sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PROJETO APROXIMA JOVEM DO JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif (foto), recebeu na tarde de hoje a juíza titular da Comarca de Tremedal e coordenadora do Balcão de Justiça e Cidadania de Vitória da Conquista, Julianne Nogueira Rios, que a convidou para o lançamento do projeto “Justiça e Cidadania Também Se Aprendem na Escola”, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no dia 26, na Comarca de Vitória da Conquista.

O evento acontece no Teatro Gláuber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), às 16 horas, e contará com a presença do presidente da AMB, Mozart Valadares, e do juiz paranaense criador do projeto, Rodrigo Bacelar. Já no dia 27, a Comarca de Tremedal recebe a comitiva para novo lançamento, às 9 horas, no Ginásio de Esportes local.
Idealizado pela AMB, o projeto tem o objetivo de aproximar crianças e adolescentes em idade escolar do Poder Judiciário de forma lúdica e com linguagem apropriada.

De acordo com a juíza, os alunos vão lidar com conceitos como cidadania, direitos, deveres e função social dos poderes constituídos. “Tudo isso de forma prática, com o acompanhamento de estudantes de Direito e também dos próprios juízes”, disse.

O programa tem quatro etapas, a primeira delas composta por reuniões de sensibilização e busca por parcerias, que culmina no lançamento do projeto e na distribuição da cartilha “Justiça em Quadrinhos”. As parcerias já foram formalizadas com a Uesb e a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e as secretarias de Educação estadual e municipal.

Num segundo momento, estudantes de Direito e os juízes visitam as escolas para conversar sobre os temas propostos e interagir com os alunos. À esta fase segue-se a da produção cultural, com atividades como júris simulados e peças teatrais com temas jurídicos. Todo o programa tem duração de aproximadamente quatro meses e é finalizado com uma grande confraternização.

Nenhum comentário: