reunião discute andamento
das ações contra a dengue

Autoridades envolvidas com as ações de combate à dengue em Itabuna se reuniram nesta segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores, para analisar as medidas que vêm sendo adotadas para o controle de focos e atendimento aos pacientes atingidos pela doença. Participaram do encontro diversos membros do legislativo municipal, além de representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Comitê de Defesa Civil.
Na reunião, o promotor Clodoaldo da Anunciação enfatizou a necessidade de que as ações tenham direcionamento e sejam coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele também citou a relevância de se identificar os responsáveis pelo surgimento da epidemia. “É preciso determinar a quem caberiam as ações que nos impediriam de chegar a esse ponto”, afirmou o representante do Ministério Público.
O promotor também destacou os efeitos do alvará judicial que autoriza o acesso de qualquer agente de combate à dengue a imóveis fechados ou nos quais o proprietário crie resistência ao trabalho. Segundo ele, “hoje não há motivo para termos casas fechadas, sem visitação”.
Uma crítica feita por Anunciação foi dirigida à falta de uma pessoa à frente do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Mas, segundo o secretário Antônio Vieira, o cargo será preenchido em caráter permanente já nesta terça-feira (03).
O coordenador do Comitê de Defesa Civil, Capitão Manfredo, do Corpo de Bombeiros, citou algumas ações que o grupo vem realizando, a exemplo de visitas e mutirões nos bairros. Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Nascimento, afirmou que a rede hospitalar do município tem sido insuficiente para o atendimento e disse que, apesar de a Prefeitura ter suprido o Hospital Manoel Novaes com medicamentos e outros insumos, a quantidade “está muito aquém da necessidade”.
Uma providência que será adotada de imediato pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo confirmou Antônio Vieira, é a contratação emergencial de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento nas unidades. A Sesab colabora com as ações e, conforme explicou o diretor de Regulação do órgão estadual, Ricardo de Gouveia Costa, foi disponibilizada uma área, próxima à 7ª Dires, para o funcionamento de uma unidade de saúde 24 horas, a fim de receber especificamente as pessoas acometidas pela dengue. Também foi prometida a instalação, com a mesma finalidade, de 20 novos leitos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Nenhum comentário: