quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SENADORA MARINA SILVA ENTREGA CARTA DEIXANDO O PT

Em carta encaminhada ao presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), a senadora Marina Silva (AC) comunicou nesta quarta-feira a sua saída da legenda com a justificativa de que o partido não ofereceu "condições políticas" para avanços na questão ambiental. Sem críticas diretas à legenda, Marina disse a Berzoini que sua decisão foi difícil, mas consciente --numa sinalização de que pretende aceitar se filiar ao PV.

Em entrevista na qual anunciou sua decisão de deixar o PT, Marina agradeceu a um grupo de petistas que a pressionaram a permanecer na legenda, como o próprio Berzoini, os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP). A senadora não mencionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque disse que não discutiu com o petista a sua saída da legenda.

"Nós temos relação de respeito, amizade, companheirismo. Tomei para mim as palavras que ele disse a Ciro Gomes de que, quando o desaconselhavam [a disputar a Presidência], ele insistia", afirmou.

Marina evitou vincular sua saída do PT com a filiação ao PV, mas deu sinais claros de que vai aceitar o convite para ingressar nos quadros da legenda. Não seria ético, justo com o PT e com os meus companheiros e a minha trajetória, iniciar as conversações com outro partido. Eu tinha que me sentir livre para iniciar as conversas", afirmou.

Candidatura

A senadora disse que vai definir até o final do mês o seu destino político, quando termina o prazo previsto pela Legislação Eleitoral para filiações dos candidatos que vão disputar as eleições de 2010. "Vou discutir com as pessoas que me fizeram o convite a filiação e a questão da candidatura, que é prioritária para o partido. Mas quem vai decidir é o partido", afirmou.

Bem-humorada, Marina evitou uma eventual composição de chapa para disputar o Palácio do Planalto com o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil --que é filiado ao PV.

"Posso ser candidata, ou não. Não vou discutir vice se esse ainda é um processo em construção", afirmou. (GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília)

Nenhum comentário: