domingo, 23 de agosto de 2009

INCÊNDIO DEIXA DESABRIGADOS EM ATENAS

O governo de Atenas ordenou neste domingo às milhares de pessoas que vivem nos subúrbios da capital grega que deixem suas casas. Desde sexta-feira, a região é ameaçada por um incêndio florestal que continua a se espalhar e está cada vez mais perto da cidade.

O governo grego já declarou o estado de emergência e solicitou apoio internacional, que deve chegar ainda neste domingo por meio de aviões Canadaire franceses, italianos e cipriotas.

Cerca de 10.000 pessoas que moram de Agios Stefanos, a 23 quilômetros da capital Atenas, foram orientados a deixarem suas casas. Doze aviões e nove helicópteros estão ajudando as centenas de bombeiros na tentativa de apagar as chamas, que já atingiram 12.000 hectares.
De acordo com as autoridades locais, as chamas estão a 20 quilômetros de Atenas e atingem atinge uma área coberta por pinheiros. "A situação é trágica. O fogo está fora de controle em muitas frentes", disse o governador da Grande Atenas, Yiannis Sgouros.

No sábado, as autoridades gregas ordenaram o esvaziamento do subúrbio ateniense de Pendeli. Formaram-se longos engarrafamentos nas estradas ao sul e em alguns lugares as chamas queimam a 30 metros da rodovia. Moradores e voluntários tentaram impedir que as chamas chegassem às casas. Alguns moradores fugiam a pé, em bicicletas motorizadas e automóveis.

Dezenas de casas foram destruídas, segundo autoridades locais. Os bombeiros resgataram ao menos quatro idosos que haviam ficado presos em suas casas no subúrbio ateniense de Rodopolis. Um bombeiro voluntário ficou ferido. As chamas avançam até as zonas residenciais mais povoadas ao redor de Atenas.

Nenhum comentário: